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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 14:17

    cmonteiro01101974 escreveu:
    Troca do pneu traseiro: aumentará a velocidade no velocímetro da moto se aumentarmos o diâmetro externo do pneu. Neste caso, o corte vai entrar quando atingir um determinado RPM do motor, porém, se estivermos com um pneu traseiro maior, ele percorrerá um espaço maior. (aumento real)

    que perda de espaço?? a lead tem a suspensão mais dura da categoria, difícil dar fim de curso
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 14:23

    Não entendi... que perda de espaço?
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  cmonteiro01101974 Qua 10 Out 2012, 14:33

    ever.o.f escreveu:
    cmonteiro01101974 escreveu:
    Troca do pneu traseiro: aumentará a velocidade no velocímetro da moto se aumentarmos o diâmetro externo do pneu. Neste caso, o corte vai entrar quando atingir um determinado RPM do motor, porém, se estivermos com um pneu traseiro maior, ele percorrerá um espaço maior. (aumento real)

    que perda de espaço?? a lead tem a suspensão mais dura da categoria, difícil dar fim de curso

    Opa, Ever, espaço percorrido (distância). Enquanto um pneu com perímetro de 70 cm percorre 0,700 metros em uma volta, um pneu com perímetro 75 cm percorrerá 0,750 metros em uma volta. Ou seja, o corte do motor será o mesmo, mas ele percorrerá uma distância maior.

    Não tem a ver com suspensão, ok?
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 14:34

    SLF escreveu:Gente... a dúvida que o 62 levantou é se a diferença de velocidade que ele constatou na sua Lead depois de ter feito a revisão e a troca do pneu se deve ao pneu ou a outra coisa. Considerando as outras variáveis como constantes, dá pra calcular o quanto dessa diferença se deve ao pneu.

    Entenderam?

    ok, tendido
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 14:35

    solucionada a duvida
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  cmonteiro01101974 Qua 10 Out 2012, 14:37

    SLF escreveu:Não entendi... que perda de espaço?

    SLF, este espaço que eu me referi é a distância percorrida a cada volta do pneu da "gorducha".
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 15:59

    Bom, confesso que estava muito curioso pra fazer essas contas, então voltei logo pra casa e fui medir o bendito pneu... (é claro que não deu pra medir com muita exatidão pois não vou desmontar a roda pra fazer isso)...

    Então lá vão os números:

    Diam total = 42 cm
    Tamanho do sulco = 0,4 cm (Com 926 Km rodados + ou - 10% da vida útil)
    Sulco a considerar = 0,444 cm

    Circunferência total = 42 x 3,1416 = 131,95 cm
    Circ. sem os sulcos = (42-0,888)x 3,1416 = 129,16 cm

    Diferença = 2,12 %

    Se a velocidade final é de 88 km / h com o pneu novo, com o pneu careca será de 85,84 km / h

    A diferença de velocidade que o 62 percebeu NÃO se refere à diferença entre o pneu gasto X pneu novo.

    Abraços.
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 16:07

    nao sei se tem ou se daria alguma diferenca, mas o correto nao deveria ser o perimetro do pneu?, minha logica essa hora ja nao ta as melhores

    Código:

    O pneu de um veículo, com 400 mm de raio, ao dar uma volta completa, percorre quantos metros aproximadamente?
    Resolução:
    Precisamos transformar 400 mm em metros, para isso basta dividirmos 400 por 1000, resultando em 0,4m. Agora basta aplicarmos a expressão do comprimento de uma circunferência.
    C = 2 * π * r
    C = 2 * 3,14 * 0,4
    C = 2,512 metros
    O pneu percorre aproximadamente 2,5 metros.
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 16:11

    Sim circunferência = perímetro, os cálculos foram feitos pelo perímetro...
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  CleberAndrade Qua 10 Out 2012, 16:17

    SLF escreveu:
    Então lá vão os números:

    Diam total = 42 cm
    Tamanho do sulco = 0,4 cm (Com 926 Km rodados + ou - 10% da vida útil)
    Sulco a considerar = 0,444 cm

    Circunferência total = 42 x 3,1416 = 131,95 cm
    Circ. sem os sulcos = (42-0,888)x 3,1416 = 129,16 cm

    Diferença = 2,12 %

    Se a velocidade final é de 88 km / h com o pneu novo, com o pneu careca será de 85,84 km / h

    A diferença de velocidade que o 62 percebeu NÃO se refere à diferença entre o pneu gasto X pneu novo.

    Abraços.

    Que mal lhe pergunte... como você fez essas medidas? Não foi com uma régua comum não né? O ideal é um paquímetro.
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    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 16:20

    Bom os números aproximados estão aí, ja disse que não vou desmontar o pneu e nem fazer mais engenharias para medir melhor porque a diferença não será considerável... o maior erro pode estar em medir sem tirar a roda... se alguém quiser medir melhor fique a vontade.
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    Mensagem  CleberAndrade Qua 10 Out 2012, 17:16

    SLF escreveu:Bom os números aproximados estão aí, ja disse que não vou desmontar o pneu e nem fazer mais engenharias para medir melhor porque a diferença não será considerável... o maior erro pode estar em medir sem tirar a roda... se alguém quiser medir melhor fique a vontade.

    fica sussa SLF... a gente tem é q agradecer a vc por demonstrar os cálculos e não ficar exigindo precisão, rsrs

    mas matutando, matutando aqui percebi q nem precisava toda essa medição (o cálculo sim, a medição não)... fazia o caso extremo do pneu completamente careca e um pneu novo, considerando por exemplo o sulco com 0,7mm (que é a profundidade comum, pelo menos nos pneus dos carros). Aí chega-se a aproximadamente 85km/h o pneu careca e 88/h o novo.

