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temperatura do motor x tipo de óleo
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Guarinello
josé ricardo
6 participantes
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temperatura do motor x tipo de óleo
Minha lead tá com 18.000km e só completei o líquido de arrefecimento. Tava usando um óleo 10-30w semisintético e percebi que o ponteiro da temperatura subia mais além de um consumo maior do óleo. Agora tô com um óleo 15-50w tbm semisintético percebi que o ponteiro não sobe tanto. Alguém poderia me explicar se existe essa relação entre o tipo de óleo e a temperatura do motor ? ou será que o líquido de refrigeração tá perdendo as propriedades ?
josé ricardo- Prospect
- Mensagens : 41
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
É mais fácil ser o óleo, porque o líquido refrigerante não influencia tanto assim, na verdade ele tem propriedades de aumentar o ponto de ebulição da água (pra não ferver), diminuir o ponto de fusão (pra não congelar, em caso de locais muito frios) e também lubrificar a bomba d'água, entre outras características menos importantes, numa emergência por exemplo, vc pode perfeitamente colocar somente água e andar normalmente, e depois quando puder trocar pelo líquido refrigerante recomendado.
Já no caso do óleo, vc está usando dois tipos de óleo que por suas características tem a fluidez alterada por causa de sua viscosidade, além disso o óleo também tem a função de refrigerar o motor por dentro, no caso 10W30 ele trabalha muito fino em baixas e altas temperaturas e flui com mais facilidade no sistema interno do motor, ajudando assim a aumentar o consumo pelo simples fato de, por ser mais fino, passar com facilidade maior pelos anéis do pistão, e entrar em maior quantidade na queima, no caso do 15W50, ele já é um pouco mais viscoso(grosso) em altas temperaturas e, apesar de também passar pelos anéis do pistão 9acontece com todos), isso acontece com um pouco mais de dificuldade, resultando assim num consumo menor.
Um outro detalhe e, talvez o que deva ser levado em consideração, é que o óleo recomendado para o motor da Lead é o 20W50, portanto acredito que deveria usar sempre o recomendado, pois nos dois tipos de óleo que anda usando, vc está atrapalhando muito a lubrificação numa hora que é crucial para toda a vida útil do motor, que é na partida. Quando dá partida do motor frio, o óleo está todo no cárter, até que ele comece a lubrificar o sistema, existe um tempo para isso acontecer e o óleo precisa ter uma determinada viscosidade, nos dois casos vc até adianta esse tempo de circulação, porém ele começa a circular muito fino tornando a lubrificação pouco eficiente fazendo com isso marcas nas peças móveis que a longo prazo vai fazer vc se arrepender amargamente pela escolha desses dois tipos de óleo. No caso do primeiro é ainda pior, porque vc também está trabalhando em altas temperaturas com óleo também fino demais.
Procure andar com o óleo certo e terá sua gordinha por mais tempo sem prejuízos.
Estou curioso, porquê usa óleo fora da especificação do fabricante?
Espero ter ajudado!!!
Abraço
Já no caso do óleo, vc está usando dois tipos de óleo que por suas características tem a fluidez alterada por causa de sua viscosidade, além disso o óleo também tem a função de refrigerar o motor por dentro, no caso 10W30 ele trabalha muito fino em baixas e altas temperaturas e flui com mais facilidade no sistema interno do motor, ajudando assim a aumentar o consumo pelo simples fato de, por ser mais fino, passar com facilidade maior pelos anéis do pistão, e entrar em maior quantidade na queima, no caso do 15W50, ele já é um pouco mais viscoso(grosso) em altas temperaturas e, apesar de também passar pelos anéis do pistão 9acontece com todos), isso acontece com um pouco mais de dificuldade, resultando assim num consumo menor.
Um outro detalhe e, talvez o que deva ser levado em consideração, é que o óleo recomendado para o motor da Lead é o 20W50, portanto acredito que deveria usar sempre o recomendado, pois nos dois tipos de óleo que anda usando, vc está atrapalhando muito a lubrificação numa hora que é crucial para toda a vida útil do motor, que é na partida. Quando dá partida do motor frio, o óleo está todo no cárter, até que ele comece a lubrificar o sistema, existe um tempo para isso acontecer e o óleo precisa ter uma determinada viscosidade, nos dois casos vc até adianta esse tempo de circulação, porém ele começa a circular muito fino tornando a lubrificação pouco eficiente fazendo com isso marcas nas peças móveis que a longo prazo vai fazer vc se arrepender amargamente pela escolha desses dois tipos de óleo. No caso do primeiro é ainda pior, porque vc também está trabalhando em altas temperaturas com óleo também fino demais.
