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Instalação e configuração do Fuel controller

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Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Qui 16 Ago 2012, 16:27

Área reservada para troca de conhecimentos referente a instalação e configuração do tão desejado Fuel controller
para retirada de limitação e enriquecimento da mistura de combustível na motoneta

(os motoboys que se segurem na raiva)

Instalação do equipamento:
http://www.motosblog.com.br/2010/06/28/tutorial-de-instalacao-do-servitec-fuel-controller-na-honda-lead/

ajustes realizados pelo motosblog, o ideal é o de desempenho:
http://www.motosblog.com.br/2010/07/15/resultados-do-fuel-controller-servitec-na-lead/

Porq instalar o Fuel controller para tirar o limitador:
Recebi do Odir - odir.antonio.cicconeto


Odir, em nome do fórum lead.foumeiros.com lhe pergunto se é possível desenvolver um produto mais simples que somente tire a limitação de giros da Honda lead 110
todas as nossas motos Leads são limitadas a 9000rpm que gera o máximo de 85km/h
se for garanto que já existe muitos compradores interessados
at,


Resposta

Oi!
Infelizmente não.
A parte mais complexa é justamente o corte de giro e para isso seria necessário o conjunto todo.
Um abraço
Atenciosamente,


SERVITEC Indústria Eletrôncia Ltda
Odir Antônio Cicconeto - Diretor
E-mail: odir@servitecmoto.com.br
Msn: odir_cico@hotmail.com
Skype: odir.antonio.cicconeto
Fone/Fax: (54) 3224.2299 - Ramal 22
www.servitecmoto.com.br


pode-se instalar na frente ou conforme o tutorial do motosblog, é fácil o acesso aos cabos:


porem segue dificuldade de instalação da servitec, o cabo deveria sair do modulo e estar disponível ao display:


segue manual com diagrama de ligação nas últimas paginas:

manual servitec fuel controller


pagina 1


pagina 2


pagina 3


pagina 4


pagina 5


pagina 6


pagina 7


pagina 8


pagina 9


pagina 10


pagina 11


pagina 12


pagina 13


pagina 14


pagina 18

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 17:32

Chegou a Hora tão esperada (pelo menos por mim né)

segue fotos da instalação:
agradeço a um dos nossos usuários que sugeriu a instalação na frente da moto, evitar abrir o bau merece um trofeu "mentes brilhantes" para ele

coloquei o modulo no espaço do porta luvas, para ter acesso fácil a conexão do display












Última edição por ever.o.f em Seg 20 Ago 2012, 18:20, editado 1 vez(es)

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 17:53

aguardando ancioso pelas modificacoes....

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Configurações Recomendadas - por ever.o.f

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:09

1º acesse o menu > configurações > troca padrão > avançado

2º acesse o menu > configurações > LimitadosAutoAdaptativo > ON

3º acesse o menu > configurações > troca avançado > padrão

4º (opcional) acesse o menu > combustível

escolha neste menu a qualidade da mistura de combustível da sua lead, com isto poderá ter um ganho de potência ou economia na operação de sua LEAD
se houver dúvida consulte neste link as combinações possíveis já testadas

5º acesse o menu > injeção > limitador > ajustes prontos > Ajuste pronto lead

6º (opcional) acesse o menu > injeção > limitador > alterar limitador > amplie o RPM de corte do ajuste pronto lead (vem como 10000)


Com o ajuste de limitador Auto Adaptativo ligado os campos de Tempo de injeção em TPS=5% e TPS=100% serão alterados automaticamente conforme a demanda da motoneta ao passar do RPM original (9000)

os valores originais eram de TPS=5% > 4,7 e de TPS=100% > 9,5
após ligar o auto adaptativo obtevi TPS=5% > 2,7 e de TPS=100% > 11,4


>> o ajuste no campo combustível notei uma turbinada na minha motoneta, principalmente na arrancada chegando até 20% de enriquecimento da mistura.






