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Pastilhas de Freio e Lona Traseira

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Re: Pastilhas de Freio e Lona Traseira

Mensagem  Augusto em Dom 08 Dez 2013, 14:01

alahime escreveu:Gente quando eu ando a roda traseira faz um toc toc toc como se algo estivesse raspando dentro da roda. Às vezes parece dentro do CVT alguém já passou por isso?? Fui na concessionária aqui em POUSO ALEGRE e dizem que não tem lona pra trocar e que não querem abrir sem ter peça! help...
Camarada, boa tarde!
Incrível esses caras! Quanta preguiça!! Vc realmente tem que abril para ver o que é. Compre as lonas no mercado, tem pra caramba!

pega no Google e faça a busca : "lonas de freio para moto Honda LEAD"

Vai ver quantos revendedores aparecem...boa sorte
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Augusto
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Re: Pastilhas de Freio e Lona Traseira

Mensagem  Ishida em Qui 09 Jan 2014, 10:33

Bom pessoal, dei uma pesquisada sobre pastilhas de freio e ontem resolví trocar pela cerâmica EBC. Paguei R$ 150,00 nela instalada na General Osório (http://www.brakescasadapastilha.com.br). Como não existe um modelo específico para Honda Lead, usei uma do freio traseiro da Burgman 400 que é idêntica a da Lead porém tem um pininho guia no meio da pastilha que tem que ser esmerilhado, mas fica perfeita.

Apesar do valor alto, acho que valeu a pena pq o freio agora tem outra pegada, muito mais macio e eficiente.

sobre os tipos de pastilha, encontrei o seguinte texto explicativo que achei bem interessante :

RCA moto escreveu:Quais os Tipos de Pastilha de Freio?

Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.

Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.

Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.

Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.

Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.

S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.

Lonas de Freio – São Produzidas com o mesmo material das pastilhas orgânicas, mas como os sistemas de freio baseados em tambor o esforço a que se submete o material de atrito é menor, este se mostra o mais adequado.

Meu comentário sobre o texto :

As pastilhas orgânicas raramente são encontradas no mercado atual por conta da proibição de uso de amianto no Brasil, sendo as metálicas o padrão adotado pelas montadoras para motinhos mais baratas como a Lead e as CGs.

Pelo que notei ao pesquisar com amigos mecânicos e pilotos, hj em dia as Sinterizadas (ou cerâmicas) tem sido adotadas em substituição das semi-metálicas pois algumas marcas de semi-metálicas são excessivamente duras desgastando demais os discos e fazendo ruido ao frear.

No meu caso, sentí a frenagem muito mais macia e eficiente que sentia com a original, me passando inclusive mais sensação de controle e conforto sobre a motinho... Resultado, não me arrependo de ter pago caro na pastilha.

Uma dúvida que fica é sobre a durabilidade. Com 25.000km rodados na minha Lead atual, utilizei 2 jogos de pastilhas originais trocando a cada 12.000km basicamente. Espero que essa pastilha dure no mínimo a mesma coisa.


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Re: Pastilhas de Freio e Lona Traseira

Mensagem  leonorMT em Ter 01 Abr 2014, 18:22

Pessoal quero trocar a pastilha da moto porem a honda ta cobrando 260 reais por elas,acho muito caro alguem pode me falar se tem alguma alternativa de usar pastilha de outra moto compativel que seja boa?

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Re: Pastilhas de Freio e Lona Traseira

Mensagem  souzaralf em Ter 01 Abr 2014, 22:07

JÁ USEI A MESMA DA HONDA TITAN, FISCHER 12 REAIS E ORIGINAL HONDA 30 REAIS ENCONTRADA NA GO E NÃO TIVE PROBLEMAS até agora


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Re: Pastilhas de Freio e Lona Traseira

Mensagem  leonorMT em Qui 03 Abr 2014, 18:32

Valew cara eu usei da yes,será que boa?
Se duram pelo menos 4000 km já ta de bom tamanho!

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Re: Pastilhas de Freio e Lona Traseira

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