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    Suzuki Burgman i ou Honda Lead 110 (JULHO/11)

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    Suzuki Burgman i ou Honda Lead 110 (JULHO/11) Empty Suzuki Burgman i ou Honda Lead 110 (JULHO/11)

    Mensagem  Convidad Sex 22 Jul 2011, 22:28

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    Vimos quem anda melhor na cidade
    TEXTO: Arthur Caldeira/ Agência INFOMOTO - FOTOS: Doni Castilho / Agência INFOMOTO

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    A Suzuki demorou em renovar seu scooter e apenas em março deste ano apresentou o Burgman i, com motor de 125 cc e injeção eletrônica. Seu atraso lhe custou a liderança do mercado, hoje ocupada pelo Honda Lead 110, lançado em julho de 2009.

    Mas vale dizer que não foi apenas a letargia da J.Toledo/Suzuki que fez do scooter da Honda o mais vendido do segmento. Projeto já consagrado, o Lead é uma dos modelos mais vendidos da marca em todo o mundo. Mas como nem sempre a liderança de mercado significa a melhor opção de compra, colocamos os dois pequeninos scooters frente a frente em uma disputa urbana para ajudá-lo na hora da compra.


    Motorização

    O scooter Suzuki Burgman i 2011 ganhou injeção eletrônica de combustível para alimentar seu propulsor de quatro tempos, 125 cm³, duas válvulas, OHC, monocilíndrico e refrigeração a ar. Mas para atender às regras antipoluição, o desempenho do motor é bastante comedido para sua capacidade cúbica: produz 9 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e torque máximo de 0.95 kgf.m a 6.500 rpm. Números inferiores que o antigo Burgman, que oferecia 12,3 cv de potência máxima e 1,1 kgf.m de torque.

    Já o Honda Lead tem propulsor monocilíndrico de menor capacidade, 108 cm³, OHC (comando simples no cabeçote), porém com arrefecimento líquido. A potência máxima é praticamente a mesma - 9,2 cv a 7.500 rpm – assim como o torque de 0,97 kgf.m a 6.000 rpm. O pequeno motor também é alimentado por injeção eletrônica de combustível. Ambos são equipados com câmbio CVT – transmissão continuamente variável – e não têm marchas e nem embreagem.

    No uso urbano, o desempenho do Burgman i e do Lead 110 praticamente se equivalem. Mas é na hora de acelerar em vias de trânsito mais rápido ou em estradas que o modelo da Suzuki leva vantagem, chegando a atingir velocidade próxima aos 100 km/h no velocímetro, enquanto o scooter Honda tem um limitador que não o deixa passar dos 80 km/h.

    Outro ponto positivo do scooter Suzuki foi a economia de combustível. Em cerca de 300 km rodados, o Burgman teve média de consumo que variou entre 38 e 41 km/l. Como tem tanque de 6,0 litros, sua autonomia beira os 250 km.

    Já o Honda Lead 110 teve média de consumo entre 33 e 35 km/l. E com tanque de 6,5 litros, o scooter tem autonomia para rodar cerca de 200 km.

    Ciclística

    Na parte ciclística, ambos também trazem projetos bastante semelhantes. Tanto Honda como Suzuki montaram seus scooters sobre chassis monoblocos, com suspensões telescópicas na dianteira e balança monoamortecida na traseira. Como era de se esperar, o conjunto de amortecimento não é suficiente para absorver as enormes imperfeições do asfalto paulistano em nenhum dos dois modelos. Mas isso não é um defeito dos veículos, mas sim das nossas ruas. O que vale ressaltar aqui é que, ao conduzir um scooter, o piloto tem de estar ciente de suas limitações de desempenho e ciclística e respeitar o veículo para evitar acidentes.

    As diferenças aparecem mesmo nas rodas e freios. A Honda equipou o Lead com roda dianteira de 12 polegadas e traseira de 10 polegadas, enquanto a Suzuki optou pelas rodas de 10 polegadas na frente e atrás. Ao passar por ondulações, a roda de 12 polegadas oferece um pouco mais de firmeza e transmite mais segurança ao motociclista.

    A diferença, contudo, não é tão gritante como nos freios – bem melhores também no scooter Honda. Ambos têm freio a disco na dianteira e a tambor na traseira. Porém o Lead traz o sistema de freios combinados mecanicamente: ou seja, ao acionar o manete do freio traseiro, o disco dianteiro também entra simultaneamente em ação, o que representa menor espaço de frenagem e mais segurança para o piloto. Já na unidade do Burgman testada por nós, o freio traseiro mostrou-se bastante ineficiente – um pequeno ajuste melhorou a frenagem, mas não chegou a se equivaler ao desempenho dos freios do scooter Honda.

