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Cambio CVT

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Cambio CVT

Mensagem  AND FORFUN em Qui 17 Mar 2011, 23:44

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AND FORFUN
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Re: Cambio CVT

Mensagem  AND FORFUN em Qui 17 Mar 2011, 23:47

O que é o câmbio CVT?

O CVT (Continuously Variable Transmission) ou Transmissão Continuamente Variável foi idealizada por Leonardo da Vinci há mais de 500 anos, e somente agora vem sendo largamente utilizada em substituição aos tradicionais câmbios automáticos com engrenagens planetárias.

A primeira transmissão CVT foi patenteada em 1886 e desde então sua tecnologia vem sendo refinada e aprimorada, mas somente nos dias de hoje vem despertando interesse dos grandes fabricantes mundiais de automóveis e motocicletas.

O que diferencia um câmbio automático do manual?

Numa caixa automática tradicional existe o conversor de torque e na caixa manual existe a embreagem; ambos têm a mesma função mas funcionam de forma totalmente diferente. Se na caixa manual é necessária a interferência do seu condutor, com inteligência para determinar o momento da troca de marcha e força para acionar o pedal de embreagem e alavanca de câmbio, no câmbio automático esses trabalhos de inteligência e força são feitos pela própria máquina, de forma mais precisa.

Qual a diferença entre o câmbios automáticos de engrenagens e o CVT?

Diferente das caixas automáticas tradicionais, as do tipo CVT não possuem marchas, o que significa a ausência das rodas dentadas que se interligam. O CVT funciona com um engenhoso sistema de polias, que permite uma infinita variabilidade entre a marcha mais alta e a mais baixa sem degraus mesmo discretos ou mudanças de marchas. O câmbio CVT não tem engrenagens, apenas duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica de alta resistência.

Comparando com o sistema de tração tradicional das motocicletas, seria como se tivéssemos coroa e pinhão que aumentassem ou diminuissem de diâmetro, alterando a relação de aproveitamento da força do motor. Veja que o pinhão é pequeno e a coroa é grande; quanto menor a coroa, haverá menos força e mais velocidade e quanto maior a coroa, mais força e menos velocidade. A alteração do tamanho do pinhão também provoca alteração nessa relação entre força x velocidade.

Veja na figura abaixo, como funciona o câmbio CVT; imagine a polia motriz como se fosse o pinhão e a polia conduzida fosse a coroa da moto.

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Video mostrando o funcionamento:

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Fonte:http://marios.blogs.sapo.pt/8884.html
_________

Alguns dizem que é mais prático "acelerar e ir embora", outros preferem o metodo tradicional, pedal + embreagem, o fato é que o numero de motos de baixa cilindrada com CVT vem aumentando, principalmente com a invasão chinesa e predominando em Scooters, a FYM produz uma CUB com CVT, assim como a Yamaha Neo.

Alguém aqui já experimentou? Quais foram as impressões?


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Re: Cambio CVT

Mensagem  AND FORFUN em Qui 17 Mar 2011, 23:52

A quem diga:

Quando eu quiser emoção, subo numa montanha russa!!!

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Re: Cambio CVT

Mensagem  Dalton em Sex 18 Mar 2011, 13:55

Acho q o Brasil é o país mais preconceituoso do mundo quando se fala em câmbio automático...

No caso de moto, o preconceito é mundial e tb não vejo motivo...

Enquanto a enorme maioria dos carros vendidos no Primeiro Mundo são automáticos, as motos ainda engatinham nesse sentido.

Câmbio manual pode ser gostoso, divertido, mas não é prático.
Se tiver um Camaro, uma Ninja 250, ok, pois são voltados para a esportividade.
Mas câmbio manual numa Titan??? Pra q?

Dalton
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Re: Cambio CVT

Mensagem  Ishida em Qua 27 Abr 2011, 08:38

A nova Honda VRF 1200 tem cambio automático, não é um CVT mas já é uma revolução nos hábitos do pessoal...

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Re: Cambio CVT

Mensagem  AND FORFUN em Qua 27 Abr 2011, 09:21

Quando sair uma Tornado 660 automatica em compro, mas esse lançamento não é nenhum novidade o Dalton já fala aqui faz tempo, que estava passando da hora de lançar motos automaticas.

