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[MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
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[MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
PRIMEIRAMENTE! NÃO FAÇA NADA QUE NÃO SINTA SEGURANÇA! NÃO FAÇA SE NÃO TIVER O MÍNIMO DE NOÇÃO COM FERRAMENTAS! NÃO ME RESPONSABILIZO POR NADA!
SE FOR FAZER, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!
Lista e/ou dicas de como melhorar o CVT da sua Lead, caso você não queria mexer na IE ou gastar pouco (assim como eu).
Se tiver idéias, posts de outros fóruns, testes feitos em casa, tudo é muito bem-vindo.
Mas por favor, não venham falar que tiraram o filtro de ar e a Lead ganhou 7km/h, Lead não é CG (e nem a CG ganha isso tirando o filtro de ar, nenhuma moto ganha isso).
SE FOR FAZER, FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!
Lista e/ou dicas de como melhorar o CVT da sua Lead, caso você não queria mexer na IE ou gastar pouco (assim como eu).
Se tiver idéias, posts de outros fóruns, testes feitos em casa, tudo é muito bem-vindo.
Mas por favor, não venham falar que tiraram o filtro de ar e a Lead ganhou 7km/h, Lead não é CG (e nem a CG ganha isso tirando o filtro de ar, nenhuma moto ganha isso).
huugobr- Scooterista Newbie
- Mensagens : 70
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Inaugurando:
Ideia básica: Diminuir o peso do CVT para melhorar a distribuição de torque da Lead.
Como?
Lá fora, principalmente na Europa, scooters são muito comuns, e devido à essa abundância, existem empresas que investem em tecnologia de ponta para scooters, de todas as marcas/cilindradas possíveis.
Vou deixar aqui o que pode ser melhorado na Lead, gastando algumas centenas de ronaldos e esperando alguns bons meses para receber:
"Tampa" da embreagem com peso aliviado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Face da polia motora em CNC/aliviado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Variador aliviado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Embreagem de competição:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mola da embreagem de competição (mais torque, requerindo menos RPM para "ativar" a embreagem e fazer a scooter andar)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Molas de contraste (trabalham em conjunto com a mola central da embreagem acima):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Correia em Kevlar mais larga (mais larga = melhor arrancada e velocidade final)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isso sem precisar mexer na injeção eletronica.
É caro, sim, se for trocar todo o kit. Isso pq nem falei das engrenagens da transmissão final.
E também depende, o que você considera caro. Um kit acima, completo, da mesma marca, custa em média 200 doletas, vale a pena o investimento se vc gosta da sua gorduchinha.
Em breve postarei alguns DIY. Farei testes primeiro.
Ideia básica: Diminuir o peso do CVT para melhorar a distribuição de torque da Lead.
Como?
Lá fora, principalmente na Europa, scooters são muito comuns, e devido à essa abundância, existem empresas que investem em tecnologia de ponta para scooters, de todas as marcas/cilindradas possíveis.
Vou deixar aqui o que pode ser melhorado na Lead, gastando algumas centenas de ronaldos e esperando alguns bons meses para receber:
"Tampa" da embreagem com peso aliviado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Face da polia motora em CNC/aliviado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Variador aliviado:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Embreagem de competição:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Mola da embreagem de competição (mais torque, requerindo menos RPM para "ativar" a embreagem e fazer a scooter andar)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Molas de contraste (trabalham em conjunto com a mola central da embreagem acima):
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Correia em Kevlar mais larga (mais larga = melhor arrancada e velocidade final)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isso sem precisar mexer na injeção eletronica.
É caro, sim, se for trocar todo o kit. Isso pq nem falei das engrenagens da transmissão final.
E também depende, o que você considera caro. Um kit acima, completo, da mesma marca, custa em média 200 doletas, vale a pena o investimento se vc gosta da sua gorduchinha.
Em breve postarei alguns DIY. Farei testes primeiro.
huugobr- Scooterista Newbie
- Mensagens : 70
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Excelente post Huugo... já positivei tudo...
Abs
Abs
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Huugo, uma questão que sempre me veio em mente, a nossa polia dianteira tem os dentes que encaixam ao motor de arranque, será que essas polias sem dente servem na Lead mesmo ?