Procure andar com o óleo certo e terá sua gordinha por mais tempo sem prejuízos.
Estou curioso, porquê usa óleo fora da especificação do fabricante?
Espero ter ajudado!!!
Abraço
Guarinello- Prospect
-
Mensagens : 23
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
Já vi alguns comentários aqui que a honda mudou de óleo tendo um genuíno dela mesmo na especificação 10-30w. Dizem que ela se desentendeu com o fabricante do 20-50w. Ouvi dizer tbm que o 10-30w por ser mais fino lubrifica melhor e por ser semisintético mantém suas propriedades por mais tempo. Na honda lead 2012 dizem que no manual dela já vem especificado o 10-30w. Obrigado pela ajuda !Guarinello escreveu:É mais fácil ser o óleo, porque o líquido refrigerante não influencia tanto assim, na verdade ele tem propriedades de aumentar o ponto de ebulição da água (pra não ferver), diminuir o ponto de fusão (pra não congelar, em caso de locais muito frios) e também lubrificar a bomba d'água, entre outras características menos importantes, numa emergência por exemplo, vc pode perfeitamente colocar somente água e andar normalmente, e depois quando puder trocar pelo líquido refrigerante recomendado.
Já no caso do óleo, vc está usando dois tipos de óleo que por suas características tem a fluidez alterada por causa de sua viscosidade, além disso o óleo também tem a função de refrigerar o motor por dentro, no caso 10W30 ele trabalha muito fino em baixas e altas temperaturas e flui com mais facilidade no sistema interno do motor, ajudando assim a aumentar o consumo pelo simples fato de, por ser mais fino, passar com facilidade maior pelos anéis do pistão, e entrar em maior quantidade na queima, no caso do 15W50, ele já é um pouco mais viscoso(grosso) em altas temperaturas e, apesar de também passar pelos anéis do pistão 9acontece com todos), isso acontece com um pouco mais de dificuldade, resultando assim num consumo menor.
Um outro detalhe e, talvez o que deva ser levado em consideração, é que o óleo recomendado para o motor da Lead é o 20W50, portanto acredito que deveria usar sempre o recomendado, pois nos dois tipos de óleo que anda usando, vc está atrapalhando muito a lubrificação numa hora que é crucial para toda a vida útil do motor, que é na partida. Quando dá partida do motor frio, o óleo está todo no cárter, até que ele comece a lubrificar o sistema, existe um tempo para isso acontecer e o óleo precisa ter uma determinada viscosidade, nos dois casos vc até adianta esse tempo de circulação, porém ele começa a circular muito fino tornando a lubrificação pouco eficiente fazendo com isso marcas nas peças móveis que a longo prazo vai fazer vc se arrepender amargamente pela escolha desses dois tipos de óleo. No caso do primeiro é ainda pior, porque vc também está trabalhando em altas temperaturas com óleo também fino demais.
Procure andar com o óleo certo e terá sua gordinha por mais tempo sem prejuízos.
Estou curioso, porquê usa óleo fora da especificação do fabricante?
Espero ter ajudado!!!
Abraço
josé ricardo- Prospect
- Mensagens : 41
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
como foi dito o 10W30 esta na especificacao de algumas, os modelos mais novos....
e ao contrario do q aconteceu, o oleo mais fino qnd especificado deveria trazer menos aquecimento....
o oleo é recomendado esse mais fino pelas folgas no motor serem menores, logo precisa de oleo mais fino pra passar, usando o mais grosso nao passa facil o q gera maior atrito e isso gera calor....
o consumo ta certo mesmo, qnt mais fino mais passa e queima, porem ao indicar um lubrificante mais fino as folgas sao menores, o q passa deveria ser igual.....
e ao contrario do q aconteceu, o oleo mais fino qnd especificado deveria trazer menos aquecimento....
o oleo é recomendado esse mais fino pelas folgas no motor serem menores, logo precisa de oleo mais fino pra passar, usando o mais grosso nao passa facil o q gera maior atrito e isso gera calor....
o consumo ta certo mesmo, qnt mais fino mais passa e queima, porem ao indicar um lubrificante mais fino as folgas sao menores, o q passa deveria ser igual.....
