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óleo da transmissão final
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Re: óleo da transmissão final
Ishida escreveu:Peças eu compro na Moto Matsuo com a vendedora Débora e serviços rápidos acabo fazendo lá tb..rkinomoto escreveu:Ishida escreveu:
O Óleo da transmissão final é o mesmo do óleo do motor, a troca deve ser feita de 2 em 2 anos, independente da kmetragem... eu faço no começo de todo ano junto com a primeira troca de óleo do motor, como costumo trocar na CC, já peço para trocarem o óleo da transmissão tb e eles não me cobram nada a mais por isso..
Qual CC vc costuma levar, Ishida? Queria ver algum lugar que não cobre quase 400 reais só de correia da transmissão... :p
Pô, eu passava ali perto quase todo dia e não sabia que tinha uma Honda por ali. Haha.
Vou ver se dou uma ligada pra perguntar sobre preços de peças qualquer dia aí.
Valeu Ishida!
rkinomoto- Prospect
- Mensagens : 22
Re: óleo da transmissão final
Pô, eu troco esse óleo toda vez que troco o óleo do motor! É tão simples a troca que não vale a pena adiar. Mesmo porque sempre sobra o óleo do motor no litro que se compra. E é totalmente desperdício de grana comprar óleo diferente para colocar ali.
Altamente desaconselhável colocar mais quantidade do que os 120 ml indicados. Se fosse para colocar mais, a Honda teria colocado o parafuso de enchimento no topo da caixa, como na Yamaha Neo, já que não haveria qualquer outro impedimento para isso. Todo derivado de petróleo é volátil e expande de volume ao ser aquecido, pelo que deve haver uma "folga" dentro do elemento (seja motor, caixa...) para essa expansão.
Esse óleo excedente tende a vazar por algum lugar e agora acho que descobri por que razão algumas Lead apresentam vazamento no cubo da roda.
Altamente desaconselhável colocar mais quantidade do que os 120 ml indicados. Se fosse para colocar mais, a Honda teria colocado o parafuso de enchimento no topo da caixa, como na Yamaha Neo, já que não haveria qualquer outro impedimento para isso. Todo derivado de petróleo é volátil e expande de volume ao ser aquecido, pelo que deve haver uma "folga" dentro do elemento (seja motor, caixa...) para essa expansão.
Esse óleo excedente tende a vazar por algum lugar e agora acho que descobri por que razão algumas Lead apresentam vazamento no cubo da roda.
CSSSOLIVEIRA- Prospect
- Mensagens : 20
Re: óleo da transmissão final
Uma coisa que só li depois que troquei, mas percebei na prática, é que os 120 ml são somente no caso de desmontar, quando vc somente drena o óleo, apenas 100 ml são necessários. Eu enchi com uma seringa de 20ml. Até a quinta, foi tranquilo, na sexta fiquei com a impressão, praticamente certeza, de que escorreu tudo... Então galera, se escorrer, é pq vc colocou demais, na verdade...
Mas CSSSOLIVEIRA, não dá pra dizer que seja desperdício de dinheiro comprar um óleo diferente. A gente tá colocando o óleo do motor que sobra, mas é que nem eu falei, quando troquei o da minha, a consistência do óleo e a cor eram totalmente diferentes, certeza que era um óleo diferente. Não dá pra saber se era melhor ou pior, mas se existir um óleo que seja diferente do de motor e que seja o correto, não considero como desperdício de dinheiro.
Mas CSSSOLIVEIRA, não dá pra dizer que seja desperdício de dinheiro comprar um óleo diferente. A gente tá colocando o óleo do motor que sobra, mas é que nem eu falei, quando troquei o da minha, a consistência do óleo e a cor eram totalmente diferentes, certeza que era um óleo diferente. Não dá pra saber se era melhor ou pior, mas se existir um óleo que seja diferente do de motor e que seja o correto, não considero como desperdício de dinheiro.
rkinomoto- Prospect
- Mensagens : 22
Re: óleo da transmissão final
Concordo com você, na minha também quando troquei pela primeira vez parecia um óleo "verde". O problema é saber que óleo era aquele... Não tem como adivinhar! Por isso resolvi seguir o manual.
