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Lead / Equilíbrio / Curvas
Bom pessoal , peço desculpas se estou postando ne lugar errado , com o tempo vou me habituando ^^.
Qndo comprei a *abelha preta* fiquei muito pensativa em questão dos pés alí na base da moto e joelhos "soltos" se eu teria desequilíbrio em cima dela , ainda mais nas curvas...
Andei nela , e dps de um tempo percebi que era mais costume com o peso da própria , do passageiro e com o tanque" cheio " .. mais ainda sim não me acostumei mto com as curvas .. kkk !!
Gostaria de saber opniões de vcs ! tombar o corpo ou não , c/ passageiro etc.. Manda ver turminha !! \o/
Obg :
Qndo comprei a *abelha preta* fiquei muito pensativa em questão dos pés alí na base da moto e joelhos "soltos" se eu teria desequilíbrio em cima dela , ainda mais nas curvas...
Andei nela , e dps de um tempo percebi que era mais costume com o peso da própria , do passageiro e com o tanque" cheio " .. mais ainda sim não me acostumei mto com as curvas .. kkk !!
Gostaria de saber opniões de vcs ! tombar o corpo ou não , c/ passageiro etc.. Manda ver turminha !! \o/
Obg :
Arielen- Prospect
-
Mensagens : 26
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
Arielen escreveu:Bom pessoal , peço desculpas se estou postando ne lugar errado , com o tempo vou me habituando ^^.
Qndo comprei a *abelha preta* fiquei muito pensativa em questão dos pés alí na base da moto e joelhos "soltos" se eu teria desequilíbrio em cima dela , ainda mais nas curvas...
Andei nela , e dps de um tempo percebi que era mais costume com o peso da própria , do passageiro e com o tanque" cheio " .. mais ainda sim não me acostumei mto com as curvas .. kkk !!
Gostaria de saber opniões de vcs ! tombar o corpo ou não , c/ passageiro etc.. Manda ver turminha !! \o/
Obg :
Ande igual anda numa CG que é a mesma coisa...pelo menos pra mim...
Sempre andei em motos, a Lead é a primeira Scooter minha e não tive dificuldade nenhuma, ela ainda é mais fácil...com garupa ou não...
lipelicious- Scooterista
-
Mensagens : 339
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
Mais fácil é.... mas não acho a mesma coisa...
Claro que se vc souber andar em um, vai conseguir andar na outra.
Eu acho que na scooter vc tem que usar mais o guidão para fazer as curvas, sendo que nas motos normais, vc praticamente faz a curva com o jogo de corpo.
Mas nem sei dizer como faço as curvas... como é fácil, eu nunca analisei a fundo.
Quem pode analisar isso melhor é o pessoal que participou do curso de direção com a Lead.
Claro que se vc souber andar em um, vai conseguir andar na outra.
Eu acho que na scooter vc tem que usar mais o guidão para fazer as curvas, sendo que nas motos normais, vc praticamente faz a curva com o jogo de corpo.
Mas nem sei dizer como faço as curvas... como é fácil, eu nunca analisei a fundo.
Quem pode analisar isso melhor é o pessoal que participou do curso de direção com a Lead.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
Igual não é com certeza... Só por vc não conseguir jogar totalmente o corpo já diminui em muito o tempo de resposta. Tente desviar de um buraco q aparece de repente com uma moto e uma scooter... Não tem comparação, a moto é mais rápida.
Fora isso... Dá pra deitar ela com certa segurança em algumas curvas mais fechadas. Aí é costume.
Axell Folley- Scooterista
-
Mensagens : 461
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
pode deitar.....se der uma olhada nos relatos de quem ja fez o curso, a ideia é raspar o escap de um lado e quem tem o pezinho, raspar o mesmo do outro lado....
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Convidad- Convidado
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
A scooter é bem mais ágil que moto pois ela tem uma distância "entre-eixos" menor e as rodas de menor diâmetro tb colaboram prá isso...
O fato dela ter o "centro de gravidade" muito mais baixo tb colabora, pq todo o peso da moto fica bem próximo da linha do centro das rodas (Motor, Tanque etc..), deixando a scooter muito mais fácil para se deitar e levantar.
O problema do conceito da Scooter, principalmente na Lead que é pequena e leve, é que pelo fato das rodas serem pequenas e a distância "entre-eixos" tb ser curta, quando vc está com passageiro ele senta atrás do eixo traseiro, deixando a maior parte do peso sobre a roda traseira, tornando a frente mais instável em ondulações e curvas e se vc colocar peso no bagageiro traseiro/bauleto, essa instabilidade fica ainda maior...
Um dos resultados desse desequilíbrio na distribuição de peso entre as rodas é o efeito "Shimmy", que é quando o guidão começa a oscilar sozinho (a sensação é a mesma de um carro com os pneus desbalanceados), nas Scooters isso é ampliado por conta do peso maior na roda traseira e da geometria do quadro (entre-eixos curto, ângulo do eixo do guidão quase vertical, eixo central das rodas muito baixo)
Em resumo, a condução da Scooter é bem mais simples que numa moto normal, mas com a adição de peso atrás do motorista, seja no bauleto ou um garupa, ela muda sensivelmente as respostas, tornando-a muitas vezes um tanto instável..
