Honda Scooter Clube do Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 292 em Qua 27 Out 2021, 00:34
Anuncios

    Nenhum anúncio

    maio 2024
    DomSegTerQuaQuiSexSáb
       1234
    567891011
    12131415161718
    19202122232425
    262728293031 

    Calendário Calendário


    iniciante

    +3
    Ishida
    marcion
    lfbraz
    7 participantes

    Ir para baixo

    iniciante Empty iniciante

    Mensagem  lfbraz Seg 14 Nov 2011, 12:01

    Olá Pessoal,

    Estou começando a amadurecer a idéia de comprar uma scooter para utilizar no dia-a-dia casa/trabalho. Sempre fui uma pessoa que vivia dizendo que "nunca" teria uma moto, que achava muito perigoso, etc,etc. Porém nos últimos tempos devido ao caos de São Paulo, estou pensando seriamente em comprar uma scooter.

    Estou pensando em comprar uma para fazer pequenos trajetos próximos de casa, para ir me acostumando e só depois de um bom tempo começar a encarar o transito mesmo.

    A minha pretensão é ir e voltar com segurança (rs...), e gostaria de saber se é muito complicado (para quem está iniciando) se manter em uma faixa segura.
    Sou motorista de carro e sei que quando você não tem experiencia é só jogar pra direita e deixar os mais apressados passarem. Porém acho que com moto a mesma regra não se aplica (afinal os carros estarão no congestionamento à direita..rs), desta forma fico um pouco preocupado em andar junto com as motos mais rápidas.

    É mais perigoso pegar uma via tipo "marg. pinheiros" (são paulo) onde a distancia das faixas entre os carros é mais larga e o transito geralmente está parado (porém a velocidade é maior) ou uma via de limite de 60 com faixas estreitas e transito também caótico.

    Sei que minhas perguntas são complicadas pois dependerão da prudencia e de cada situação do dia-a-dia porém se vocês puderem compartilhar a experiencia de vocês relativa à época em que estavam iniciando neste "mundo" ficarei muito agradecido.
    avatar
    lfbraz
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 4

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  marcion Seg 14 Nov 2011, 20:46

    lfbraz,

    vou tentar responder algumas das suas perguntas.
    Assim como vc, sempre fui motorista de carro (e tb ciclista). Em julho deste ano mudei a categoria da CNH para pilotar motos e comprei uma scooter.
    A mobilidade, versatilidade e tb economia fez com que aposentasse o carro, o qual ficou praticamente sem uso. Resolvi ficar só com o carro da minha esposa na garagem e vendi o meu na semana passada (isso que era um belo carro automático e com 30.000km).
    Qto à segurança, vc tem que estar sempre muito atento, pois muitos motoristas não respeitam motociclistas, mas nada que com atenção não dê para andar com uma boa margem de segurança.
    Qto a andar em corredores, como não costumo andar por vias movimentadas, pego pouco e sempre em baixa velocidade.
    Gostei tanto da brincadeira que acabei de pegar uma moto gde, uma big trail de 800 cilindradas. Fui até Serra Negra ontem para dar uma volta...

    Vai com fé que vc não vai se arrepender.
    Abs.
    Márcio
    marcion
    marcion
    Scooterista
    Scooterista

    Masculino

    Mensagens : 127

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  lfbraz Seg 14 Nov 2011, 22:17

    Olá marcion,

    Primeiramente obrigado pela rápida resposta e parabéns pela nova moto !! Curta bastante ela ...

    Então, na verdade o meu objetivo não é manter uma velocidade alta não, para mim o máximo de 80 km será com certeza mais do que suficiente.
    Na verdade falei sobre a marginal justamente porque estou meio que montando um plano de rotas menos periogosas na minha cabeça. Quando citei a marginal estava pensando nas faixas não-expressas, ou mesmo em pegar outras avenidas onde a velocidade da pista não seja tão alta (se ocorrer um acidente possivelmente os estragos seriam menores).

    Não sei, mas as scooters aparentam mais segurança principalmente para quem está iniciando neste mundo (pode ser impressão) e por isto estava pensando em pegar uma lead ou uma burgman.
    Depois de pesquisar bastante a lead parece ser o ideal para o que estou procurando e estou pensando em Janeiro/2012 pegar uma zero.