>> novas configs >>

Marc escreveu:E aí, Ever.... o q/ tá achando desse trem aí ??? Conseguiu resolver o "buraco" em alta ??

Sentiu mta. diferença no consumo ?? Acha q/ valeu o investimento ( afinal, qto. sai um negócio desse??? ) ??

então, vamos por partes
a grande sacada ocorre ao passar dos 82km/h (que era o limitado na minha)

ao configurar ganho de combustível você acaba atrapalhando o funcionamento do motor após os 82km/h
então configurei o campo principal em zero conforme tabela, isto antes do passeio:

acelera > BAIX MEDI ALTA
3000rpm -08% +04% +12%
7000rpm -06% +08% +20%
máx rpm -04% +12% -00%

assim consegui que ela chegasse rápido aos 80km/h e vencesse este limite na configuração original de combustível
a boa sacada foi descobrir que dá para ativar a Injeção AutoAdaptativa, assim o próprio fuel regula os tempos de injeção para o que ele julgar necessário

o que reparei é que o som do motor muda para pulsante após vencer os 90km/h, mas principalmente com garupa
não sei dizer se caracteriza como falta de combustível ou se é algum desequilíbrio interno de algum componente
>> gostaria até de uma avaliação técnica para ver se esta tudo bem

agora se vale a pena dependerá do cliente do fuel, pois de arrancada a minha ficou excelente e também ganhei folga nas marginais tiete e pinheiros. Não sentir mais o corte do giro não tem preço.
>> consumo: ajustei para ter economia com o acelerador até 33%, após isso é para ganho de potencia ao enriquecer a mistura de gasosa, então ao vencer os 90km/h o cossumo foi para 30km/l (não foi tão mal assim para chegar em ITU em 1h e 35min)

para o passeio ela me guiou em perfeitos 80à100km na rodovia, suficientes para chegar com segurança em ITU

o valor da brincadeira: 450reais + 2h de instalação (apesar de que foi fácil)


Última edição por ever.o.f em Ter 28 Ago 2012, 14:36, editado 8 vez(es)

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:18

ever.o.f escreveu:vamos as configurações

eu ajustei os campos combustível, limitador e faltou a injeção

no campo combustível turbinei minha moto na arrancada chegando até 20% de seilaoque na qualidade da gasolina que chega para queima > ficou um aviãozinho

no campo de limitador eu carreguei o padrão da lead > 10000 RPM chegando a 90km na minha lerd
ai alterei em cima deste ajuste para 11000 porém não cheguei no limite para mostrar ainda para vocês

o que estou preocupado é no ajuste de dois campos em especial
nos tempos de injeção que devo programar no capo de limitador
e nos ajustes de porcentagem para adiantar o atrasar os ajustes do campo injeção

Bom, eu ja tinha lido, espero que vc também, mas se não leu, algumas das suas muitas duvidas serão sanadas:

Instalação e config

Resultados

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:27

TI deve ser levemente superior ao da antiga rotacao de corte
TI é o tempo q o bico fica aberto pra passagem de combustivel, por isso maior, vc precisa alimentar, e qnt mais gira mais precisa de comida....

o avanco de ponto, reza a lenda ser melhor pra altas estar atrasado...

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:28

Vamos a parte que nos interessa:

Ajuste para Desempenho
Na primeira semana, nosso objetivo foi atingir o melhor desempenho possível, sem pensar muito na economia de combustível. O objetivo era realmente correr mais. Então, fizemos o seguinte ajuste.



O que percebi é que eu perdi uns 20 kg. Sério! A impressão é que, ou eu fiquei mais leve, ou aumentou a cilindrada. A moto ficou muito mais esperta em arrancadas e retomadas. Além disso, a tão sonhada velocidade final aumentada chegou. Eu defini o corte para 10500 RPM e isso foi suficiente para fazer a Scooter chegar a exatos 100 Km/h. Apesar disso, eu senti que esse limite é um pouco alto demais, e fiquei com receio de deixar ele por muito tempo. Logo baixei para 10100 RPM e a moto chegou a 95 km/h. O que mais me surpreendeu é que o consumo ficou ligeiramente melhor! Acho que é porque eu defini uma mistura mais pobre em baixa, e como eu ando mais na cidade do que na rodovia, isso se traduziu em economia.