    O Lead marca mais um ponto ao trazer o útil freio de estacionamento. Além de evitar quedas quando estiver estacionado em ladeiras, já que não é possível deixar o scooter “engatado”, facilita a vida do motociclista em situações cotidianas, como encostar o veículo para atender ao celular, por exemplo.

    Por outro lado, a Honda não equipou o Lead com um simples descanso lateral – item de série no Suzuki Burgman, que também traz o cavalete central. A necessidade de colocar o scooter da Honda no cavalete central em qualquer parada é irritante. A alegação de que o descanso lateral pode causar acidentes quando o motociclista se esquece de recolhê-lo, não colou. Caso contrário, a fábrica não venderia o descanso como opcional em suas concessionárias, não é mesmo?

    Praticidade

    A opção de muitos motociclistas em trocar sua moto de “verdade” por um scooter para rodar na cidade se deve à praticidade desses veículos. São fáceis de pilotar, seu escudo frontal protege até mesmo contra garoas, a ausência de pedal de câmbio faz os sapatos durarem mais e o espaço sob o banco e outros porta-trecos faz dos scooters ótimas opções para o uso urbano.
    E nesse quesito o Honda Lead ganha de lavada. A começar na hora de abastecer: no Honda não é preciso levantar o banco para colocar combustível, pois o bocal fica no assoalho; já o Burgman exige que se abra o banco.

    E não é só isso. Essa diferença de projeto denuncia outra grande vantagem do Lead. Além de reduzir o centro de gravidade e garantir mais estabilidade, o tanque de combustível no assoalho “libera” um enorme espaço sob o banco do scooter Honda. Para se ter uma idéia, pode-se colocar até dois capacetes, um integral e outro do estilo Jet. Já no Burgman i cabe apenas um capacete do tipo Jet e somente se for bem encaixado.

    Outro detalhe é que o porta luvas, localizado no escudo frontal do Honda Lead, não precisa ficar trancado o tempo todo, é possível apenas fechá-lo. Já no Burgman i sempre é preciso a chave para abrir o porta luvas. Em outros detalhes ambos se equivalem: têm bagageiro como item de série e um gancho para transportar sacolas, além de contarem com shutter key e pedaleiras retráteis para a garupa.

    Conclusão

    Os dois scooters – Honda Lead 110 e Suzuki Burgman i – são excelentes opções para rodar na cidade se você já se cansou dos congestionamentos dentro do seu carro ou até mesmo para deixar a moto maior em casa. Porém, as qualidades do Honda Lead 110 no quesito praticidade dão larga vantagem ao modelo e, até certo ponto, justificam sua liderança no segmento. Quem busca um scooter para o uso estritamente urbano tem no modelo da Honda uma opção melhor.

    Porém, se no caminho do trabalho você transitar por alguma estrada, o Suzuki Burgman oferece uma velocidade final maior e um desempenho um pouco melhor, garantindo sua segurança. Além, é claro, do fator estético que fica por conta do gosto de cada um.

    O preço de cada um dos dois scooters não é um fator decisivo. Em São Paulo (SP), o Suzuki Burgman i custa R$ 5.990; enquanto a Honda está vendendo o Lead 110 por R$ 5.690, com a ressalva de que se trata de um preço “teoricamente” promocional, mas que já dura desde janeiro. Uma vez que os preços dos dois scooters são praticamente o mesmo, o Honda Lead 110 se saiu melhor nesse embate urbano.

    Ficha Técnica Suzuki Burgman i

    Motor Quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas, OHC, refrigerado a ara forçado
    Capacidade 124 cm³
    Potência Máxima 9 cv a 7.500 rpm
    Torque Máximo 0,95 kgf.m a 6.000 rpm
    Diâmetro X Curso 53,5 mm x 55,2 mm
    Taxa de compressão 9,6:1
    Transmissão CVT
    Alimentação Injeção Eletrônica
    Partida Elétrica e Pedal
    Suspensões
    Dianteira Telescópica
    Traseira Balança articulada, de monoamortecimento hidráulico, mola helicodial, com ajustes
    Freios
    Dianteiro Disco
    Traseiro Tambor
    Pneus
    Dianteiro 90/90-10 50J, sem câmera
    Traseiro 100/90-10 56J, sem câmera
    Tanque 6 litros
    Óleo do Motor 1 litro com troca do filtro
    Comprimento Total 1.840 mm
    Largura Total 650 mm
    Altura Total 1.100 mm
    Entre eixos 1.230 mm
    Distância do Solo 125 mm
    Altura do Assento 730 mm
    Peso 110 kg
    Cores preta, prata, vermelha, branca e amarela
    Preço R$ 5.990,00