    Novamente agradeço pelos seus comentários, foram muito úteis para mim !!

    Abraço,
    Luiz


    avatar
    lfbraz
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 4

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Ishida Seg 14 Nov 2011, 23:41

    Lfbraz, faço minhas as palavras do Marcion. Desde que comprei a minha gorducha, tenho evitado ao máximo usar um veiculo 4 rodas..

    Quanto à Marginal e demais vias expressas, procuro evitar partindo pra vias secundarias, principalmente quando elas estão paradas, pq é justamente nesse momento que os motoristas mais distraídos mudam de faixa repentinamente sem avisar e sem olhar pra ver se vem alguma moto pelo corredor...

    Já presenciei alguns acidentes desse tipo na Rebouças ... Se vc quiser conversar pessoalmente, apareça num dos nossos encontros e com certeza ficaremos muito felizes em poder te ajudar na escolha e te mostrar tudo que a Lead pode te oferecer...
    Ishida
    Ishida
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 2600

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  lfbraz Ter 15 Nov 2011, 11:57

    legal Ishida, valeu pelas dicas...

    Vou tentar tirar carta para motos e depois começar a procurar uma scooter. Posto as mensagens aqui quando tiver minhas primeiras impressões.

    Abraços e obrigado novamente !!
    Luiz
    avatar
    lfbraz
    Curioso
    Curioso

    Mensagens : 4

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Iniciante 2

    Mensagem  Carlos Hugo Qui 05 Jan 2012, 14:44

    Boa tarde galera! Estou entrando para este grupo pois estou em processo de compra de minha primeira moto, no caso uma Lead 2012. Devo recebe-la no dia 22. Tenho carro, mas a sensação que me parece de guiar uma scooter é de algo muito bom. Assim, gostaria de um apoio de voces sobre várias dúvidas:
    1 - Qual um modelo de capacete bom para se comprar sem ser caro e que tenha proteção fixa de queixo?

    2- Já sei que a Lead não vem com descanso. Vale a pena comprar um?

    3- Moro no interior do estado do RJ e aqui as ruas asfaltadas são ruins. Qual a melhor pressão que devo colocar nos pneus? Já ouvi falar que o bom seria 29 na frente e 30 atras, está correto?

    4- Em ruas de paralelepípedos é realmente muito ruim o conforto da Lead?

    5- E por fim, qual outros equipamentos de segurança devo andar? Lembrando que não pegarei grandes distancias com minha Lead.

    Desde já agradeço pelas respostas.
    avatar
    Carlos Hugo
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 25

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Kokimoto Qui 05 Jan 2012, 18:44

    Oi Carlos Hugo,

    1 - penso que de Peels Mach 5 pra cima.
    2 - sim, vale muito a pena
    3 - acho o melhor colocar o que está na tampinha do tanque. Não lembro quanto era, mas tem a recomendação ali.
    4 - sim, é ruim hehehe
    5 - o mínimo, pra mim, é bota, jaqueta, luva e capacete, claro. Se puder, umas joelheiras ajudam também. Todas as vezes que caí, me arrependi de não estar de joelheira hehehe.

    Boa sorte
    Kokimoto
    Kokimoto
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Mensagens : 64

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Dalton Qui 05 Jan 2012, 23:39

    Bom, minha opinião...

    1. Qual o seu bolso puder pagar... como é uma moto urbana, e é a primeira moto, não vale a pena exagerar. Mas aí vai do seu bolso mesmo. Está apertado, fazer o que? Compra qualquer um que achar bonito até juntar um dindim para um melhor. Eu, nessa situação, e se pudesse, começaria com um LS2.

    2. Não vale a pena. Colocar o descanso é quase que obrigatório. Acho que a maioria se sente assim depois de colocar e ver como foi uma boa compra.

    3. Também recomendo seguir as recomendações do fabricante. Se quiser testar por sua conta e risco, vá alterando a pressão aos poucos, toda vez que calibrar e vá comparando se sente alguma diferença. Porque a calibragem de fábrica é aproximada, pois tem uma boa diferença de calibragem entre uma moto (100kg+-), com um motociclista de 50kg, ou de 120kg. Creio que sigam o padrão, de considerar 70kg, 75kg como média, para os cálculos.

