Entrar
Quem está conectado?
Há 12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 1 motor de buscaNenhum
O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Top dos mais postadores
Ishida | ||||
Dalton | ||||
AND FORFUN | ||||
ferkmaciel | ||||
hkario | ||||
sphinks | ||||
Axell Folley | ||||
Saint_ago | ||||
Marc | ||||
Cristiano |
Anuncios
Nenhum anúncio
Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
+3
Ishida
Saint_ago
Komatsu
7 participantes
Página 1 de 1
Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
7 pontos na carteira por desrespeito ao pedestre
Muita atenção para não tomar 7 pontos na carteira; Além de que a multa é um pouco salgada.
Uma lei que já existia, agora é colocada em prática e vai ser cumprida a risca, portanto preste atenção, pois um dos maiores motivos que levam a cometer este erro é a distração.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Abaixo as avenidas e ruas, que estarão sendo monitoradas.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
E é bom lembrar que a educação no transito é muito importante, que salva vidas principalmente.
Mas esta educação, não tem que partir só dos motoristas, pois existem muitos pedestres folgados, que gostam de desafiar aqueles que estão no volante.
Portanto cabe a todos respeitar uns aos outros, e temos que ter respeito e educação uns para com os outros.
Fonte : CET
Komatsu- Scooterista
-
Mensagens : 285
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
O pedestre em primeiro lugar
Por: Geraldo TITE Simões
Pense bem, ninguém nasceu montado na moto! Em algum momento todos nós somos pedestres
Por ser um veículo muito ágil e de pequena área frontal, a moto é muito difícil de ser vista por pedestres. Um simples poste pode esconder a moto. Aquelas placas de publicidade – proibidas – colocadas nas esquinas escondem até um carro! Os pedestres também são muito rápidos e surgem por todas as partes. Essa combinação algumas vezes resulta em encontros desastrosos.
Pelas determinações do código de trânsito brasileiro, o pedestre é o agente mais frágil de trânsito, como tal deve ser respeitado e observado com atenção. Embora não seja praticado por muitos motociclistas, o respeito ao pedestre deve estar na corrente sanguínea de todo agente motorizado do trânsito. Sobretudo o motociclista, porque atropelamento causado por motos provoca um estrago nos dois lados.
A moto é um veículo com muitas pontas: guidão, manete, espelhos retrovisores, pedaleiras, escapamento, são algumas das “pontas” que pode agredir e até perfurar um pedestre.
Por isso existe uma bolinha na ponta das manetes, evitando que ela perfure o corpo do pedestre ou mesmo do motociclista em caso de acidente. Mesmo assim vejo muitos motociclistas que cortam as manetes e ainda lixam a ponta para deixar mais fácil de passar entre os carros!
O bom senso é fundamental na relação moto-pedestre, porque nós estamos zanzando pelos carros e os pedestres também! Existem situações que precisamos redobrar a atenção. Até quando estamos nas faixas exclusivas para motos é preciso ficar ligado porque os pedestres percebem que os carros estão parados e podem achar que está tudo imóvel. De repente a moto aparece! Nas primeiras moto-faixas implantadas em São Paulo aconteceram alguns atropelamentos em função dessa novidade.
Nas estradas e avenidas, por incrível que pareça, o cuidado é justamente próximo das passarelas de pedestre. Acredite, mas tem gente que se recusa a caminhar um pouco mais, subir uma rampa e atravessar seguramente pela passarela e prefere desafiar a sorte atravessando pelo nível da pista!
Crianças na calçada, pais segurando criança pelas mãos, veículo escolar parado são outras condições delicadas porque criança é um serzinho imprevisível e pode sair correndo a qualquer momento. Uma dica para quem tem criança: ao segurá-la pegue pelo punho e não pela mão. Se a criança tentar correr ela não consegue porque fica presa como uma algema.
Campanha paulistana
Recentemente a prefeitura de São Paulo começou uma campanha para reduzir o número de atropelamentos na cidade. O que já era regra em várias cidades do mundo agora chega à São Paulo.
Quando houver a faixa de pedestre, sem o sinal luminoso (semáforo), o pedestre poderá parar o trânsito de veículos com um simples aceno de mão. Se o pedestre levantar o braço ainda na calçada, pare e dê passagem. Mas fique esperto: um olho no pedestre e outro no espelho retrovisor porque quem vem atrás pode não perceber sua ação!