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Re: Cambio CVT

Mensagem  Michel em Qua 27 Abr 2011, 10:55

Na Europa só se vê scooter. Não só pelo CVT, mas por todas as outras vantagens em relação a uma moto comum: bagageiro, proteção para as pernas, conforto do assento... Não vejo o porquê de trocar marchas, especialmente em trânsito pesado.

Quando ouço pessoas defenderem motos street em detrimento de scooters, é como se estivessem falando que as fitas cassete são muito melhores que CDs.

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Re: Cambio CVT

Mensagem  AND FORFUN em Qua 27 Abr 2011, 12:56

Eu falo mais.


Pessoas que defendem motos Strets é porque não custumam pegar transito com elas, são motociclistas de finais de semana, assim que defende o carro cambiado, defende pois não pegou nunca uma marginal da vida as 18:00, cara é muito mais conforto é muito mais melhor com o perdão da palavra.

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Re: Cambio CVT

Mensagem  Dalton em Qua 27 Abr 2011, 22:23

Concordo... como cansa o pé esquerdo no carro, numa marginal lotada... putz... chegava a ficar puto com isso...

Lead... cvt... bagageiro cheio de compras... so acelerar... putz, é outra vida.

Pra mim CVT e bagageiro grande sao os grandes destaques da Lead. Como todas as scooters tem o cvt, o q mais pesou foi o porta-malas de 2000 litros da Lead. É mto mais melhor que os bagageiros concorrentes. tongue

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lead é show!!! automática!!!!!

Mensagem  yuzosurf em Sex 29 Abr 2011, 13:40

GOSTEI TANTO DA LEAD, COM CVT E BAGAGEIRO DE 2000LT QUE VENDI MINHA FAZER!!! CANSEI DE TROCAR DE MARCHA!!! ATÉ ANUNCIEI ELA AQUI!!!

E AGORA, ESTOU TROCANDO O CARRO, POR UM AUTOMÁTCO!!!!

GINÁSTICA COM A PERNA ESQUERDA, SÓ NA ACADEMIA, OU NO SURF AGORA!!!!!!!!!!!!!!!!

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Re: Cambio CVT

Mensagem  Ishida em Sex 29 Abr 2011, 20:51

Concordo com todos... o conforto de andar no trânsito só acelerando e freiando, aliado ao bagageiro gigante da Lead a fazem o veículo perfeito prá qualquer ambiente urbano..

Hoje encontrei um amigo que tem uma Burgman e fiquei pensando que nunca trocarei a minha Lead por uma moto sem bagageiro debaixo do banco ou com um bagageiro ridículo como é o da Burgman... Esse espaço todo de carga já faz parte do meu dia a dia..

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Re: Cambio CVT

Mensagem  fellipec em Sex 29 Abr 2011, 23:19

O câmbio é uma maravilha. Só em relação ao bagageiro, tenho um receio com o que colocar nele, já que fica quente pra caramba lá dentro. Compras do tipo de frutas e verduras ou frios não rola.
Alias, meu capacete não cabe dentro do bagageiro, ele não fecha.

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http://fellipec.com

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Re: Cambio CVT

Mensagem  Dalton em Sex 29 Abr 2011, 23:21

Quem manda ser cabeçao??? hehehe

E se for caminho rápido, do mercado até em casa, nem dá nada botar coisa fresca ou gelada no bagageiro.
Sempre vou àas compras e nunca me preocupei mto com isso.

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Roletes

Mensagem  JEK em Ter 14 Jun 2011, 21:06

Oi pessoal,

Já tive uma burgmam e agora to com a lead. Geralmente tenho uma moto maior e uma scooter.

Quando eu tinha a burgmam muita gente falava em trocar os roletes, já na lead não vejo ninguem falar, ou eu não procurei no lugar certo, alguem pode me dizer se existe para alongar um pouco a relação?

Em vez de estar nos preocupando com giro pq não alongar a relação para ela dar 100km a 9500 giros?

Eu tbm já comprei o sevitec fuel. Eu gosto de invenção.