    4. Não. Andar de carro em paralelepípedo que é ruim. Na Lead ou em uma 125 (que nós temos aqui em casa), é horrível.

    5. Isso já foi discutido levemente neste tópico: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] É um assunto mais complexo pq é mto subjetivo e vai da consciência, possibilidade financeira e até mesmo de conforto.
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Michel Sex 06 Jan 2012, 10:49

    Dalton escreveu:
    4. Não. Andar de carro em paralelepípedo que é ruim. Na Lead ou em uma 125 (que nós temos aqui em casa), é horrível.

    Aproveitando o gancho, também acho terrível andar de Lead no paralelepípedo. Como nunca andei em outra moto nesse tipo de piso, pergunto: em "motos normais" (com rodas de aro maior) o desconforto é igual?
    Michel
    Michel
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Masculino

    Mensagens : 75

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Kokimoto Sex 06 Jan 2012, 10:58

    Michel, depende da moto. Motos streets pequenas são um pouquinho melhores; as Bandits que eu tinha flutuavam no paralelepípedo e não incomodava nada. Trail, então, nem sente! Tenho muita saudade de trail; é a melhor moto para andar nesse asfalto lunar!
    Kokimoto
    Kokimoto
    Scooterista Newbie
    Scooterista Newbie

    Mensagens : 64

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Dalton Sex 06 Jan 2012, 13:15

    Eu praticamente não sinto diferença entre a 125 e a Lead nos paralelepípedos.

    Talvez se andar logo depois, a comparação seja melhor... mas fujo o quanto posso, mesmo estando de 125.
    avatar
    Dalton
    Scooterista Hardcore
    Scooterista Hardcore

    Masculino

    Mensagens : 1989

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty A NEO e BIZ CONTRA ATACAM

    Mensagem  Carlos Hugo Sáb 07 Jan 2012, 01:57

    Muito obrigado pela atenção galera! Já deu para perceber que todos aqui procuram ajudar!
    Enquanto espero a minha lead chegar e segundo a concessionaria aqui de minha cidade só em fevereiro. Dei uma ida na rival yamaha para conhecer melhor a Neo.. Ficou claro que a lead é muito mais avançada em todos os sentidos do que a NEO, talvez perca apenas na qualidade dos fárois e no designer mais arrojado.
    Mais o que me deixou na dúvida é que a NEO é o óbvio aro maior (16) contra os (12) de nossas lead. Segundo o papo do vendedor este tamanho de aro maior é muito melhor para enfrentar estradas ruins e até mesmo algumas de chão, pois melhorariam a estabilidade. Além da suspensão da Neo ser mais macia, gerando maior conforto nestes pisos bem irregulares.
    Já o fogo amigo foi na concessionaria honda. A vendedora é minha amiga. E na opinião dela melhor seria a BIZ, pois no caso de revenda é igual a açucar no formigueiro, vende na hora. E pelo aro ser maior, o conforto também aumentaria. Inclusive que para pessoas mais altas a BIZ é mais moto!
    E quem disse que quero uma moto, tô afim de uma scotter! Gostei da Lead e pronto, mas será que vai ser mesmo um bom negócio????
    E aí galera, preciso de apoio militar!
    avatar
    Carlos Hugo
    Prospect
    Prospect

    Masculino

    Mensagens : 25

    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Convidad Sáb 07 Jan 2012, 07:34

    experiência própria: a neo tem um conjunto de farol que parece melhor... Só parece pois é fraco...
    Quanto ao conforto: neo bate facil a suspensão e o banco é fino
    a biz tem suspensão e aro melhores mas o banco é ruim, nao gostei de andar nem pilotando nem com garupa
    a lead leva o conforto do banco como compensação, e não perde muito para as outras duas citadas...

    A neo bebe muito, a lead é economica e melhor ainda a biz: 41 km com litro

    eu não me arrependi pois agora tenho um veículo automático que traz até melancia quando vou ao mercado Razz
    avatar
    Convidad
    Convidado


    Ir para o topo Ir para baixo

    iniciante Empty Re: iniciante

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


    Conteúdo patrocinado


    Ir para o topo Ir para baixo

    Ir para o topo

    - Tópicos semelhantes

     
    Permissões neste sub-fórum
    Não podes responder a tópicos