Muito tempo atrás, no Rio de Janeiro, parei em um semáforo para pedestre e levei uma batida por trás! O motorista ainda reclamou afirmando que “ninguém pára nestes semáforos!”.
Mas como toda ação criada sem o devido estudo, as determinações municipais já começaram a gerar confusões. Já se vê pedestre fazendo sinal de mão em faixas equipadas com semáforo específico. Quando houver o sinal luminoso, prevalece a regra universal: hominho vermelho parado, fica na calçada; hominho verde andando, atravesse!
Outra situação que já vem causando incidentes diz respeito à conversão à direita. Segundo determina a lei “Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista atravessando a transversal é infração grave, sujeita a 5 pontos na carteira de habilitação e a uma multa de R$ 127,69.
O que ficou faltando nessa regra? Informar se vale para vias expressas, ruas, grandes avenidas e se na transversal tiver, ou não, o sinal luminoso! Imagine um carro parando na faixa da esquerda de uma grande avenida de mão única para aguardar os pedestres atravessarem a faixa! Faltou mudar as faixas de pedestre de lugar, tirando da esquina! Aguarde para breve muitas colisões.
Para nós motociclistas é uma temeridade parar na via lateral da marginal, por exemplo, tornando-nos um alvo fácil para motoristas de veículos pesados. Antes de criar essa regra também era necessário analisar a mudança do local da faixa.
Outra regra que será intensificada é parar sobre a faixa de pedestre. Mais uma vez esqueceram de mudar a faixa de local, porque em muitas esquinas só é possível observar a rua transversal se o veículo estiver em cima da faixa! Como saber se vem um caminhão pesado sem colocar o carro ou a moto sobre a faixa de pedestre?
Em suma, estas leis foram criadas pensando em algum outro lugar que pouco tem a ver com São Paulo. Essas leis não são novas e só estão sendo lembradas para tentar trazer um pouco de civilidade na maior cidade que receberá jogos da Copa do Mundo em 2014. O objetivo é tentar adequar nossos motoristas ao padrão dos turistas internacionais.
Claro que são muito bem vindas e inclusive acompanhadas de outras, mas merecia um pouco mais de cuidado na redação dos textos (para variar) e na observação do atual status da cidade. Algumas faixas precisão mudar de lugar urgentemente sob risco de corrigir de um lado e estragar de outro.
Uma regra que criaria imediatamente é punir da forma mais severa possível – incluindo prisão em flagrante – todo motociclista que deliberadamente trafegar na calçada como forma de driblar o trânsito. INCLUSIVE OS MOTOCICLISTAS DA POLÍCIA! Acho um crime rodar de moto pela calçada sob qualquer pretexto. Deveria receber uma punição com perda imediata da carteira de habilitação e multa pesadíssima.
E não pense que essa atitude é exclusiva de motoboys, porque cansei de ver donos de BMW, Ducati e Harley-Davidson trafegando solenemente pela calçada como se fosse uma extensão da rua.
O que diz a lei
Os principais enquadramentos e multas que serão intensificados em São Paulo são:
Deixar de dar preferência a pedestres/ciclistas na faixa a eles detinada (gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53)
Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista que não haja concluído a travessia (gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53)
Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista atravessando a transversal (infração grave, 5 pontos, R$ 127,69)
Parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso (média, 3 pontos, R$ 85,12)
Por: Geraldo TITE Simões
Pense bem, ninguém nasceu montado na moto! Em algum momento todos nós somos pedestres
Por ser um veículo muito ágil e de pequena área frontal, a moto é muito difícil de ser vista por pedestres. Um simples poste pode esconder a moto. Aquelas placas de publicidade – proibidas – colocadas nas esquinas escondem até um carro! Os pedestres também são muito rápidos e surgem por todas as partes. Essa combinação algumas vezes resulta em encontros desastrosos.
Pelas determinações do código de trânsito brasileiro, o pedestre é o agente mais frágil de trânsito, como tal deve ser respeitado e observado com atenção. Embora não seja praticado por muitos motociclistas, o respeito ao pedestre deve estar na corrente sanguínea de todo agente motorizado do trânsito. Sobretudo o motociclista, porque atropelamento causado por motos provoca um estrago nos dois lados.