Neste ajuste, os números foram:

Velocidade Máxima: 100 km/h
Consumo médio: 33,4 km/l
Corte de RPM: 10500 RPM
0-60 km/h: 4,4 segundos
0-80 km/h: 9,0 segundo

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:36

ever.o.f escreveu:
semcontrole escreveu:TI deve ser levemente superior ao da antiga rotacao de corte
TI é o tempo q o bico fica aberto pra passagem de combustivel, por isso maior, vc precisa alimentar, e qnt mais gira mais precisa de comida....

o avanco de ponto, reza a lenda ser melhor pra altas estar atrasado...

precisava de uma cobaia, não queria arriscar na minha lead... mas senti que faltou algo depois dos 90km/h
provavel q tenha faltado comida pro motor....
tome cuidado, falta de alimentacao funde motor sem ser apenas turbinados...entao va c calma, nao precisa tirar o corte dos 9 direto pra 11 e ver onde chega.....

uma dica muito valiosa, é a verificacao da cor da vela, vc ajusta, pega uma estrada de preferencia pra rodar alguns kms em alta, ai para rapidamente, ja desliga, tira a vela e inspeciona a cor da louça, so nao sei se é tao facil assim o acesso pra essas verificacoes....
eskeci agora, se tem sonda lambda, mas vc pode usar um multimetro pra monitoria da mistura

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:38

pronto deixei quase como você falou, exceto o limite de 11000 (porq tenho que trocar a correia e se talvez os roletes)


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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:40

semcontrole escreveu:
ever.o.f escreveu:
semcontrole escreveu:TI deve ser levemente superior ao da antiga rotacao de corte
TI é o tempo q o bico fica aberto pra passagem de combustivel, por isso maior, vc precisa alimentar, e qnt mais gira mais precisa de comida....

o avanco de ponto, reza a lenda ser melhor pra altas estar atrasado...

precisava de uma cobaia, não queria arriscar na minha lead... mas senti que faltou algo depois dos 90km/h
provavel q tenha faltado comida pro motor....
tome cuidado, falta de alimentacao funde motor sem ser apenas turbinados...entao va c calma, nao precisa tirar o corte dos 9 direto pra 11 e ver onde chega.....

uma dica muito valiosa, é a verificacao da cor da vela, vc ajusta, pega uma estrada de preferencia pra rodar alguns kms em alta, ai para rapidamente, ja desliga, tira a vela e inspeciona a cor da louça, so nao sei se é tao facil assim o acesso pra essas verificacoes....
eskeci agora, se tem sonda lambda, mas vc pode usar um multimetro pra monitoria da mistura

explica o lambida por favor, sempre está em 5Volts

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:50

nao sei exatamente a estrategia da central da lead, mas nao conheco nenhuma lambda q passe de 1V
qnt menor a tensao mais pobre esta a mistura, e qnt mais alta a tensao mais rica a mistura
uma olhada rapida no manual de servico nao vi falar sobre a existencia da sonda lambda, esse valor q esta tendo como leitura pode ser emulado


Um motor Otto precisa de uma determinada relação de ar-combustível para a operação. A queima total, teoricamente ideal, está em uma relação de 14,7:1 (gasolina). Que também é chamada de mistura estequiométrica. Isto significa que para a queima de 1 Kg de massa de combustível (gasolina) são necessários 14,7 Kg de ar. Ou expresso em volume: 1 L de combustível é totalmente consumido com cerca de 9500 L de ar.


Coeficiente de ar (Lambda) - Para determinar o quanto a mistura ar-combustível efetivamente disponível desvia da teoricamente necessária (14,7:1 para gasolina) foi escolhido o coeficiente de ar ou a relação de ar (Lambda). ( = massa de ar admitida em relação a demanda de ar para a queima estequiométrica)

= 1: a massa de ar admitida corresponde à massa de ar teoricamente necessária.