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Boa Hugo, positivei a parada também. Uma coisa, correia mais larga da mais velocidade final, correto ? Será que também melhora a arrancada ?
gusbuster2- Scooterista
- Mensagens : 206
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Ishida escreveu:Huugo, uma questão que sempre me veio em mente, a nossa polia dianteira tem os dentes que encaixam ao motor de arranque, será que essas polias sem dente servem na Lead mesmo ?
Aí que está a dificuldade.
Ainda não encontrei com esse detalhe, os dentes para engatar.
gusbuster2 escreveu:Boa Hugo, positivei a parada também. Uma coisa, correia mais larga da mais velocidade final, correto ? Será que também melhora a arrancada ?
Sim, melhora a velocidade final e a arrancada. Na verdade, quanto mais larga for a correia (dentro do limite do cvt) melhor é o torque, pois o cvt não fará tanta força para se abrir e a correia não precisará descer muito na embreagem para "engatar" a marcha.
Veja nesse video:
Quando a correia desce na parte traseira do cvt, que é onde fica a embreagem, é a hora que a roda gira, ou seja, é a hora em que a marcha "engata" e a moto anda.
huugobr- Scooterista Newbie
- Mensagens : 70
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
boa....depois se possível nos passe todos os passos para se adquirir essas peças. só 200 dólares por enquanto é viável mas tem a questão do frete
josé ricardo- Prospect
- Mensagens : 41
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
A capa alem de ser aliviada favorece na ventilacao e na dissipacao de calor.
Eu tinha um setup bem bom pra minha Aprilia SR50 (motor minarelli 2T LC horizontal).
O grande problema é a dificuldade em achar as peças que caibam na Lead, como por ex: o problema do arranque.
Mas acho que um variador importado, embreagem melhor, uma boa afinacao de peso de roletes, correia de kevlar mais larga já dá uma melhora.
O problema é a dificuldade de se achar peças plug n' play pro motor da lead. Motor 2 tempos la fora tem de tudo, sem contar que na lead vc pode colocar um CVT full upgrade + escape + vela iridium + filtro K&N que eu acho que ainda não vá dar um rendimento que valha a pena.
Um motorzinho 2T ja renderia beem mais.
Sem querer ser pessimista, essas mudanças no CVT devem dar uns 5km/h a mais de final.
Sinceramente hoje eu vejo a lead com outros olhos e acho que sua performance (aceleracao, frenagem, estabilidade e vel. máx.) bem condizentes e coerentes com a proposta que lhe é dada. Nem trocar de disco ou aeroquip eu creio que seja necessário, pelo menos para o meu uso.
Eu tinha um setup bem bom pra minha Aprilia SR50 (motor minarelli 2T LC horizontal).
O grande problema é a dificuldade em achar as peças que caibam na Lead, como por ex: o problema do arranque.
Mas acho que um variador importado, embreagem melhor, uma boa afinacao de peso de roletes, correia de kevlar mais larga já dá uma melhora.
O problema é a dificuldade de se achar peças plug n' play pro motor da lead. Motor 2 tempos la fora tem de tudo, sem contar que na lead vc pode colocar um CVT full upgrade + escape + vela iridium + filtro K&N que eu acho que ainda não vá dar um rendimento que valha a pena.
Um motorzinho 2T ja renderia beem mais.
Sem querer ser pessimista, essas mudanças no CVT devem dar uns 5km/h a mais de final.
Sinceramente hoje eu vejo a lead com outros olhos e acho que sua performance (aceleracao, frenagem, estabilidade e vel. máx.) bem condizentes e coerentes com a proposta que lhe é dada. Nem trocar de disco ou aeroquip eu creio que seja necessário, pelo menos para o meu uso.
Tibissa- Scooterista
-
Mensagens : 262
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Concordo completamente contigo Tibissa...Tibissa escreveu:A capa alem de ser aliviada favorece na ventilacao e na dissipacao de calor.
Eu tinha um setup bem bom pra minha Aprilia SR50 (motor minarelli 2T LC horizontal).
O grande problema é a dificuldade em achar as peças que caibam na Lead, como por ex: o problema do arranque.