Convidad- Convidado
óleo
Minha lead tá com 18.000km e só completei o líquido de arrefecimento. Tava usando um óleo 10-30w semisintético e percebi que o ponteiro da temperatura subia mais além de um consumo maior do óleo. Agora tô com um óleo 15-50w tbm semisintético percebi que o ponteiro não sobe tanto. Alguém poderia me explicar se existe essa relação entre o tipo de óleo e a temperatura do motor ? ou será que o líquido de refrigeração tá perdendo as propriedades ?
Sim José, o óleo serve para refrigerar o motor, tanto que a twister tem até radiador de óleo.
Mas fiquei curioso, a sua consumia muito óleo?
Sim José, o óleo serve para refrigerar o motor, tanto que a twister tem até radiador de óleo.
Mas fiquei curioso, a sua consumia muito óleo?
Lead_grafite- Prospect
- Mensagens : 20
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
primeiro lugar agradeço a cooperação e vá desculpando a demora pra responder, pois além do micro tem o trabalho. Coloco 700ml , quando chega a 350 a 450km rodados vou ver tá na pontinha da vareta. já retirei e medir dando 500ml . tbm ando dando pau na moto mas 200ml não acha muito?Lead_grafite escreveu:Minha lead tá com 18.000km e só completei o líquido de arrefecimento. Tava usando um óleo 10-30w semisintético e percebi que o ponteiro da temperatura subia mais além de um consumo maior do óleo. Agora tô com um óleo 15-50w tbm semisintético percebi que o ponteiro não sobe tanto. Alguém poderia me explicar se existe essa relação entre o tipo de óleo e a temperatura do motor ? ou será que o líquido de refrigeração tá perdendo as propriedades ?
Sim José, o óleo serve para refrigerar o motor, tanto que a twister tem até radiador de óleo.
Mas fiquei curioso, a sua consumia muito óleo?
josé ricardo- Prospect
- Mensagens : 41
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
josé ricardo escreveu:primeiro lugar agradeço a cooperação e vá desculpando a demora pra responder, pois além do micro tem o trabalho. Coloco 700ml , quando chega a 350 a 450km rodados vou ver tá na pontinha da vareta. já retirei e medir dando 500ml . tbm ando dando pau na moto mas 200ml não acha muito?Lead_grafite escreveu:Minha lead tá com 18.000km e só completei o líquido de arrefecimento. Tava usando um óleo 10-30w semisintético e percebi que o ponteiro da temperatura subia mais além de um consumo maior do óleo. Agora tô com um óleo 15-50w tbm semisintético percebi que o ponteiro não sobe tanto. Alguém poderia me explicar se existe essa relação entre o tipo de óleo e a temperatura do motor ? ou será que o líquido de refrigeração tá perdendo as propriedades ?
Sim José, o óleo serve para refrigerar o motor, tanto que a twister tem até radiador de óleo.
Mas fiquei curioso, a sua consumia muito óleo?
mas josé, te entendo e acho ruim tanto consumo, porém o recomendado é 800ml
Convidad- Convidado
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
no manual diz 700 apos drenagem 800 apos desmontagem do motor mas se ces usam 800 e nunca deu bode passarei a usarever.o.f escreveu:josé ricardo escreveu:primeiro lugar agradeço a cooperação e vá desculpando a demora pra responder, pois além do micro tem o trabalho. Coloco 700ml , quando chega a 350 a 450km rodados vou ver tá na pontinha da vareta. já retirei e medir dando 500ml . tbm ando dando pau na moto mas 200ml não acha muito?Lead_grafite escreveu:Minha lead tá com 18.000km e só completei o líquido de arrefecimento. Tava usando um óleo 10-30w semisintético e percebi que o ponteiro da temperatura subia mais além de um consumo maior do óleo. Agora tô com um óleo 15-50w tbm semisintético percebi que o ponteiro não sobe tanto. Alguém poderia me explicar se existe essa relação entre o tipo de óleo e a temperatura do motor ? ou será que o líquido de refrigeração tá perdendo as propriedades ?
