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Kits de aumento de cilindrada
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Kits de aumento de cilindrada
Esse artigo é bem antigo, mas dá uma ideia do que pode ser feito na lead... Vi que existem quis de 125cc para a pop por 450 reais. Mas como a lead tem taxa de compressão bem alta, acho que pode dar mais dor de cabeça...
Kits de aumento de cilindrada(copiado do motosblog)
É muito comum, principalmente em Motos de baixa cilindrada, encontrar kits que prometem aumentar a cilindrada das motos e consequentemente a potencia e torque. Mas é importante saber muito bem sobre as vantagens, desvantagens e os riscos de utilizar este tipo de preparação em sua Moto.
Eu já tive um destes. Tinha uma Twister 2003 e um belo dia resolvi instalar um kit que aumentava o motor para 293cc (original tem 249cc). Então comprei um kit vendido por uma famosa loja de retífica de motores na Rua General Osório, em São Paulo.
O Kit era composto de Pistão, Aneis, Pino de Pistão e Cilindro com Camisa.
(fotos)
O funcionamento é simples: O cilindro é mais largo (diâmetro maior), então quando o pistão estã descendo (Tempo da admissão), entra mais gas combustível no motor. Quando o pistão está subindo (Tempo da compressão), a maior quantidade de gas vai se concentrar na camara de combustão (no cabeçote). Como tem mais gas, mas a camara de combustão ainda é do mesmo tamanho, então a taxa de compressão será maior, afinal, mais gas está comprimido num mesmo espaço. Quando a faísca da vela é produzida, a explosão do combustível é muito mais potente e empurra o pistão pra baixo com muito mais força. Por isso é um dos tipos de preparação mais eficientes.
Porém, nem tudo são rosas. Por conta da taxa de compressão ser maior e a explosão de cada giro ser mais forte, o restante do motor pode não aguentar esta situação por muito tempo. É muito comum ver problemas com pino de pistão, biela e rolamentos de virabrequim – peças que recebem diretamente o impacto da explosão. Além disso, o uso de pistões, de baixa qualidade também pode ocasionar quebras. É muito comum o uso de pistões de carro neste tipo de preparação. Evite isso. Prefira sempre os pistões forjados, próprios para motos, e que tenham a mesma medida de pino da original, pois caso contrário será necessário fazer o embuchamento da peça, um procedimento que nunca fica bom e sempre dá problema.
O kit que instalei na minha moto tinha um pistão proprio para motos, mas não era forjado, e sim fundido. Ele durou 2500 km na moto… nestes 2500 km a moto realmente ficou muito mais potente… mas o pino do pistão não aguentou e quebrou, causando a quebra de todo o resto da parte de cima e de baixo do motor. Tive um grande prejuízo na época. Mas há quem diga que usa pistões forjados da Wiseco em Kits de 285cc, e que já perduram por mais de 20 mil km sem nenhum problema.
Kits de aumento de cilindrada(copiado do motosblog)
É muito comum, principalmente em Motos de baixa cilindrada, encontrar kits que prometem aumentar a cilindrada das motos e consequentemente a potencia e torque. Mas é importante saber muito bem sobre as vantagens, desvantagens e os riscos de utilizar este tipo de preparação em sua Moto.
Eu já tive um destes. Tinha uma Twister 2003 e um belo dia resolvi instalar um kit que aumentava o motor para 293cc (original tem 249cc). Então comprei um kit vendido por uma famosa loja de retífica de motores na Rua General Osório, em São Paulo.
O Kit era composto de Pistão, Aneis, Pino de Pistão e Cilindro com Camisa.
(fotos)
O funcionamento é simples: O cilindro é mais largo (diâmetro maior), então quando o pistão estã descendo (Tempo da admissão), entra mais gas combustível no motor. Quando o pistão está subindo (Tempo da compressão), a maior quantidade de gas vai se concentrar na camara de combustão (no cabeçote). Como tem mais gas, mas a camara de combustão ainda é do mesmo tamanho, então a taxa de compressão será maior, afinal, mais gas está comprimido num mesmo espaço. Quando a faísca da vela é produzida, a explosão do combustível é muito mais potente e empurra o pistão pra baixo com muito mais força. Por isso é um dos tipos de preparação mais eficientes.