O fato dela ter o "centro de gravidade" muito mais baixo tb colabora, pq todo o peso da moto fica bem próximo da linha do centro das rodas (Motor, Tanque etc..), deixando a scooter muito mais fácil para se deitar e levantar.
O problema do conceito da Scooter, principalmente na Lead que é pequena e leve, é que pelo fato das rodas serem pequenas e a distância "entre-eixos" tb ser curta, quando vc está com passageiro ele senta atrás do eixo traseiro, deixando a maior parte do peso sobre a roda traseira, tornando a frente mais instável em ondulações e curvas e se vc colocar peso no bagageiro traseiro/bauleto, essa instabilidade fica ainda maior...
Um dos resultados desse desequilíbrio na distribuição de peso entre as rodas é o efeito "Shimmy", que é quando o guidão começa a oscilar sozinho (a sensação é a mesma de um carro com os pneus desbalanceados), nas Scooters isso é ampliado por conta do peso maior na roda traseira e da geometria do quadro (entre-eixos curto, ângulo do eixo do guidão quase vertical, eixo central das rodas muito baixo)
Em resumo, a condução da Scooter é bem mais simples que numa moto normal, mas com a adição de peso atrás do motorista, seja no bauleto ou um garupa, ela muda sensivelmente as respostas, tornando-a muitas vezes um tanto instável..
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
O grande problema das scooters é que o efeito giroscópico das rodinhas de carriola é menor, dando menos estabilidade que as motos. A Lead tem roda de 12" na frente, o que contribui para ter melhor estabilidade que a Burgman por exemplo, que tem roda de 10". A Burgman sim é terrível neste aspecto, pelo menos o modelo antigo, samba mais que a Globeleza rsrs O ideal são os scooters com rodas grandes, tipo da Neo que tem rodas de 16", isso melhora bem a estabilidade.
Nightrider- Scooterista
-
Mensagens : 110
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
cheguei ao meu maior limite nesta segunda feira.. por causa de umas correrias pilotei a Lead de forma agressiva, assustando mortoboy... curvas no limite dos 85km/h na Av. Raimundo pereira de Magalhães.. (quem conhece sabe do que estou falando)
o pneu pirelli sl-26 com medida da burgman 3.50 deu conta do recado
o pneu pirelli sl-26 com medida da burgman 3.50 deu conta do recado
Convidad- Convidado
[dicas] pilotagem
vou pegar meu besourinho amanhã, e nunca andei na vida!!! alguém me dá dicas???
jenilce- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 51
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
vc tem a carta?jenilce escreveu:vou pegar meu besourinho amanhã, e nunca andei na vida!!! alguém me dá dicas???
como foi dito, se sabe andar em uma moto, vai saber na scooter, é questao de se acostumar...
pega leve no inicio pra se acostumar e conhecer legal a motoquinha, depois vai ver q é super tranquilo e simples andar
Convidad- Convidado
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
semcontrole escreveu:vc tem a carta?jenilce escreveu:vou pegar meu besourinho amanhã, e nunca andei na vida!!! alguém me dá dicas???
como foi dito, se sabe andar em uma moto, vai saber na scooter, é questao de se acostumar...
pega leve no inicio pra se acostumar e conhecer legal a motoquinha, depois vai ver q é super tranquilo e simples andar
pois é, ainda estou tirando a cnh....rsrs mas não aguentava mais a vida de busão....kkk não vejo a hora de pegar meu besourinho!!!!
jenilce- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 51
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
se ta tirando, o jeito pra andar sobre a moto ja tem, é questao de costume....
Convidad- Convidado
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
semcontrole escreveu:se ta tirando, o jeito pra andar sobre a moto ja tem, é questao de costume....
só falta a prática e a coragem de enfrentar o trânsito!!!! quando for buscar ela posto as fotos!
jenilce- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 51
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
tinha muito medo, ainda tenho....jenilce escreveu:semcontrole escreveu:se ta tirando, o jeito pra andar sobre a moto ja tem, é questao de costume....
só falta a prática e a coragem de enfrentar o trânsito!!!! quando for buscar ela posto as fotos!
é so andar de boa, quem anda q nem doido é q se coloca em risco....se andar tranquila, vc nao vai ter problemas...
Convidad- Convidado
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
o chato é isso, que vc toma todas as preucações, anda direitinho e td ai vem um fdp te fecha e vc se lasca...rsrsrs mas é assim mesmo, nunca vi nenhum acidente aqui numa lead...espero que nunca aconteça!!!!!
jenilce- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 51
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
Eu fiz ao contrario de todo acredito,
1º entrei num consórcio de moto Lead;
2º tirei minha carteira de habilitação;
3º comprei o capacete;
4º comprei uma jaqueta;
5º comprei as luvas;
6º vou pegar a moto ,
Um abraço a todos.