< 1: predomina a falta de ar e, portanto a mistura rica. A potência máxima se dá com = 0,85...0,95 (motores originais)

> 1: nesta faixa predomina o excesso de ar ou mistura pobre.

AFR: Air Fuel Ratio

Significa relação ar/combustível, como mencionado acima o ARF teoricamente ideal para a gasolina é 14,7:1, veja na tabela alguns exemplos de ARF para mistura estequiométrica:

Gasolina - 14,7:1
Alcool (Etanol) - 9,0:1
Metanol - 6,4:1
GNV - 17,2:1

Para cálculo do AFR basta multiplicar o valor em lambda pelo AFR esteiquiométrico de cada combustível utilizado.

O sensor deve ser instalado no escapamento com um ângulo de 10º em relação a horizontal, de modo a evitar o acúmulo de líquidos em seu elemento sensor. Os cabos não devem tocar em partes excessivamente quentes.

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 18:53

faltou dizer q é muito raro a sonda ficar travada em uma voltagem....
e nas sondas q conheco até 1V cerca de 450~500mV seria a mistura ideal, proximo a essas 14,7 partes de ar pra 1 parte de gasolina....
a mistura rica é apartir dessa ideal ter mais gasolina, e a mistura pobre justamente ter menos q 1 parte de gasolina pras 14,7 de ar

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 19:11

achei um site bem completo sobre analise de velas....
da pra tirar muitas conclusoes justamente sobre os aspectos de avando de ponto e mistura...é bem longo o assunto e pode ser bem aprofundado, mas como base é de grande ajuda

http://www.nrteam.org/tech/63/Velas_-_Analisando_o_Grau_Termico_Mistura_e_sinais_de_detonacaopre-ignicao

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Seg 20 Ago 2012, 23:43

ok, entendi que é um pouco complexo, apesar que não é muito difícil remover a vela

@hugo, após usar a config do pessoal do motoblog a motoneta nao se comportou bem após os 85km/h então resolvi fazer um estudo. Ao retornar para casa usei o display do fuel controller (FC) no painel e apliquei um reset na central para estudos, seguem resultados:

O TPS, que é o sensor de posição da borboleta, é a relação direta com o acelerador...
> estes dados implicam no correto ajuste para manter o desempenho da injeção após exceder o limite da ECU

1º estudo > FC em padrão de fábrica, apenas analise de dados
limitador > 9000 RMP
TPS 5% > 2.8ms
TPS 100% > 8.9ms (vel máx) > 10.4 (antes da vel máx)

2º estudo > FC modificado apenas combustível
limitador > 9000 RMP
TPS 5% > 3.2ms
TPS 100% > 10.4ms (vel máx) > 12.6(antes da vel máx)

conclusão:
os valores de injeção/abertura de borboleta são diretamente influenciados pelo enriquecimento da mistura que possamos fazer na moto.
Quando se usa o acelerador no máximo o tempo de injeção aumenta ao máximo, vindo a reduzir após estabilização da velocidade
pode-se dizer que a configuração fornecida pela equipe do motoblog não é definitivamente a melhor, temos de analizar o real comportamento do equipamento dentro dos limites fornecidos pelo fabricante antes de se adotar uma nova medida

edit: resolvido o Tempo de injeção acima > http://www.leadclube.com/t709-instalacao-e-configuracao-do-fuel-controller#21726


Última edição por ever.o.f em Ter 21 Ago 2012, 23:41, editado 1 vez(es)

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Ter 21 Ago 2012, 04:04

a ideia é justamente essa, q nao existe nada mais diferente q dois motores identicos....
as vezes as mudancas podem ser tao sutis q apenas num dinamometro e comparando graficos pra ver q conseguiu ganhar alguma coisa....
é interessante ver esses dados....
nao se apegue a fazer as correcoes somente sobre o TPS, se vc arranca do semaforo e enrola o cabo até o fim vc chegou a 100% do TPS, mas longe da rotacao maxima, ao meu ver é mais valido procurar trabalhar sobre rotacao, como é automatica, mostra uma condicao mais proxima da realidade, mas nao pode deixar de lado o tps pela condicao carga, a rotacao pode ser a mesma, mas mudando o comportamento em descida, subida e no plano

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Ter 21 Ago 2012, 11:10

A idéia é essa, aprender a usar o trequinho e achar o X da questão.