Porém, nem tudo são rosas. Por conta da taxa de compressão ser maior e a explosão de cada giro ser mais forte, o restante do motor pode não aguentar esta situação por muito tempo. É muito comum ver problemas com pino de pistão, biela e rolamentos de virabrequim – peças que recebem diretamente o impacto da explosão. Além disso, o uso de pistões, de baixa qualidade também pode ocasionar quebras. É muito comum o uso de pistões de carro neste tipo de preparação. Evite isso. Prefira sempre os pistões forjados, próprios para motos, e que tenham a mesma medida de pino da original, pois caso contrário será necessário fazer o embuchamento da peça, um procedimento que nunca fica bom e sempre dá problema.
O kit que instalei na minha moto tinha um pistão proprio para motos, mas não era forjado, e sim fundido. Ele durou 2500 km na moto… nestes 2500 km a moto realmente ficou muito mais potente… mas o pino do pistão não aguentou e quebrou, causando a quebra de todo o resto da parte de cima e de baixo do motor. Tive um grande prejuízo na época. Mas há quem diga que usa pistões forjados da Wiseco em Kits de 285cc, e que já perduram por mais de 20 mil km sem nenhum problema.
paruvitu- Scooterista
-
Mensagens : 200
Re: Kits de aumento de cilindrada
Ai eu não vi vantagem.
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Kits de aumento de cilindrada
Eh, vc vair ter um motor preparado, mas ainda com limitação no giro...
paruvitu- Scooterista
-
Mensagens : 200
Re: Kits de aumento de cilindrada
Acho que não basta só trocar as partes internas do motor, tb precisa remapear totalmente a injeção eletrônica, uma vez que o motor será totalmente novo e com novas características e reações...
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Kits de aumento de cilindrada
Para isso utiliza-se o Fuel Controler.
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Kits de aumento de cilindrada
alguem sabe alguma coisa sobre o limitador de velocidade que a motoca tem..se tem como tirar..
:S
meeeee ela corta giro nos 80km/h FICOOO puta com isso ..haha e com o barulho que faz :S
:S
meeeee ela corta giro nos 80km/h FICOOO puta com isso ..haha e com o barulho que faz :S
prifloripa- Prospect
-
Mensagens : 20
Re: Kits de aumento de cilindrada
prifloripa escreveu:alguem sabe alguma coisa sobre o limitador de velocidade que a motoca tem..se tem como tirar..
:S
meeeee ela corta giro nos 80km/h FICOOO puta com isso ..haha e com o barulho que faz :S
pra lambretinha ta bom essa velocidade...
agora imagina vc pegar uma cratera a 100KM/h... vixxx
AndreCB600- Prospect
-
Mensagens : 20
Re: Kits de aumento de cilindrada
onde eu passo aqui por floripa é tranquilo..OPERAÇÃO TAPETE PRETO huashushsausua
prifloripa- Prospect
-
Mensagens : 20
Re: Kits de aumento de cilindrada
Onde vc passa? A cidade em geral nao ta tao bem cuidada, como o resto do Brasil.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Kits de aumento de cilindrada
Dalton, te levo na minha garupa e te mostro por onde eu passo então u.u'
prifloripa- Prospect
-
Mensagens : 20
Re: Kits de aumento de cilindrada
prifloripa escreveu:Dalton, te levo na minha garupa e te mostro por onde eu passo então u.u'
Não precisa o Dalton acredita na sua palavra, já eu tenho as minhas duvidas em... melhor eu ganhar a carona em floripa.
AND FORFUN- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1241
Re: Kits de aumento de cilindrada
To indo então Pri... me pega no aeroporto.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Kits de aumento de cilindrada
prifloripa escreveu:alguem sabe alguma coisa sobre o limitador de velocidade que a motoca tem..se tem como tirar..