Mas acho que um variador importado, embreagem melhor, uma boa afinacao de peso de roletes, correia de kevlar mais larga já dá uma melhora.
O problema é a dificuldade de se achar peças plug n' play pro motor da lead. Motor 2 tempos la fora tem de tudo, sem contar que na lead vc pode colocar um CVT full upgrade + escape + vela iridium + filtro K&N que eu acho que ainda não vá dar um rendimento que valha a pena.
Um motorzinho 2T ja renderia beem mais.
Sem querer ser pessimista, essas mudanças no CVT devem dar uns 5km/h a mais de final.
Sinceramente hoje eu vejo a lead com outros olhos e acho que sua performance (aceleracao, frenagem, estabilidade e vel. máx.) bem condizentes e coerentes com a proposta que lhe é dada. Nem trocar de disco ou aeroquip eu creio que seja necessário, pelo menos para o meu uso.
Tenho visto muuuuito upgrade prá PCX, mas prá Lead tá difícil de achar coisas bacanas... ter, até tem, mas não tem grandes variedades e tudo custa muito caro para o desempenho que proporciona...
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Ishida escreveu:Concordo completamente contigo Tibissa...Tibissa escreveu:A capa alem de ser aliviada favorece na ventilacao e na dissipacao de calor.
Eu tinha um setup bem bom pra minha Aprilia SR50 (motor minarelli 2T LC horizontal).
O grande problema é a dificuldade em achar as peças que caibam na Lead, como por ex: o problema do arranque.
Mas acho que um variador importado, embreagem melhor, uma boa afinacao de peso de roletes, correia de kevlar mais larga já dá uma melhora.
O problema é a dificuldade de se achar peças plug n' play pro motor da lead. Motor 2 tempos la fora tem de tudo, sem contar que na lead vc pode colocar um CVT full upgrade + escape + vela iridium + filtro K&N que eu acho que ainda não vá dar um rendimento que valha a pena.
Um motorzinho 2T ja renderia beem mais.
Sem querer ser pessimista, essas mudanças no CVT devem dar uns 5km/h a mais de final.
Sinceramente hoje eu vejo a lead com outros olhos e acho que sua performance (aceleracao, frenagem, estabilidade e vel. máx.) bem condizentes e coerentes com a proposta que lhe é dada. Nem trocar de disco ou aeroquip eu creio que seja necessário, pelo menos para o meu uso.
Tenho visto muuuuito upgrade prá PCX, mas prá Lead tá difícil de achar coisas bacanas... ter, até tem, mas não tem grandes variedades e tudo custa muito caro para o desempenho que proporciona...
Sei lá, sou mto descrente em upgrades em motores "four stroke". Mto se gasta pra pouco retorno.
Nem na pcx eu investiria em performance, não talvez em motor, mas quem sabe em frenagem.
A gente pode fazer uma LEAD com motor Minarelli 2T, hahaha estilo chevette com motor AP.
Tibissa- Scooterista
-
Mensagens : 262
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Muito bom essa dica.
Hugo, ja pensou em abrir uma oficina?
Hugo, ja pensou em abrir uma oficina?
hkario- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 664
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Tibissa escreveu:A capa alem de ser aliviada favorece na ventilacao e na dissipacao de calor.
Eu tinha um setup bem bom pra minha Aprilia SR50 (motor minarelli 2T LC horizontal).
O grande problema é a dificuldade em achar as peças que caibam na Lead, como por ex: o problema do arranque.
Mas acho que um variador importado, embreagem melhor, uma boa afinacao de peso de roletes, correia de kevlar mais larga já dá uma melhora.
O problema é a dificuldade de se achar peças plug n' play pro motor da lead. Motor 2 tempos la fora tem de tudo, sem contar que na lead vc pode colocar um CVT full upgrade + escape + vela iridium + filtro K&N que eu acho que ainda não vá dar um rendimento que valha a pena.
Um motorzinho 2T ja renderia beem mais.
Sem querer ser pessimista, essas mudanças no CVT devem dar uns 5km/h a mais de final.
Sinceramente hoje eu vejo a lead com outros olhos e acho que sua performance (aceleracao, frenagem, estabilidade e vel. máx.) bem condizentes e coerentes com a proposta que lhe é dada. Nem trocar de disco ou aeroquip eu creio que seja necessário, pelo menos para o meu uso.