A moto é um veículo com muitas pontas: guidão, manete, espelhos retrovisores, pedaleiras, escapamento, são algumas das “pontas” que pode agredir e até perfurar um pedestre.
Por isso existe uma bolinha na ponta das manetes, evitando que ela perfure o corpo do pedestre ou mesmo do motociclista em caso de acidente. Mesmo assim vejo muitos motociclistas que cortam as manetes e ainda lixam a ponta para deixar mais fácil de passar entre os carros!
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
O bom senso é fundamental na relação moto-pedestre, porque nós estamos zanzando pelos carros e os pedestres também! Existem situações que precisamos redobrar a atenção. Até quando estamos nas faixas exclusivas para motos é preciso ficar ligado porque os pedestres percebem que os carros estão parados e podem achar que está tudo imóvel. De repente a moto aparece! Nas primeiras moto-faixas implantadas em São Paulo aconteceram alguns atropelamentos em função dessa novidade.
Nas estradas e avenidas, por incrível que pareça, o cuidado é justamente próximo das passarelas de pedestre. Acredite, mas tem gente que se recusa a caminhar um pouco mais, subir uma rampa e atravessar seguramente pela passarela e prefere desafiar a sorte atravessando pelo nível da pista!
Crianças na calçada, pais segurando criança pelas mãos, veículo escolar parado são outras condições delicadas porque criança é um serzinho imprevisível e pode sair correndo a qualquer momento. Uma dica para quem tem criança: ao segurá-la pegue pelo punho e não pela mão. Se a criança tentar correr ela não consegue porque fica presa como uma algema.
Campanha paulistana
Recentemente a prefeitura de São Paulo começou uma campanha para reduzir o número de atropelamentos na cidade. O que já era regra em várias cidades do mundo agora chega à São Paulo.
Quando houver a faixa de pedestre, sem o sinal luminoso (semáforo), o pedestre poderá parar o trânsito de veículos com um simples aceno de mão. Se o pedestre levantar o braço ainda na calçada, pare e dê passagem. Mas fique esperto: um olho no pedestre e outro no espelho retrovisor porque quem vem atrás pode não perceber sua ação!
Muito tempo atrás, no Rio de Janeiro, parei em um semáforo para pedestre e levei uma batida por trás! O motorista ainda reclamou afirmando que “ninguém pára nestes semáforos!”.
Mas como toda ação criada sem o devido estudo, as determinações municipais já começaram a gerar confusões. Já se vê pedestre fazendo sinal de mão em faixas equipadas com semáforo específico. Quando houver o sinal luminoso, prevalece a regra universal: hominho vermelho parado, fica na calçada; hominho verde andando, atravesse!
Outra situação que já vem causando incidentes diz respeito à conversão à direita. Segundo determina a lei “Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista atravessando a transversal é infração grave, sujeita a 5 pontos na carteira de habilitação e a uma multa de R$ 127,69.
O que ficou faltando nessa regra? Informar se vale para vias expressas, ruas, grandes avenidas e se na transversal tiver, ou não, o sinal luminoso! Imagine um carro parando na faixa da esquerda de uma grande avenida de mão única para aguardar os pedestres atravessarem a faixa! Faltou mudar as faixas de pedestre de lugar, tirando da esquina! Aguarde para breve muitas colisões.
Para nós motociclistas é uma temeridade parar na via lateral da marginal, por exemplo, tornando-nos um alvo fácil para motoristas de veículos pesados. Antes de criar essa regra também era necessário analisar a mudança do local da faixa.
Outra regra que será intensificada é parar sobre a faixa de pedestre. Mais uma vez esqueceram de mudar a faixa de local, porque em muitas esquinas só é possível observar a rua transversal se o veículo estiver em cima da faixa! Como saber se vem um caminhão pesado sem colocar o carro ou a moto sobre a faixa de pedestre?
Em suma, estas leis foram criadas pensando em algum outro lugar que pouco tem a ver com São Paulo. Essas leis não são novas e só estão sendo lembradas para tentar trazer um pouco de civilidade na maior cidade que receberá jogos da Copa do Mundo em 2014. O objetivo é tentar adequar nossos motoristas ao padrão dos turistas internacionais.
