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3 Tipos de Habilitação para moto
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3 Tipos de Habilitação para moto
A1, A2 e A3 | Projeto de lei cria 3 categorias de habilitação para motos
O deputado Roberto de Lucena (PV-SP), enviou para a câmara um projeto de lei que cria 3 subcategorias para a habilitação de motociclistas: a A1, A2 e A3. É de conhecimento popular que hoje existe apenas uma categoria, a A. E habilitado nela, o motocilista pode pilotar motos de qualquer cilindrada.
Segundo o projeto (Lei 3240/12), os motociclistas habilitados para a subcategoria A1, podem pilotar motos até 150 cc, já os habilitados na A2, poderão pilotar motos até 400 cc. Agora, o motociclista que não quer ter nenhuma restrição quanto à cilindrada da moto, terá que se habilitar na A3.
Segundo o nobre deputado, o objetivo de sua proposta é aperfeiçoar o processo de habilitação de motociclistas e, consequentemente, reduzir os acidentes de trânsito, envolvendo motociletas e similares. Ele diz ser inadimissível um jovem de 18 anos, com 20 horas-aula de prática de direção fora de vias de tráfego normal, poder pilotar uma moto de alta cilindrada (o filho do Eike Batista tem 20 anos e dirige uma Mercedes Mclaren, mas tudo bem né? – inclusive, se fuçar um pouco na internet, encontro rebentos recém habilitados de políticos, pilotando carros com motores potentes).
Para tentar fazer com que o seu projeto seja aprovado, ele utiliza os já conhecidos dados de pesquisa que mostram o “custo” que os acidentados causam ao estado (2º ele, entre 2007 e 2010, R$ 180 milhões com 150 mil internações – a conta da Previdência com gastos de auxílio nesses casos chegou a R$ 8 bilhões).
A proposta, que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; Constituição e Justiça; e a de Cidadania.
Para conhecer melhor o projeto, acesse esse endereço: camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=534916
Comentário do autor: Gostaria de poder perguntar a um desses políticos, qual o tesão que eles sentem de querer sempre complicar a vida dos motociclistas. O PROBLEMA É SEMPRE O MOTOCICLISTA. Ora querem proibir garupa pois motociclista é bandido; ora querem aumentar o seguro obrigatório pois a saúde no Brasil é ruim, por que motociclista cai, se machuca e se transforma em um custo alto; ora querem emplacar nossas motos na frente para sermos multados com mais facilidade; ora temos que gravar em nossos capacetes e jaquetas, a numeração da placa da moto; e tudo sempre com as desculpas: “segurança do cidadão” e “custo que ele representa“….
….bom, já perceberam que devo parar por aqui para não ser malcriado com o nobre Deputado
Lennon – Motociclista Consciente
Currais Novos -RN
Revista Motoclubes
e-mail: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
O deputado Roberto de Lucena (PV-SP), enviou para a câmara um projeto de lei que cria 3 subcategorias para a habilitação de motociclistas: a A1, A2 e A3. É de conhecimento popular que hoje existe apenas uma categoria, a A. E habilitado nela, o motocilista pode pilotar motos de qualquer cilindrada.
Segundo o projeto (Lei 3240/12), os motociclistas habilitados para a subcategoria A1, podem pilotar motos até 150 cc, já os habilitados na A2, poderão pilotar motos até 400 cc. Agora, o motociclista que não quer ter nenhuma restrição quanto à cilindrada da moto, terá que se habilitar na A3.
Segundo o nobre deputado, o objetivo de sua proposta é aperfeiçoar o processo de habilitação de motociclistas e, consequentemente, reduzir os acidentes de trânsito, envolvendo motociletas e similares. Ele diz ser inadimissível um jovem de 18 anos, com 20 horas-aula de prática de direção fora de vias de tráfego normal, poder pilotar uma moto de alta cilindrada (o filho do Eike Batista tem 20 anos e dirige uma Mercedes Mclaren, mas tudo bem né? – inclusive, se fuçar um pouco na internet, encontro rebentos recém habilitados de políticos, pilotando carros com motores potentes).
Para tentar fazer com que o seu projeto seja aprovado, ele utiliza os já conhecidos dados de pesquisa que mostram o “custo” que os acidentados causam ao estado (2º ele, entre 2007 e 2010, R$ 180 milhões com 150 mil internações – a conta da Previdência com gastos de auxílio nesses casos chegou a R$ 8 bilhões).
A proposta, que tramita em caráter conclusivo será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; Constituição e Justiça; e a de Cidadania.
Para conhecer melhor o projeto, acesse esse endereço: camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=534916
Comentário do autor: Gostaria de poder perguntar a um desses políticos, qual o tesão que eles sentem de querer sempre complicar a vida dos motociclistas. O PROBLEMA É SEMPRE O MOTOCICLISTA. Ora querem proibir garupa pois motociclista é bandido; ora querem aumentar o seguro obrigatório pois a saúde no Brasil é ruim, por que motociclista cai, se machuca e se transforma em um custo alto; ora querem emplacar nossas motos na frente para sermos multados com mais facilidade; ora temos que gravar em nossos capacetes e jaquetas, a numeração da placa da moto; e tudo sempre com as desculpas: “segurança do cidadão” e “custo que ele representa“….