Também uso uma seringa daquelas para fazer injeção em cavalo (pois tem 20 ml).
Eu comprei a minha usada e com certeza nunca tinha sido trocado, aliás nunca tinha sido trocado nem o do motor, aliás com certeza nem calibrar pneu o antigo dono fazia...
Também uso uma seringa daquelas para fazer injeção em cavalo (pois tem 20 ml).
Eu comprei a minha usada e com certeza nunca tinha sido trocado, aliás nunca tinha sido trocado nem o do motor, aliás com certeza nem calibrar pneu o antigo dono fazia...
CSSSOLIVEIRA- Prospect
- Mensagens : 20
Re: óleo da transmissão final
Exatamente, esse mesmo óleo aí que saiu da minha.
Esse óleo nem todos conhecem, então acho bem difícil alguém mais leigo, que não participa dessas comunidades virtuais e tals, de trocar esse tipo de lubrificante. Como muitos já disseram, tem até mecânico que não conhece esse óleo. Hehe.
Bom, se vc pegou a tua usada e nunca tinha sido trocado nem o do motor, torço pra que vc tenha pego uma com baixíssima km. Hehe.
Esse óleo nem todos conhecem, então acho bem difícil alguém mais leigo, que não participa dessas comunidades virtuais e tals, de trocar esse tipo de lubrificante. Como muitos já disseram, tem até mecânico que não conhece esse óleo. Hehe.
Bom, se vc pegou a tua usada e nunca tinha sido trocado nem o do motor, torço pra que vc tenha pego uma com baixíssima km. Hehe.
rkinomoto- Prospect
- Mensagens : 22
Re: óleo da transmissão final
Kinomoto, descobri, é óleo 80W90 ou SAE 90 (indicados no manual da Burgman). Pode ser usado também, mas segundo me explicaram, a viscosidade do 10W40 de motor e desses dois citados é tão próxima que a diferença é praticamente só a cor. Segundo um entendido da Suzuki aqui da cidade onde moro, o uso de um dos óleos citados não vai trazer nenhum aumento de vida útil ou melhora no funcionamento da transmissão final.
CSSSOLIVEIRA- Prospect
- Mensagens : 20
Re: óleo da transmissão final
Então, a principal diferença eu acho que seria a durabilidade... Até pq, o óleo do motor tem validade de 1 ano, TEORICAMENTE esse de transmissão tem validade de 2, já que seria o ideal e é o tempo que tem que se trocar, conforme manual.
Eu pensei em testar quando estava pra trocar do meu, mas não sabia qual arriscar, daí acabei colocando o do motor... Mas acho que na próxima troca eu vou colocar o de transmissão mesmo. Vi um kra na net que usou o 75W140 sintético, imagino que também sirva...
Agora vem uma pergunta totalmente de leigo... Esse óleo lubrifica o que, afinal? O que seria a transmissão final da moto?
Eu pensei em testar quando estava pra trocar do meu, mas não sabia qual arriscar, daí acabei colocando o do motor... Mas acho que na próxima troca eu vou colocar o de transmissão mesmo. Vi um kra na net que usou o 75W140 sintético, imagino que também sirva...
Agora vem uma pergunta totalmente de leigo... Esse óleo lubrifica o que, afinal? O que seria a transmissão final da moto?
rkinomoto- Prospect
- Mensagens : 22
Re: óleo da transmissão final
Kinomoto, imagine aqueles moedores de carne antigos, acionados por manivela, que possuem duas engrenagens, uma na manivela de acionamento e outra menor, na parte que efetivamente mói. Na parte que mói existe uma engrenagem menor, que é uma redução para aproveitar melhor o esforço feito na manivela.