E se eu te falar que, o cvt da lead é compativel com o cvt dos motores GY6?
Se vc acha que tem muita coisa pra 2T la fora (já tive 2 scooters 2T e sei como é o mercado, lindo lindo), dá uma garimpada por gy6, e vc vai ver que, os caras fazem milagre com esse motor, mesmo sendo 4 stroke.
hkario escreveu:Muito bom essa dica.
Hugo, ja pensou em abrir uma oficina?
Pior que já. Mas vou abrir uma pra mim. Meu hobby passou a ser mexânica.
Quero pegar uma vespa pra restaurar eu mesmo, desde eletrica/motor/lata, tudo feito made in garage.
huugobr- Scooterista Newbie
- Mensagens : 70
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Não é compatível não Huugo, é parecido mas não é compatível ... o motor da Lead é o JF19... que é diferente do GY6...huugobr escreveu:E se eu te falar que, o cvt da lead é compativel com o cvt dos motores GY6?
Se vc acha que tem muita coisa pra 2T la fora (já tive 2 scooters 2T e sei como é o mercado, lindo lindo), dá uma garimpada por gy6, e vc vai ver que, os caras fazem milagre com esse motor, mesmo sendo 4 stroke.
Somos 2... eu tb gosto de mexer com isso, mas prá mim....huugobr escreveu:hkario escreveu:Hugo, ja pensou em abrir uma oficina?
Pior que já. Mas vou abrir uma pra mim. Meu hobby passou a ser mexânica.
Quero pegar uma vespa pra restaurar eu mesmo, desde eletrica/motor/lata, tudo feito made in garage.
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Ramo de informática ta feio a coisa rs.
Indo de mal a pior.
Tenho vontade de aprender a fazer manutenção de moto também.
Ta difícil achar gente honesta hoje em dia.
Indo de mal a pior.
Tenho vontade de aprender a fazer manutenção de moto também.
Ta difícil achar gente honesta hoje em dia.
hkario- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 664
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Ishida escreveu:
Não é compatível não Huugo, é parecido mas não é compatível ... o motor da Lead é o JF19... que é diferente do GY6...
Não, não é o motor que é compativel, mas sim as dimensões do CVT.
Tanto é que os roletes da lead tem as mesmas dimensões dos roletes basicos das GY6 chinesas de 125/150cc.
huugobr- Scooterista Newbie
- Mensagens : 70
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Arriscaria no cvt dos motores das Dio 110cc...
Tibissa- Scooterista
-
Mensagens : 262
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Cara, no Brasil todos os ramos estão indo de mal a pior, o único ramo que ainda se ganha muito dinheiro é a política..hkario escreveu:Ramo de informática ta feio a coisa rs.
Indo de mal a pior.
Tenho vontade de aprender a fazer manutenção de moto também.
Ta difícil achar gente honesta hoje em dia.
huugobr escreveu:Ishida escreveu:
Não é compatível não Huugo, é parecido mas não é compatível ... o motor da Lead é o JF19... que é diferente do GY6...
Não, não é o motor que é compativel, mas sim as dimensões do CVT.
Tanto é que os roletes da lead tem as mesmas dimensões dos roletes basicos das GY6 chinesas de 125/150cc.
Hugo, mas os roletes tem vários padrões que servem em infinitas motos, isso não quer dizer que o resto das peças é intercambiável.. é como Pneu de carro... não dá prá dizer que a roda de um Corolla 2008 é igual a do Corolla 2013 só pq os pneus são 195 aro 15...
No caso dos roletes da Lead esse padrão é 18x14 se não me engano... mas existem vários veículos que usam esse padrão, karts inclusive, não só a Lead e os GY6... o resto é diferente, a começar pela nossa polia que tem integrado os dentes da partida..
Tb é diferente do motor da Lead, a começar pela cilindrada, que na Dio é 109cc.. e não 108 como no caso do JF19 da Lead... =/Tibissa escreveu:Arriscaria no cvt dos motores das Dio 110cc...