Sim José, o óleo serve para refrigerar o motor, tanto que a twister tem até radiador de óleo.
Mas fiquei curioso, a sua consumia muito óleo?
mas josé, te entendo e acho ruim tanto consumo, porém o recomendado é 800ml
josé ricardo- Prospect
- Mensagens : 41
Desculpem a ignorância... Temperatura ideal
Pessoal, uma pergunta simples: a Lead de vocês, quando já devidamente aquecida e na temperatura "ideal", onde fica o marcador? Pergunto isso pq a minha não chega exatamente no meio do marcador de temperatura nunca, sempre fica dois tracinhos abaixo do traço grosso do meio... Sou novato, gostaria de saber, isso é um problema?
Outra pergunta inocente, um pouco fora do assunto do tópico mas fico até envergonhado de perguntá-la em outro post: a Lead tem algum aviso de quando entra na reserva do combustível?! Hehe, desculpem a ignorância, peguei a bixinha não faz nem 1 semana
Obrigado!
Outra pergunta inocente, um pouco fora do assunto do tópico mas fico até envergonhado de perguntá-la em outro post: a Lead tem algum aviso de quando entra na reserva do combustível?! Hehe, desculpem a ignorância, peguei a bixinha não faz nem 1 semana
Obrigado!
LucasWS- Scooterista Newbie
-
Mensagens : 59
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
LucasWS escreveu:Pessoal, uma pergunta simples: a Lead de vocês, quando já devidamente aquecida e na temperatura "ideal", onde fica o marcador? Pergunto isso pq a minha não chega exatamente no meio do marcador de temperatura nunca, sempre fica dois tracinhos abaixo do traço grosso do meio... Sou novato, gostaria de saber, isso é um problema?
Outra pergunta inocente, um pouco fora do assunto do tópico mas fico até envergonhado de perguntá-la em outro post: a Lead tem algum aviso de quando entra na reserva do combustível?! Hehe, desculpem a ignorância, peguei a bixinha não faz nem 1 semana
Obrigado!
Lucas,
Normal a temperatura, a grande maioria nunca chega no meio do marcador, Ja a reserva é quando o ponteiro de cosbutivel fica no traço vermelho da parte de baixo, se não me engano quando chega a 1,5 litros de gasolina.
Gabriel Rodrigues- Scooterista
-
Mensagens : 200
Re: temperatura do motor x tipo de óleo
É isso ai Lucas, como o Gabriel disse, a Lead, diferente das outras Scooters da categoria, tem refrigeração liquida e por isso pode ficar tranquilo pq enquantoseu reservatório tiver fluido de arrefecimento ela ficara abaixo do meio no marcador, já na questão da reserva, diferente da maioria das motos pequenas ou as antigas, ela não tem uma chave de combustível para selecionar um tanque reserva, na realidade ela funciona como no tanque de combustível do carro, o marcador tem o traço vermelho, avisando que já esta na hora de abastecer ( um tanque reserva "virtual" )...Gabriel Rodrigues escreveu:LucasWS escreveu:Pessoal, uma pergunta simples: a Lead de vocês, quando já devidamente aquecida e na temperatura "ideal", onde fica o marcador? Pergunto isso pq a minha não chega exatamente no meio do marcador de temperatura nunca, sempre fica dois tracinhos abaixo do traço grosso do meio... Sou novato, gostaria de saber, isso é um problema?
Outra pergunta inocente, um pouco fora do assunto do tópico mas fico até envergonhado de perguntá-la em outro post: a Lead tem algum aviso de quando entra na reserva do combustível?! Hehe, desculpem a ignorância, peguei a bixinha não faz nem 1 semana
Obrigado!
Lucas,
Normal a temperatura, a grande maioria nunca chega no meio do marcador, Ja a reserva é quando o ponteiro de cosbutivel fica no traço vermelho da parte de baixo, se não me engano quando chega a 1,5 litros de gasolina.
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
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