Na caixa de transmissão final dos scooters é a mesma coisa, o movimento é transmitido para a roda através de um par de engrenagens. O óleo então lubrifica essas duas engrenagens. Partindo do princípio que são engrenagens retas e paralelas e não hipoidais, poderia ser usado qualquer tipo de óleo, não necessariamente um óleo resistente à alta pressão como o 75W140 que você citou. A bem da verdade mesmo, o óleo que fica ali nem precisaria ser trocado, pois não há desgaste, é só para as engrenagens não trabalharem no "seco".
Taí a foto da transmissão final de um scooter KYMCO dos anos 90. Essa peça fica por baixo daquela onde vai encaixada a correia. No outro lado da engrenagem maior, fica a roda.
Abraço.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Na caixa de transmissão final dos scooters é a mesma coisa, o movimento é transmitido para a roda através de um par de engrenagens. O óleo então lubrifica essas duas engrenagens. Partindo do princípio que são engrenagens retas e paralelas e não hipoidais, poderia ser usado qualquer tipo de óleo, não necessariamente um óleo resistente à alta pressão como o 75W140 que você citou. A bem da verdade mesmo, o óleo que fica ali nem precisaria ser trocado, pois não há desgaste, é só para as engrenagens não trabalharem no "seco".
Taí a foto da transmissão final de um scooter KYMCO dos anos 90. Essa peça fica por baixo daquela onde vai encaixada a correia. No outro lado da engrenagem maior, fica a roda.
Abraço.
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CSSSOLIVEIRA- Prospect
- Mensagens : 20
Re: óleo da transmissão final
Opa, agora sim. Hehe...
Tava pensando em colocar um pouco de Militec lá também. Sou viciado nesse treco. Hahaha. Mas posso falar que senti diferença quando coloquei no óleo do motor das minhas duas motos.
Tava pensando em colocar um pouco de Militec lá também. Sou viciado nesse treco. Hahaha. Mas posso falar que senti diferença quando coloquei no óleo do motor das minhas duas motos.
rkinomoto- Prospect
- Mensagens : 22
Re: óleo da transmissão final
Voltando: coloquei então o óleo 80W90 para engrenagem hipóide, mineral de coloração azul, bem parecido com o original que tirei. R$ 16,00 ao litro, 1 litro dá para trocar pelo resto da vida útil da Lead. Até agora andei 600 km e não notei nada de diferente...
CSSSOLIVEIRA- Prospect
- Mensagens : 20
Re: óleo da transmissão final
Por ter a mesma viscosidade, acredito que nem sentiremos diferença andando.
A principal vantagem seria a validade do óleo, que não seria de 1 ano igual ao de motor.
Mas quero colocar na minha na próxima troca.
A principal vantagem seria a validade do óleo, que não seria de 1 ano igual ao de motor.
Mas quero colocar na minha na próxima troca.
rkinomoto- Prospect
- Mensagens : 22
óleo correto para transmissão lead
Olá a todos, lendo o tópico fiquei confuso sobre qual óleo correto que se usa na transmissão final da lead, liguei na honda e me informaram que seria o 10w30, o mesmo do motor! portanto vou seguir a recomendação, abraço a todos.
robsonbatera- Curioso
- Mensagens : 2
Re: óleo da transmissão final
Sim Robsonbatera, é o mesmo óleo do motor. Recomenda-se a troca a cada 2 anos. eu faço toda primeira troca do ano, peço para trocarem o óleo do motor e já aproveitarem para trocar o óleo do câmbio tb e não me cobram nada por isso..robsonbatera escreveu:Olá a todos, lendo o tópico fiquei confuso sobre qual óleo correto que se usa na transmissão final da lead, liguei na honda e me informaram que seria o 10w30, o mesmo do motor! portanto vou seguir a recomendação, abraço a todos.
Ishida- Scooterista Hardcore
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