Claro que são muito bem vindas e inclusive acompanhadas de outras, mas merecia um pouco mais de cuidado na redação dos textos (para variar) e na observação do atual status da cidade. Algumas faixas precisão mudar de lugar urgentemente sob risco de corrigir de um lado e estragar de outro.
Uma regra que criaria imediatamente é punir da forma mais severa possível – incluindo prisão em flagrante – todo motociclista que deliberadamente trafegar na calçada como forma de driblar o trânsito. INCLUSIVE OS MOTOCICLISTAS DA POLÍCIA! Acho um crime rodar de moto pela calçada sob qualquer pretexto. Deveria receber uma punição com perda imediata da carteira de habilitação e multa pesadíssima.
E não pense que essa atitude é exclusiva de motoboys, porque cansei de ver donos de BMW, Ducati e Harley-Davidson trafegando solenemente pela calçada como se fosse uma extensão da rua.
O que diz a lei
Os principais enquadramentos e multas que serão intensificados em São Paulo são:
Deixar de dar preferência a pedestres/ciclistas na faixa a eles detinada (gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53)
Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista que não haja concluído a travessia (gravíssima, 7 pontos, R$ 191,53)
Deixar de dar preferência a pedestre/ciclista atravessando a transversal (infração grave, 5 pontos, R$ 127,69)
Parar sobre a faixa de pedestre na mudança de sinal luminoso (média, 3 pontos, R$ 85,12)
Komatsu- Scooterista
-
Mensagens : 285
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
Pois é. Eu SEMPRE paro para pedestres, a não ser que na faixa tenha semáforo para eles. Aí eu só paro quando está fechado pra gente. Eu espero TODOS atravessarem mesmo que o semáforo para os motoristas esteja aberto. Hoje mesmo levei várias buzinadas por causa disso, mas que se dane. Tenho percebido que ao menos na região da Paulista, os motoristas estão tomando mais cuidado e respeitando a faixa e os pedestres, mas infelizmente o mesmo não ocorre com a maioria dos motoqueiros.. basta o semáforo da transversal ficar amarelo pros cachorros loucos sairem queimando a faixa, independente de quem esteja nela. Isso sem falar nas vezes que há semáforos de 3 fases, que o povo simplesmente ignora e atravessa com o semáforo para pedestres no verde.
Por experiência própria, como pedestre, motorista e motociclista, tenho percebido que as coisas estão melhorando. Mas ainda falta MUITO, mas MUITO MESMO para chegarmos ao nível de países civilizados quanto ao respeito às regras de trânsito, e especialmente com relação aos pedestres.
Por experiência própria, como pedestre, motorista e motociclista, tenho percebido que as coisas estão melhorando. Mas ainda falta MUITO, mas MUITO MESMO para chegarmos ao nível de países civilizados quanto ao respeito às regras de trânsito, e especialmente com relação aos pedestres.
Última edição por Saint_ago em Qua 21 Set 2011, 23:48, editado 1 vez(es)
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
Com certeza,
o Brasil precisa investir MUITO em campanhas publicitárias, educando pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas para uma convivência pacífica.
O que muitos se esquecem é que : SOMOS TODOS PEDESTRES !!
.
o Brasil precisa investir MUITO em campanhas publicitárias, educando pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas para uma convivência pacífica.
O que muitos se esquecem é que : SOMOS TODOS PEDESTRES !!
.
Komatsu- Scooterista
-
Mensagens : 285
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
Eu sempre dou a preferência, mas isso não quer dizer que eu deixe de xingar o pedestre e toda a geração dele quando ele atravessa fora da faixa no meio dos carros a 5m da faixa a ele destinada...
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
Não conheço muito o transito de la, mas dizem que em Brasilia se respeita muito mais a faixa de pedestres do que no restante do pais...
ferkmaciel- Scooterista Raiz
-
Mensagens : 915
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
O pior é que com essa campanha de esticar a mão para pedir prefer6encia, eu já ví algumas pessoas quase perdendo a mão...rsrs
Convidad- Convidado
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
Essa campanha da faixa de pedestres é um pouco complicada. Explico:
Trabalho entre a Rua da Consolação e a R. Augusta, onde tem a campanha. Colocaram placas, faixas, pessoas contratadas com umas placas amarelas no formato de mãos (sobre as mãos), CET multando, etc.