:S
meeeee ela corta giro nos 80km/h FICOOO puta com isso ..haha e com o barulho que faz :S
Dê uma olhada no Forum de Discussão sobre o Fuel Controller Servitec - [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Talvez te ajude nisso..
Tenho um amigo que transformou a Burgman dele em 150, ficou muito bacana, anda bem e não aumentou tanto o consumo..
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Kits de aumento de cilindrada
olha que o cara já pagou e vai fazer na Prima 150
vou acompanhando e posto para vocês se a do cara deu resultado:
vou acompanhando e posto para vocês se a do cara deu resultado:
epaniago
Registrado: Ontem
Localização: MT
Conectado: Desconectado
Mensagens: 5
Enviado: Ontem as 20:09
Pessoal, amanha (quinta) vou fazer algumas alterações no motor da gordinha
(sei que vou perdera a garantia).
Cabeçote, carburador e escape, etc.
Serei o cobaia da vez, ela irá pular de 150cc pra 205cc (valor estimado R$ 500,00)
na segunda estará pronta e posto os resultados,
o mecânico (treinado na Kasinski) fará as modificações com segurança.
Registrado: Ontem
Localização: MT
Conectado: Desconectado
Mensagens: 5
Enviado: Ontem as 20:09
Pessoal, amanha (quinta) vou fazer algumas alterações no motor da gordinha
(sei que vou perdera a garantia).
Cabeçote, carburador e escape, etc.
Serei o cobaia da vez, ela irá pular de 150cc pra 205cc (valor estimado R$ 500,00)
na segunda estará pronta e posto os resultados,
o mecânico (treinado na Kasinski) fará as modificações com segurança.
Última edição por ever.o.f em Sex 16 Dez 2011, 14:07, editado 2 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Kits de aumento de cilindrada
e o fuel controller passou por uma revisada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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manual
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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manual
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Última edição por ever.o.f em Qui 10 Nov 2011, 18:59, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Kits de aumento de cilindrada
ever.o.f escreveu:e o fuel controller passou por uma revisada:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Bacana as mudanças hein... ó dúvida cruel, será que eu compro um destes ?
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Kits de aumento de cilindrada
to juntando verba, mas vou comprar
vou ser a Lead mais veloz de arrancada da cidade de SP
Características do NOVO Fuel Controller
- Duas unidades separadas: módulo de potência e painel de programação
- Módulo de potência totalmente independente do painel
- O painel de programação não é a prova d’água e não precisa ficar permanente na moto
- Simulador de sonda lambda
- Visualização em tempo real da mistura (através da leitura atual da sonda lambda da moto)
Compatível com motos: CB 300R, XRE 300, Lead 110, YS 250 Fazer, XTZ 250 Lander, BIZ 125, NXR 150 Bros, CG 150 e CG 150 Flex
Dá pra esconder de forma que os caras da Honda nunca irão encontrar
vou ser a Lead mais veloz de arrancada da cidade de SP
Características do NOVO Fuel Controller
- Duas unidades separadas: módulo de potência e painel de programação
- Módulo de potência totalmente independente do painel
- O painel de programação não é a prova d’água e não precisa ficar permanente na moto
- Simulador de sonda lambda
- Visualização em tempo real da mistura (através da leitura atual da sonda lambda da moto)
Compatível com motos: CB 300R, XRE 300, Lead 110, YS 250 Fazer, XTZ 250 Lander, BIZ 125, NXR 150 Bros, CG 150 e CG 150 Flex
Dá pra esconder de forma que os caras da Honda nunca irão encontrar
Última edição por ever.o.f em Qui 10 Nov 2011, 19:26, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Kits de aumento de cilindrada
só não esquece dos pneus, freios e supensões tb.. e do curso de pilotagem do Komatsu...ever.o.f escreveu:to juntando verba, mas vou comprar
vou ser a Lead mais veloz de arrancada da cidade de SP
senão vc só vai chegar mais rápido no céu..
Ishida- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 2600
Re: Kits de aumento de cilindrada
Ishida escreveu:...vai chegar mais rápido no céu..
