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Combustivel no dia da Vistoria

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Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  MunizFera em Seg 26 Dez 2011, 17:26

Olá amigos.

Eu já levei a minha motoca duas vezes paraa vistoria da controlar (2010 e 2011) e passei com bom resultados nas duas (COc com 0,01, HCc em 29 e o Fator diluição em 0,99) porém em ambos os casos eu tinha abastecido com gasolina comum. Gostaria de saber de vocês se o uso de gasolina aditivada ou Premium pode alterar esses valores, pois conforme o manual o uso de gasolina de outro tipo sem ser a comum pode interferir no funcionamento do catalisador assim podendo alterar os valores das emissões.


Abraços.




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COMBUSTIVEL NO DIA DA VISTORIA

Mensagem  ivan.caldas em Seg 26 Dez 2011, 17:53

Uso Somente aditivada e passei de boas pelo controlar.
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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  MunizFera em Seg 26 Dez 2011, 18:05

Legal Ivan, tinha essa duvida pois sempre utilizei gasolina comum e de um tempo pra cá comecei a usar somente a aditivada.

Abraço.


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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Marc em Seg 26 Dez 2011, 22:59

Conheço uns 3 casos q/ reprovaram c/ aditivada, e aprovaram c/ comum, s/ fazer nada no motor.....

Em teoria, aumenta um pouco sim.... pq. aditivada tem detergente, né ??

Não sei pq. .... não me dou bem c/ aditivada...... usei na minha ex-Biz e ficou ruim ( perdeu lenta e ficou - mais - fraca ).... no meu carro tb. não gostei..... sintomas bem parecidos...

Única gasolina "diferente" q/ gostei, foi a v-power... essa eu sentí uma diferença boa no desempenho, qdo. usei num Ka 1.nada q/ tive... mas como só coloquei coisa de 10 Reais ( só p/ chegar em casa, pq. meu tanque estava zerado ), não calculei consumo.....

Qq. dia vou experimentar colocar aditivada na Lead p/ ver qualé q/ é..... mas nem sei se será válido, pq. minnha média de consumo tá toda doida.... tem tanque q/ faz 32km/l... tem tanque q/ faz mais de 34km/l.......
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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  MunizFera em Ter 27 Dez 2011, 12:53

Eu estou usasndo a aditivada da Ipiranga e estou gostando muito, até parece que a motoca tá mais forte na arrancada. Mas por precaução vou colocar gasolina comum na semana da vistoria....em relação ao consumo Marc depende muito da maneira que vc dosa o acelerador, já consegui uma media horrivel de 29 Km/l (punho virado constantemente na estrada) e uma ótima média de 39 Km/l (modo mão de moça on na cidade).....

Abraços.


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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Marc em Ter 27 Dez 2011, 13:10

Muniz, por incrível q/ pareça, as minhas melhores marcas de consumo apareceram acelerando um pouco mais q/ o normal, ou carregando mais peso...... qdo. eu ando "economizando", a média cai..... vai entender....
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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  MunizFera em Ter 27 Dez 2011, 13:17

Hehehehe....acho que a melhor coisa é variar o ritmo, andar moderadamente quase sempre, e em algumas situações vc vira todo o cabo, pois não da pra ficar andando sempre com a "mão leve" o transito acaba sempre te "engolindo"

Abraço.


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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Marc em Qua 28 Dez 2011, 02:43

Inicialmente, eu peguei a mãnha da moto e, numa saída de farol, por exemplo, enrolava o cabo até o tt. q/ precisava p/ chegar nos 60km/h... não acelerava mais nem menos..... desde parado, até chegar nessa velocidade, sempre c/ o acelerador na mesma posição......... imaginava q/, fazendo isso, a minha não beberia mto. .....

Agora, estou fazendo um pouco diferente..... na saída de farol, eu acelero mais ( não tudo.... mas QUASE tudo )... aí, chegando nos 60km/h, eu alivio o acelerador p/ manter nessa velocidade...... dessa forma, por algum motivo, ela bebe menos....