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Ter 21 Ago 2012, 11:11

semcontrole escreveu:a ideia é justamente essa, q nao existe nada mais diferente q dois motores identicos....
as vezes as mudancas podem ser tao sutis q apenas num dinamometro e comparando graficos pra ver q conseguiu ganhar alguma coisa....
é interessante ver esses dados....
nao se apegue a fazer as correcoes somente sobre o TPS, se vc arranca do semaforo e enrola o cabo até o fim vc chegou a 100% do TPS, mas longe da rotacao maxima, ao meu ver é mais valido procurar trabalhar sobre rotacao, como é automatica, mostra uma condicao mais proxima da realidade, mas nao pode deixar de lado o tps pela condicao carga, a rotacao pode ser a mesma, mas mudando o comportamento em descida, subida e no plano

huugoBR escreveu:A idéia é essa, aprender a usar o trequinho e achar o X da questão.


vou colocar em modo avançado e usar o ajuste automático de injeção
não tem essa ferramenta ai no manual que peguei na servitec, só no meu manual (revisão mais nova)

ou posso fazer na mão após acertar o ajuste de combustível:

ENCONTRANDO UM BOM AJUSTE
1. Calibre o TPS (Configurações - Calibra TPS);
2. Acesse Ajustar Limitador e passe o Limite para Original;
3. Identifique o valor do corte original da moto lendo a rotação no painel do Fuel Controller (não use o
tacômetro da moto!);
4. Identifique o tempo de injeção para o menor TPS possível que mantenha o motor 500RPM antes do
corte original com a moto parada, observe as barras na parte de baixo da tela;
5. Identifique o tempo de injeção 500RPM antes do corte original para TPS em 100%, com a moto
rodando em segunda marcha ou terceira marcha. CUIDADO NESTA ETAPA;
6. Com a moto novamente parada passe o Limite para Alterado e ajuste o valor do limite original (Ori).
Ajuste a nova rotação limite (Novo) 1000RPM acima do limite original, inicialmente;
7. Ajuste o tempo de injeção identificado no item 4 para o “T. Injeção em TPS 5%”;
8. Ajuste o tempo de injeção identificado no item 5 para o “T. Injeção em TPS 100%”;
9. Ajuste a compensação por RPM para 100%. Nesse ponto já deve ser possível ultrapassar a rotação
de corte original;
10. Faça testes ultrapassando a rotação de corte original em várias posições do TPS, pois é possível
que sejam necessários pequenos ajustes nos tempos de injeção definidos nos itens 7 e 8 para que
a troca para o sistema acima do corte original fique suave e imperceptível;
11. Tome CUIDADO PARA NÃO REDUZIR EXCESSIVAMENTE os tempos de injeção, pois a falta de
combustível pode danificar o motor permanentemente;
12. Faça testes chegando ao novo limite com o TPS em várias posições e se necessário ajuste o valor
da compensação por RPM;
13. Se tudo estiver correto, você poderá então alterar o limite de rotação (campo Novo:) em Ajustar
Limitador, podendo aumentá-lo além dos 1000RPM ajustado anteriormente no item 6.


Última edição por ever.o.f em Ter 21 Ago 2012, 12:05, editado 1 vez(es)

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Ter 21 Ago 2012, 11:49

eu vi bem por cima algo assim qnd lancaram um firmware com esse recurso....pode ser interessante, vale o teste, imagino eu q seja um moto q ela vai se adaptando a forma de guiar...