Só que a campanha não se abrange toda a cidade. Aí o carinha que não sabe (mas deveria, lógico) vem para a região da r. Augusta e fica buzinando (ou quase bate) qdo a pessoa da frente para para o pedestre.
Além disso, tem uns pedestres com espírito de porco, que qdo veem os carros apertam o passo só para fazer o cara parar ou ser multado. Já vi acontecendo, inclusive comigo.
Temos que melhorar muito ainda...
Abs.
Márcio
Trabalho entre a Rua da Consolação e a R. Augusta, onde tem a campanha. Colocaram placas, faixas, pessoas contratadas com umas placas amarelas no formato de mãos (sobre as mãos), CET multando, etc.
Só que a campanha não se abrange toda a cidade. Aí o carinha que não sabe (mas deveria, lógico) vem para a região da r. Augusta e fica buzinando (ou quase bate) qdo a pessoa da frente para para o pedestre.
Além disso, tem uns pedestres com espírito de porco, que qdo veem os carros apertam o passo só para fazer o cara parar ou ser multado. Já vi acontecendo, inclusive comigo.
Temos que melhorar muito ainda...
Abs.
Márcio
marcion- Scooterista
-
Mensagens : 127
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
Jabaquara tem tanto atropelamento assim? Vixi...
Qdo eu for pra SP, vou ter q tomar cuidado, pq vou chegar sem o habito... e essa avenida é a que mais uso, pq é perto de casa...
Qdo eu for pra SP, vou ter q tomar cuidado, pq vou chegar sem o habito... e essa avenida é a que mais uso, pq é perto de casa...
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Faixa de Pedestres - ATENÇÃO
Não deveria ser lei, mas sim, bom senso...................... tt. de quem tá motorizado, qto. de quem tá de pedestre....
Como 99% do tempo estou motorizado, então enxergo mais o lado dos "não pedestres"......... o q/ tem pedestre folgado, não tá no gibi..... na Haddock Lobo, há uns dias atrás, uma pedestre atravessava a rua fora da faixa, e a [CENSURADO PELO HONDA LEAD CLUBE] ainda pára no meio da rua p/ arrumar o sapato..... numa boa, acho q/ deveriam educar / multar pedestre q/ atravessa fora da faixa tb. !!!
E, não.... não estou defendendo os motorizados..... víra e mexe posto no Facebook como tá dando medo andar por SP, tamanha incompetência dos mesmos....
E, sim.... no 1% q/ sou pedestre, atravesso na faixa, dou uma corridinha se vejo q/ o sinal vai abrir p/ os motorizados, e etc. ....
Se todos fizessem a sua parte....
Como 99% do tempo estou motorizado, então enxergo mais o lado dos "não pedestres"......... o q/ tem pedestre folgado, não tá no gibi..... na Haddock Lobo, há uns dias atrás, uma pedestre atravessava a rua fora da faixa, e a [CENSURADO PELO HONDA LEAD CLUBE] ainda pára no meio da rua p/ arrumar o sapato..... numa boa, acho q/ deveriam educar / multar pedestre q/ atravessa fora da faixa tb. !!!
E, não.... não estou defendendo os motorizados..... víra e mexe posto no Facebook como tá dando medo andar por SP, tamanha incompetência dos mesmos....
E, sim.... no 1% q/ sou pedestre, atravesso na faixa, dou uma corridinha se vejo q/ o sinal vai abrir p/ os motorizados, e etc. ....
Se todos fizessem a sua parte....
Marc- Scooterista
-
Mensagens : 366
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
Seg 21 Fev 2022, 23:46 por Siveira
» Honda Lead trepidando quando parada
Qui 20 Jan 2022, 18:31 por Convidado
» A transformação da minha LEAD 2012
Seg 27 Dez 2021, 07:59 por wendiko
» Temperatura do Motor
Ter 20 Abr 2021, 00:42 por rafacof
» Estou chegando...
Qua 04 Nov 2020, 19:13 por sergio eliaz
» Troca de miolo da ignição
Qua 19 Ago 2020, 14:22 por Ishida
» [ Novatos ] Apresente-se
Dom 07 Jun 2020, 00:40 por Admin
» Lead - Aumentar Potencia!!!!
Qua 25 Mar 2020, 14:22 por MICHELLE FERNANDES
» E agora?! rs
Ter 17 Mar 2020, 11:33 por Breno