Abraços

JEK
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Re: Cambio CVT

Mensagem  sandropallocit em Ter 14 Jun 2011, 21:57

JEK escreveu:Oi pessoal,
... alguem pode me dizer se existe para alongar um pouco a relação?
Em vez de estar nos preocupando com giro pq não alongar a relação para ela dar 100km a 9500 giros?
Abraços

Cara eu já pensei nisso e até ja procurei onde fazer as engrenagem, mas como a minha ainda está na garantia não posso desmonta-la para especificar as peças. A minha ideia é modificar a 1 e 2 engrenagem, aumentando a primeira e reduzindo, evidentemente a segunda e assim modificar a relação de transmissão, a dedução inicial é que a moto vai ficar um pouco mais "pesada" principalmente em ladeiras, nao sei ainda como ou se o CVT vai compensar isso. Se alguem fizer isso antes de mim posta o resultado, pois so poderei fazer apartir de março do ano que vem.

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Re: Cambio CVT

Mensagem  fellipec em Ter 14 Jun 2011, 21:59

Seria tipo isso [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

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http://fellipec.com

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Re: Cambio CVT

Mensagem  sandropallocit em Qua 15 Jun 2011, 06:30

fellipec escreveu:Seria tipo isso [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Cara eu achei esses aqui mais próximo do que eu penso em fazer, to nao sei como eu vou forjar as peças:
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Pelo jeito funciona. Uma coisa é certo é mais seguro do que aumentar a rotação final, e creio que a diferença de torque, pelo menos para a nova relação que foi usada, é pequena.

Compare com o manual de servicos no Cap 12 - Reducao Final.

Alguem conhece um mecânico/torneiro que consiga fazer essas peças?

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Re: Cambio CVT

Mensagem  JEK em Qui 16 Jun 2011, 00:57

A minha tbm ta na garantia mais vou instalar o Servitec...

Eu tava pensando aqui, já tive uma burgmam carburada e ela tinha um "buraco" mais ou menos a 60 por hora até 80 mais ou menos.

Vi que na nova burgman eles diminuiram a primeira e alongaram a segunda, resumindo, o buraco agora deve tá de 50 a 90? Ainda mais que a moto é mais fraca.

Pelo que olhei da lead, a primeira já é boa então só mexer na segunda e não deve ter um buraco como a burgman.

O problema é que aqui vai ser quase impossivel alguem para fazer essa engrenagem, já procurei no ebay e nada.


EDIT> Alguem sabe qual o giro máximo da Burgman nova?

O grande problema dá lead em relação ao giro do motor é que ela tem muita taxa de compressão. Taxa não combina com giro!

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Relação final da lead

Mensagem  Adão em Qui 23 Jun 2011, 20:54

Ola gente. Quanta coisa boa tem aqui pra gente consultar.
É meu primeiro post. Espero que o primeiro de muitos.
Tambem sai duma Fazer 250 (excelente moto) para uma Lead. Pela proposta da Lead (espaço, mecanica atualizada, conforto, manutençao e beleza (inclua um pouco de saudosismo, heheheheh).
Vamos aocambio CVT. Então, pelo que entendi alterando-se a relação dos pesos da polia, isto é, fazendo que a força centrifuga numa rotação menor na roda exerça maior pressão sobre o fechamento da polia (aumentando seu diametro) tendo como consequecia velocidade maior.
Essa situação, teoricamente seria possivel se o motor tiver potencia (folego) sobrando sem aumentar o giro do motor (muito bem lembrado nos post's acima (rotação x compressão).
A duvida é: será que existe espaço na polia para aumentar o diametro e consequentemente a relação?
Se não, restaria a mudança das engrenagens finais de relação de redução na roda, se houver sobra de potencia no moto. A impressão pessoal é que existe esta sobra.
To certo ou to equivocado?????
Ufa isso da nó no tico e teco.

Adão
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Re: Cambio CVT

Mensagem  JEK em Qui 23 Jun 2011, 23:37

Deixa ver se entendi, vc quer aumentar a polia onde fica a correia?

Mais a correia seria a mesma né? Então ela não abriria mais do que o tamanho dela, teoricamente não daria no mesmo?

Por sinal meu Servitec chegou, ou melhor tentaram entregar ontem e não tinha ninguem para receber, agora só segunda!

JEK
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