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Ter 21 Ago 2012, 12:07

outro ponto favoravel é a refrigeracao a agua, assim o motor ainda tolera uma mistura pobre um pouco mais q se fosse refrigerado a ar...

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Ter 21 Ago 2012, 23:44

pessoal, resolvi sem querer o problema do ajuste de injeção,

entrei no avançado e liguei o limitador auto adaptivo
por preguiça voltei ao modo padrão e para a nossa alegria ele passou a ajustar para mim a injeção:

segue valores após atingir 10200 RPM:
t. injeção 5% = 2,7ms
t. injeção 100% = 11,4ms

porem é tudo variável, pode ser que se altere

resolvido acima > http://www.leadclube.com/t709-instalacao-e-configuracao-do-fuel-controller#21726

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Qua 22 Ago 2012, 05:01

esse ajuste auto adaptativo so funciona pro corte? nao muda nada nos outros regimes de rotacao?

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Qua 22 Ago 2012, 09:39

semcontrole escreveu:esse ajuste auto adaptativo so funciona pro corte? nao muda nada nos outros regimes de rotacao?

ele só atua no tempos de injeção relacionados a posição do acelerador a partir dos 9000RPM até o máximo que você configura

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Qua 22 Ago 2012, 13:42

acaba sendo um aprendizado, vc pode posteriormente pegar os ajustes, e partir pra manual usando esses ajustes no corte, e modificar as baixas rotacoes pra melhoria q tinha conseguido...
é o jeito, é o preco do aprendizado mesmo....

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Marc em Ter 28 Ago 2012, 01:27

E aí, Ever.... o q/ tá achando desse trem aí ??? Conseguiu resolver o "buraco" em alta ??

Sentiu mta. diferença no consumo ?? Acha q/ valeu o investimento ( afinal, qto. sai um negócio desse??? ) ??


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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

Mensagem  Convidad em Ter 28 Ago 2012, 10:13

Marc escreveu:E aí, Ever.... o q/ tá achando desse trem aí ??? Conseguiu resolver o "buraco" em alta ??

Sentiu mta. diferença no consumo ?? Acha q/ valeu o investimento ( afinal, qto. sai um negócio desse??? ) ??

então, vamos por partes
a grande sacada ocorre ao passar dos 82km/h (que era o limitado na minha)

ao configurar ganho de combustível você acaba atrapalhando o funcionamento do motor após os 82km/h
então configurei o campo principal em zero conforme tabela, isto antes do passeio:

acelera > BAIX MEDI ALTA
3000rpm -08% +04% +12%
7000rpm -06% +08% +20%
máx rpm -04% +12% -00%

assim consegui que ela chegasse rápido aos 80km/h e vencesse este limite na configuração original de combustível
a boa sacada foi descobrir que dá para ativar a Injeção AutoAdaptativa, assim o próprio fuel regula os tempos de injeção para o que ele julgar necessário

o que reparei é que o som do motor muda para pulsante após vencer os 90km/h, mas principalmente com garupa
não sei dizer se caracteriza como falta de combustível ou se é algum desequilíbrio interno de algum componente
>> gostaria até de uma avaliação técnica para ver se esta tudo bem

agora se vale a pena dependerá do cliente do fuel, pois de arrancada a minha ficou excelente e também ganhei folga nas marginais tiete e pinheiros. Não sentir mais o corte do giro não tem preço.
>> consumo: ajustei para ter economia com o acelerador até 33%, após isso é para ganho de potencia ao enriquecer a mistura de gasosa, então ao vencer os 90km/h o cossumo foi para 30km/l (não foi tão mal assim para chegar em ITU em 1h e 35min)

para o passeio ela me guiou em perfeitos 80à100km na rodovia, suficientes para chegar com segurança em ITU

o valor da brincadeira: 450reais + 2h de instalação (apesar de que foi fácil)

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Re: Instalação e configuração do Fuel controller

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