    Bem... não é uma diferença muito grande... mas um pneu gasto acho q não recebe tanta atenção e acaba rodando descalibrado e aumenta a diferença...
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    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 17:24

    mas não é só o RPM do motor, tem a caixa de redução final, desgaste da correia
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    velocidade - Página 4 Empty Re: velocidade

    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 17:25

    Sem entrar em mais detalhes, a medição do sulco da minha foi feito com paquímetro sim, e deu 4 mm, considerei que novo deve ter por volta de 4,4 mm (4,5 se preferir) mas nunca 7 mm. O pneu da minha é o original Xing Ling. De qualquer maneira chegamos a 85,8 Km/h, você calculou 85 Km/h se o sulco fosse 7 mm, em nehum dos casos explica a diferença que o 62 mencionou, por isso digo que mais exatidão não é representativa.
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    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 17:28

    ever.o.f escreveu:mas não é só o RPM do motor, tem a caixa de redução final, desgaste da correia

    Sim, Everton, é que acho que você não pegou o começo do assunto: Num dia o 62 rodava a 80 km/h, no dia seguinte ele fez a revisão de não sei quantos Km e trocou o pneu, aí a moto dele passou a andar a 90 km/h. Então, todos os outros parâmetros permanecem os mesmos. A dúvida dele era se essa diferença se deveria à troca do pneu.
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    Mensagem  CleberAndrade Qua 10 Out 2012, 17:31

    SLF escreveu:Sem entrar em mais detalhes, a medição do sulco da minha foi feito com paquímetro sim, e deu 4 mm, considerei que novo deve ter por volta de 4,4 mm (4,5 se preferir) mas nunca 7 mm. O pneu da minha é o original Xing Ling. De qualquer maneira chegamos a 85,8 Km/h, você calculou 85 Km/h se o sulco fosse 7 mm, em nehum dos casos explica a diferença que o 62 mencionou, por isso digo que mais exatidão não é representativa.

    eu diria mais, SLF: o cálculo que fiz com os absurdos 7mm só deixou claro que a troca de um pneu careca por um novo não justifica um aumento de 10km/h na velocidade, rs.
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    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 17:34

    É exatamente isso!
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    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 18:06

    minha logica como disse nao vai tao 100% agora, porem confesso q esperava uma diferenca maior de velocidade....por ser tao pequeno o pneu, imaginei q esses poucos mm dos sulcos dariam muito mais diferenca
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    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 18:13

    ever.o.f escreveu:mas não é só o RPM do motor, tem a caixa de redução final, desgaste da correia
    como o pessoal falou, estava sendo "estudado" a diferenca de velocidade de uma moto em especifico, no caso a do meu xara, q nao teve qq mudanca significativa em qq outro fator, apenas a troca do pneu....

    ao pé da letra e com total exatidao foi até o q andamos falando, a pressao da calibragem, a temperatura, o vento, inclinacao do terreno, tudo conta, até o esquecido pneu dianteiro, afinal, um traciona, e o outro registra a velocidade

    até a questao de usar um pneu menor na frente registraria velocidades mais altas, mas a real nao teria qq modificacao, agora se um dia teremos um registro preciso da velocidade real, ja é algo a ser bem debatido....é a mesma questao do consumo, qq coisa influencia....
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    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 18:42

    Agora, mudando o foco, será que o pneu velho "deforma" mais que o novo?
    Aí sim teríamos que medir do centro da roda até o chão, e com o 62 montado! e de novo, medir com o pneu velho e com o pneu novo!
    É muito trabalho!!! acho que essa resposta o 62 não vai ter...
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    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 18:51

    SLF escreveu:Agora, mudando o foco, será que o pneu velho "deforma" mais que o novo?
    Aí sim teríamos que medir do centro da roda até o chão, e com o 62 montado! e de novo, medir com o pneu velho e com o pneu novo!
    É muito trabalho!!! acho que essa resposta o 62 não vai ter...
    olha, ta ai algo interessante e possivelmente sem uma resposta exata novamente.....
    a perda de materia pode tornar mais fragil, mas a fragilidade q deforma pra dentro, é a mesma q pode fazer até estufar um pouco mais q o normal

    como a troca do pneu é o q aparentemente trouxe 10km/h a mais, podemos colocar ai 2km/h pelo desgaste, e imaginar um pouco mais pela calibragem....MAS 8mm deu 2km/h teria q ta no osso tmb pra dar 8km/h, super deformado e tudo mais.... bem complicado pensar de onde veio essa diferenca toda so na troca do pneu...

    algo q nao sei se conta algo, pelo menos na direcao pneu gasto pesa e muito, a direcao se torna pesada...
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    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 18:54

    Temos que discutir com o 62! acho que ele mandou turbinar a moto... rsrsrs
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    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 19:01

    SERA q a revisao, o oleo novo com suas caracteristicas 100% nao ajudaria?

    troquei o oleo da minha e notei a temperatura ficar mais baixa agora, e foi a unica coisa q fiz....tudo q desmontei eu montei de volta Very Happy nao é vento a mais passando pelo motor...
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    Mensagem  SLF Qua 10 Out 2012, 19:06

    Não, o corte continua o mesmo... o RPM da roda comtinua o mesmo... só se o 62 andava com o pneu velho com 10 de pressão...
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    Mensagem  Convidad Qua 10 Out 2012, 19:26

    pensei como sendo um dificultador de chegar a rotacao de corte por nao cumprir a funcao de redutor de atrito
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