    Honda Lead 110

    Motor OHC, quatro tempos, monocilíndrico, duas válvulas por cilindro, arrefecido a líquido
    Capacidade 108 cm³
    Potência máxima 9,2 cv a 7.500 rpm
    Torque máximo 0,97 kgm a 6.000 rpm
    Alimentação Injeção Eletrônica
    Partida Elétrica e a pedal
    Câmbio Automático CVT
    Quadro Monobloco
    Suspensão
    Dianteira Garfo telescópico, com 90 mm de curso
    Traseira Monoamortecedor, com 84 mm de curso
    Rodas e pneus
    Dianteiro 90/90-12 44j, 12 polegadas de liga leve
    Traseiro 100/90-10 56 j, 10 polegadas de liga leve
    Freios
    Dianteiro Disco simples de 190 mm de diâmetro
    Traseiro Tambor, de 130 mm de diâmetro
    Dimensões CxLxA 1.838 mm x 668 mm x 1.125 mm
    Entre-eixos 1.274 mm
    Altura do assento 740 mm
    Capacidade do tanque 6,5 litros
    Peso seco 109 kg
    Cores preta, vermelha metálica, amarela metálica e rosa metálica
    Preço R$ 5.690,00


    Última edição por ever.o.f em Sex 22 Jul 2011, 22:31, editado 1 vez(es)
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    Mensagem  Convidad Sex 22 Jul 2011, 22:30

    gosto do desenho da traseira da burgman... mas só isso também... tongue
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    Mensagem  ferkmaciel Sex 22 Jul 2011, 22:53

    A vantagem da burgman é apenas o limitador, mas como eu nao preciso passar de 70 km/h isso nao me é relevante...
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    Mensagem  Dalton Sex 22 Jul 2011, 23:06

    Pra mim, sinceramente a Burgman não tem uma vantagem sequer, que seja relevante para meu uso.
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    Mensagem  Bru! Qua 31 Ago 2011, 23:27

    Antes de compra a minha Lead pesquisei muito as duas..e realmente pra mim tambem a burgman nao tem nenhuma vantajem relevante..a Lead tem muito mais espaço,é mais incorpada,tecnologia mais atual enfim...

    amo minha motoca heeheh
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    Mensagem  Ishida Qui 01 Set 2011, 00:27

    Bru! escreveu:Antes de compra a minha Lead pesquisei muito as duas..e realmente pra mim tambem a burgman nao tem nenhuma vantajem relevante..a Lead tem muito mais espaço,é mais incorpada,tecnologia mais atual enfim...

    amo minha motoca heeheh
    cheers
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    Mensagem  bfnery Qui 01 Set 2011, 09:01

    Amo minha motoca !²

    rs

    Bom vi a burgman i na loja, pesquisei muito também ... mas a lead me ganhou pela praticidade, e principalmente pelo espaço embaixo do banc0 =), no meu trajeTO não passo com minha moto dos 60km/h , mas com garupa ela chega aos 90km/h , comprei ela modelo 2011/2011.
    bfnery
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    Mensagem  AND FORFUN Qui 01 Set 2011, 12:52

    Eu tive a oportunidade de pilotar uma burg I,

    Achei ela pequena, aceleração fraca e tive dificuldades para visualizar o painel, ele fica muito em baixo.

    Lead ganha.
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    Mensagem  fellipec Qui 01 Set 2011, 19:35

    Hoje parei a minha do lado da concorrente.

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    http://fellipec.com

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    Mensagem  Dalton Sex 02 Set 2011, 01:13

    Putz... de todos os angulos, acho a Lead mto mais bonita.
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    Mensagem  sandropallocit Sex 02 Set 2011, 05:22

    Dalton escreveu:Putz... de todos os angulos, acho a Lead mto mais bonita.
    Cara os caras que fizeram esse facelift da Burguinha deveriam ser despedidos, estragaram a moto, ficou horível, o problema é que esse deve ser o mesmo modelo que vende na Asia, e a galera lá curte esses traços. Isso ai é declarar que perdeu o mercado mesmo sendo a pioneira e principal vendedora de scooter aqui no brasil.
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