….bom, já perceberam que devo parar por aqui para não ser malcriado com o nobre Deputado
Lennon – Motociclista Consciente
Currais Novos -RN
Revista Motoclubes
e-mail: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Convidad- Convidado
Re: 3 Tipos de Habilitação para moto
no meu ponto de vista, é necessário apenas uma nova modalidade de habilitação mais simples para scooter,
ou no esquema europeu onde carta para carro da direito a moto tipo scooter
esse projeto é só para gerar mais arrecadações aos bolsos de ouro dos políticos
ou no esquema europeu onde carta para carro da direito a moto tipo scooter
esse projeto é só para gerar mais arrecadações aos bolsos de ouro dos políticos
Convidad- Convidado
Re: 3 Tipos de Habilitação para moto
Concordo plenamente com o Ever.
Dalton- Scooterista Hardcore
-
Mensagens : 1989
Re: 3 Tipos de Habilitação para moto
No Japão é assim. Acredito que alguns paises da Europa tbm.
Acho que 2 rodas é 2 rodas e pronto, não pode usar carta de carro.
Se não vai ficar igual o vídeo "100 motorcycles crash - driving in Asia", que tem no tópico EScooter.
O processo de iniciação sim deveria ser diferente. Eu não aprendi a conduzir a motocicleta nas ruas, só andando no "chiqueirinho"
Eu não me senti apto depois que sai da Auto Escola.
Acho que 2 rodas é 2 rodas e pronto, não pode usar carta de carro.
Se não vai ficar igual o vídeo "100 motorcycles crash - driving in Asia", que tem no tópico EScooter.
O processo de iniciação sim deveria ser diferente. Eu não aprendi a conduzir a motocicleta nas ruas, só andando no "chiqueirinho"
Eu não me senti apto depois que sai da Auto Escola.
Re: 3 Tipos de Habilitação para moto
com o q se aprende em auto escola nao estamos aptos a nada na verdade.....
eu depois de sair da auto escola com minha cartinha na mao q descobri q cambio de carro era sincronizado e primeira so entrava parado ou na eminencia de tal....sai a primeira vez e ja coloquei defeito no carro q nao engatava a primeira....
nao dao qq nocao de nada, nao foi nem falado sobre os ponteiros q um era de combustivel, outro de temperatura....q tem varias luzes no painel q se alguma acender tem algo errado, nao foi nem falado da existencia do step....q precisa pelo menos semanalmente conferir agua oleo calibragem dos pneus....
tanto é prova q tem gente q nao sabe o q é isso q qnd comprei meu carro, a ex dona nao sabia nem o q era oleo...a vareta nem sujava...
mas de q adianta a lei entao se eu vou la e quero tirar a A3? a minha carta hj é so B, qnd fui na auto escola pra dar entrada na inclusao de categorio, o rapaz pergunrou se era pra por D ou E, q me lembro, de B pra C precisava no minimo um ano, ai podia fazer a troca, e a mesma coisa pra D e novamente pra E, agora posso de B ir pra E direito....
isso é so pra lesar o trabalhador com invencao de curso e renovacao, resumindo somente gastos....
e como foi dito na auto escola nao querem saber se vou dirigir uma towner 800cc ou se vou sair dirigindo um V12, a preocupacao é fazer vc enfiar o carro nakela vaga de carreta, do jeitinho q te falam, para vira tudo, para vira tudo....
eu depois de sair da auto escola com minha cartinha na mao q descobri q cambio de carro era sincronizado e primeira so entrava parado ou na eminencia de tal....sai a primeira vez e ja coloquei defeito no carro q nao engatava a primeira....
nao dao qq nocao de nada, nao foi nem falado sobre os ponteiros q um era de combustivel, outro de temperatura....q tem varias luzes no painel q se alguma acender tem algo errado, nao foi nem falado da existencia do step....q precisa pelo menos semanalmente conferir agua oleo calibragem dos pneus....
tanto é prova q tem gente q nao sabe o q é isso q qnd comprei meu carro, a ex dona nao sabia nem o q era oleo...a vareta nem sujava...
mas de q adianta a lei entao se eu vou la e quero tirar a A3? a minha carta hj é so B, qnd fui na auto escola pra dar entrada na inclusao de categorio, o rapaz pergunrou se era pra por D ou E, q me lembro, de B pra C precisava no minimo um ano, ai podia fazer a troca, e a mesma coisa pra D e novamente pra E, agora posso de B ir pra E direito....
isso é so pra lesar o trabalhador com invencao de curso e renovacao, resumindo somente gastos....
e como foi dito na auto escola nao querem saber se vou dirigir uma towner 800cc ou se vou sair dirigindo um V12, a preocupacao é fazer vc enfiar o carro nakela vaga de carreta, do jeitinho q te falam, para vira tudo, para vira tudo....
Convidad- Convidado
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