Convidad- Convidado
Re: Kits de aumento de cilindrada
Mais arrancada? Taí uma coisa que a Lead não precisa. hehe
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: Kits de aumento de cilindrada
ever.o.f escreveu:olha que o cara já pagou e vai fazer na Prima 150
vou acompanhando e posto para vocês se a do cara deu resultado:epaniago
Registrado: Ontem
Localização: MT
Conectado: Desconectado
Mensagens: 5
Enviado: Ontem as 20:09
Pessoal, amanha (quinta) vou fazer algumas alterações no motor da gordinha
(sei que vou perdera a garantia).
Cabeçote, carburador e escape, etc.
Serei o cobaia da vez, ela irá pular de 150cc pra 205cc (valor estimado R$ 500,00)
na segunda estará pronta e posto os resultados,
o mecânico (treinado na Kasinski) fará as modificações com segurança.
ta ai o resultado do epaniago no fórum da prima:
Pessoal, hoje eu fiz os ajustes nas válvulas para ver se nao estavam encostando no pistão.
tudo certo, aí fui "liberado" pelo mecânico a colar o acelerador, fui para a BR pegar uma retona lisinha.
Segue resultado em video (tô gostando dessa parada de gravar com o celular),
só é duro o vento na cara com uma mão a 130km/h)
A gordinha chegou a 130km/h ha ha ha
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esse video é medindo o tempo de 0-40, 0-80 e 0-100km/h
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
os roletes ainda são os originais, pois ainda nao chegaram os esportivos.
falta só chegar as roletes pra melhorar ainda mais.
Aos interessados, o mecanico aqui (MT) disse que se mandar as peças ele faz os ajustes.
Somando tudo ficou quase 800 reais.
mas compensou cada centavo, Honda nao me guenta não, deixo todas para traz rs rs.
Prima 150
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Convidad- Convidado
Re: Kits de aumento de cilindrada
novos resultados da modificação da rpima 150
Pessoal
Os roletes chegaram!!! e as medidas estavam certas,
melhorou bastante, agora ela mantém acima de 110 fácil fácil, e na descida com pouca inclinação chegou
aos 130km.
um pouco frouxa de saída, acho que nao vou conseguir mais ir de 0 a 40 em 2segundos e de 0 a 80
em 7segundos Respondendo aos amigos Marcos e Diego Rodrigues: os roletes mais pesados aumentaram em 10km/h na
reta, ou seja, onde antes mantinha nos 105km/k agora mantém 115km/h e em 7500RPM. Preciso subir o giro do motor para suprir a fome do novo pistão, estou vendo no ebay um carburador
melhor com a saída de 30mm (o original é de 24mm) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649#ht_4295wt_905 e vou trocar também o variador por esse do link e pegar outros roletes mais pesados, talvez de 14 ou 15g
ramas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649#ht_2575wt_1076
Pessoal
Os roletes chegaram!!! e as medidas estavam certas,
melhorou bastante, agora ela mantém acima de 110 fácil fácil, e na descida com pouca inclinação chegou
aos 130km.
um pouco frouxa de saída, acho que nao vou conseguir mais ir de 0 a 40 em 2segundos e de 0 a 80
em 7segundos Respondendo aos amigos Marcos e Diego Rodrigues: os roletes mais pesados aumentaram em 10km/h na
reta, ou seja, onde antes mantinha nos 105km/k agora mantém 115km/h e em 7500RPM. Preciso subir o giro do motor para suprir a fome do novo pistão, estou vendo no ebay um carburador
melhor com a saída de 30mm (o original é de 24mm) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649#ht_4295wt_905 e vou trocar também o variador por esse do link e pegar outros roletes mais pesados, talvez de 14 ou 15g
ramas [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649#ht_2575wt_1076
Convidad- Convidado
Re: Kits de aumento de cilindrada
Legal o que esse cara fez na motoca dele....
Já ficaria contente se tivesse um kit que fizesse a nossa motoca colar o ponteiro (110 Km/h) ja tava bão demais.....
Abraços
Já ficaria contente se tivesse um kit que fizesse a nossa motoca colar o ponteiro (110 Km/h) ja tava bão demais.....
Abraços
MunizFera- Scooterista
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