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Ishida escreveu:
Tb é diferente do motor da Lead, a começar pela cilindrada, que na Dio é 109cc.. e não 108 como no caso do JF19 da Lead... =/
Sim sim, mas a dimensão do CVT podem ser as mesmas!
Tibissa- Scooterista
-
Mensagens : 262
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Pra quem tem o estomago forte, achei esse tuto na internet.
E sim, irei fazer.
Clica aqui
E sim, irei fazer.
Clica aqui
huugobr- Scooterista Newbie
- Mensagens : 70
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
huugobr escreveu:Pra quem tem o estomago forte, achei esse tuto na internet.
E sim, irei fazer.
Clica aqui
Legal Huugo, mas nesse caso, talvez seja melhor ao invés de lixar a polia, lixar o espaçador
Nesse tutorial é o "cano" metálico que fica entre as duas faces da polia..
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Vc vai ter o mesmo resultado, juntando mais as duas polias e consequentemente fazendo com que a correia chegue mais próxima da borda das polias, e caso erre, é só comprar um espaçador novo, diferente de lixar a polia, que se vc errar vai ter que comprar uma polia nova..
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Ishida escreveu:huugobr escreveu:Pra quem tem o estomago forte, achei esse tuto na internet.
E sim, irei fazer.
Clica aqui
Legal Huugo, mas nesse caso, talvez seja melhor ao invés de lixar a polia, lixar o espaçador
Nesse tutorial é o "cano" metálico que fica entre as duas faces da polia..
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Vc vai ter o mesmo resultado, juntando mais as duas polias e consequentemente fazendo com que a correia chegue mais próxima da borda das polias, e caso erre, é só comprar um espaçador novo, diferente de lixar a polia, que se vc errar vai ter que comprar uma polia nova..
Se tirar o espaçador, a polia dos roletes ficará soltinha.
Lixar esse espaçador só com um torno, pois ele é feito de uma liga duríssima, tanto é que no link q passei, um cara tentou fazer isso e não conseguiu, tentou fazer um espaçador e não conseguiu, acabou por lixar a polia mesmo.
Mas se eu o fizer, será coisa mínima. E é reversivel, basta colocar uma arruela do diametro lixado.
Por isso eu disse, haja estomago.
huugobr- Scooterista Newbie
- Mensagens : 70
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Realmente ele é bem mais duro que a polia... mas não é impossível, num dos fóruns de PCX que eu tenho participado algumas pessoas fizeram isso, tiraram coisa de 0,5mm do espaçador e conseguiram um resultado interessante...huugobr escreveu:Ishida escreveu:huugobr escreveu:Pra quem tem o estomago forte, achei esse tuto na internet.
E sim, irei fazer.
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Legal Huugo, mas nesse caso, talvez seja melhor ao invés de lixar a polia, lixar o espaçador
Nesse tutorial é o "cano" metálico que fica entre as duas faces da polia..
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Vc vai ter o mesmo resultado, juntando mais as duas polias e consequentemente fazendo com que a correia chegue mais próxima da borda das polias, e caso erre, é só comprar um espaçador novo, diferente de lixar a polia, que se vc errar vai ter que comprar uma polia nova..
Se tirar o espaçador, a polia dos roletes ficará soltinha.
Lixar esse espaçador só com um torno, pois ele é feito de uma liga duríssima, tanto é que no link q passei, um cara tentou fazer isso e não conseguiu, tentou fazer um espaçador e não conseguiu, acabou por lixar a polia mesmo.
Mas se eu o fizer, será coisa mínima. E é reversivel, basta colocar uma arruela do diametro lixado.
Por isso eu disse, haja estomago.
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
tem os variadores com roletes estilo Dr. Pulley, ja viram???
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Tibissa- Scooterista
-
Mensagens : 262
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Boa Tarde Galera.
e o variador Jcosta? sra que funciona na Lead?
e o variador Jcosta? sra que funciona na Lead?
Diego_Lucas- Prospect
-
Mensagens : 28
Re: [MODS] Dicas de como melhorar o seu CVT
Diego_Lucas escreveu:Boa Tarde Galera.
e o variador Jcosta? sra que funciona na Lead?
Tem que ver... se o variador for o msm tamanho do da pcx 125cc por ex funciona!
Tibissa- Scooterista
-
Mensagens : 262
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