1º entrei num consórcio de moto Lead;
2º tirei minha carteira de habilitação;
3º comprei o capacete;
4º comprei uma jaqueta;
5º comprei as luvas;
6º vou pegar a moto ,
Um abraço a todos.
Última edição por Alexandre R1 em Seg 17 Set 2012, 14:05, editado 1 vez(es)
Alexandre R1- Scooterista
-
Mensagens : 123
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
mais pelo q eu entendi vc ainda ñ tem habilitação??
Alexandre R1- Scooterista
-
Mensagens : 123
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
tirei a habilitacaoAlexandre R1 escreveu:Eu fiz ao contrario de todo acredito,
1º entrei num consórcio de moto Lead;
2º tirei minha carteira de habilitação;
3º comprei o capacete;
4º comprei uma jaqueta;
5º comprei as luvas;
6º vou pegar a moto ,
Um abraço a todos.
comprei a moto com o capacete
pois é, isso mesmoAlexandre R1 escreveu:mais pelo q eu entendi vc ainda ñ tem habilitação??
Convidad- Convidado
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
semcontrole escreveu:tirei a habilitacaoAlexandre R1 escreveu:Eu fiz ao contrario de todo acredito,
1º entrei num consórcio de moto Lead;
2º tirei minha carteira de habilitação;
3º comprei o capacete;
4º comprei uma jaqueta;
5º comprei as luvas;
6º vou pegar a moto ,
Um abraço a todos.
comprei a moto com o capacetepois é, isso mesmoAlexandre R1 escreveu:mais pelo q eu entendi vc ainda ñ tem habilitação??
rsrs eu fiz assim:
comprei a moto
negociei o capacete como brinde
e vou tirar a habilitação!
queria ter ganho tbm o apoio lateral, que ninguém merece aquele cavalete...mas na cc que comprei não tinham....rs mas ta valendo, depois levo em outra e mando colocar
jenilce- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 51
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
jenilce escreveu:semcontrole escreveu:tirei a habilitacaoAlexandre R1 escreveu:Eu fiz ao contrario de todo acredito,
1º entrei num consórcio de moto Lead;
2º tirei minha carteira de habilitação;
3º comprei o capacete;
4º comprei uma jaqueta;
5º comprei as luvas;
6º vou pegar a moto ,
Um abraço a todos.
comprei a moto com o capacetepois é, isso mesmoAlexandre R1 escreveu:mais pelo q eu entendi vc ainda ñ tem habilitação??
rsrs eu fiz assim:
comprei a moto
negociei o capacete como brinde
e vou tirar a habilitação!
queria ter ganho tbm o apoio lateral, que ninguém merece aquele cavalete...mas na cc que comprei não tinham....rs mas ta valendo, depois levo em outra e mando colocar
Temos algo em comum então.
Também comprei a moto, negociei o capacete e só coloquei o apoio lateral na revisão.
lipelicious- Scooterista
-
Mensagens : 339
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
uma dica, se pegou sem placa, pelo menos no dia q levei pra emplacar foi pedido a habilitacao e o doc da moto pra fazerem a lacracao....
Convidad- Convidado
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
É EU ACHO QUE VOU COLOCAR ANTES DA REVISÃO....RSRSRS SE NÃO VOU GANHAR MÚSCULO COLOCANDO ELA NO CAVALETE.....SRSRSRSR
jenilce- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 51
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
semcontrole escreveu:uma dica, se pegou sem placa, pelo menos no dia q levei pra emplacar foi pedido a habilitacao e o doc da moto pra fazerem a lacracao....
POR VIA DAS DÚVIDAS VOU COM MEU IRMÃO QUE É HABILITADO....SRSRS NÃO VOU CORRER RISCO....
jenilce- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 51
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
puro jeito, era outro medo q tinha de ter q parar e deitar ela no chao....jenilce escreveu:É EU ACHO QUE VOU COLOCAR ANTES DA REVISÃO....RSRSRS SE NÃO VOU GANHAR MÚSCULO COLOCANDO ELA NO CAVALETE.....SRSRSRSR
e olha q tenho 1,67+ou- e uns 50~55kg, é jeito apenas, nao tem nada de força
Convidad- Convidado
Re: Lead / Equilíbrio / Curvas
jenilce escreveu:
rsrs eu fiz assim:
comprei a moto
negociei o capacete como brinde
e vou tirar a habilitação!
queria ter ganho tbm o apoio lateral, que ninguém merece aquele cavalete...mas na cc que comprei não tinham....rs mas ta valendo, depois levo em outra e mando colocar
Jenilce, cuidado com esses capacetes que eles dão de brinde... a maioria são plásticos revestidos por almofada. Se possível, invista num capacete bom. Vc encontra bons capacetes na faixa de R$250, R$300 (e digo, dos bons, esses são os valores mais baratos que irá encontrar). Não confie em qualquer capacete. E é bom também vc comprar uma jaqueta.
Miau- Scooterista
-
Mensagens : 110
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