Em teoria, o único motivo q/ vejo p/ isso acontecer, é pq. a borboleta fica mais aberta, aproveitando melhor a admissão..... mas não sei o qto. isso influencia de verdade....
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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  MunizFera em Qua 28 Dez 2011, 10:37

O fato de vc aliviar o acelerador é o que resulta no consumo, compensa mais a gente manter uma velocidade de 70 Km/h com o acelerador parcialmente virado do que tentar manter 80 Km/h com o punho todo virado, a economia é muito grande....

Grande abraço.


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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Capovilla em Qua 28 Dez 2011, 16:12

Marc escreveu:Inicialmente, eu peguei a mãnha da moto e, numa saída de farol, por exemplo, enrolava o cabo até o tt. q/ precisava p/ chegar nos 60km/h... não acelerava mais nem menos..... desde parado, até chegar nessa velocidade, sempre c/ o acelerador na mesma posição......... imaginava q/, fazendo isso, a minha não beberia mto. .....

Agora, estou fazendo um pouco diferente..... na saída de farol, eu acelero mais ( não tudo.... mas QUASE tudo )... aí, chegando nos 60km/h, eu alivio o acelerador p/ manter nessa velocidade...... dessa forma, por algum motivo, ela bebe menos....

Em teoria, o único motivo q/ vejo p/ isso acontecer, é pq. a borboleta fica mais aberta, aproveitando melhor a admissão..... mas não sei o qto. isso influencia de verdade....

na verdade eu acredito que isto acontece pelo simples fato de vc chegar mais rápido a posição do cvt(ou marcha) mais econômica.
é mais facil pra explicar utilizando marchas, mas acontece a msm coisa com o CVT.
imagine 2 veículos iguais, com 5 marchas, lado a lado em um semáfaro.

o 1º acelera rapidamente, passa por todas as marchas e chega na 5ª marcha em pouco tempo e pouca distância.(digamos que chegou na 5ª marcha depois de 1km)

o 2º é mao de vaca, portanto acelera bem devagar, o que faz com que ele permaneça mais tempo em cada marcha, logo ele demorará bem mais para chegar na 5ª marcha( digamos 2km)

Como sabemos a ultima marcha é a mais econômica, pois com poucas voltas no motor ela consegue percorrer maiores distancias em relação a marchas menores. Então no caso do 2ª carro que acelerou brandamente, acabou por consumir muito mais combustível porque permaneceu muito tempo nas marchas mais baixas.

Conclusão: Acelerar rapidamente(sem forçar e sem exageros), procurar trocar as marchas com a menor rotação possível (cerca de 2,5mil giros já é suficiente, mas varia de acordo com veiculo e situação). Mas quando chegar na ultima marcha (ou no final da relação do CVT no nosso caso) aí sim manter o acelerador mais estável e a baixas rotações.

Alguém sabe a que velocidade a lead atinge a relação final do CVT? (essa seria a velocidade mais economica para mantermos)

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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  rogerio em Qui 29 Dez 2011, 11:57

Fala galera acho que consigo ajudar algo com relação a gasolina...
Sou tecnico em automobilistica e ja fiz muitos testes em laboratorios com combustiveis, portanto tenho algumas informações q talvez possam servir.

Gasolina comum é a gasolina basica com o fator de diluição de uma porcentagem de alcool estipulada pelo nosso governo.

Gasolina Aditivada, é a mesma gasolina que a comum só que com a adição de ADITIVOS, só que: na verdade esse aditivo é um composto de limpeza, como se fosse ujm detergente, só que inofensivo ao motor.

Gasolina Podium é uma gasolina onde a sua octanagem é maior, ou seja é uma gasolina onde ela não se inflama tão cedo, por exemplo os carros importados mais antigos não funcionavam bem com a nossa gasolina comum e nem com a aditivada, pois ele tem uma taxa de compressão mais elevada, e com a gasolina comum ele bate pino, pois a gasolina se inflama só com a compressão do motor.


Portanto a minha opinião a respeito desses 3 tipos de gasolina.
na LEAD é besteira tentar acharmos beneficios nessas gasolinas, pois se vc só usa gasolina comum vai funcionar muito bem. Com a gasolina aditivada, o funcionamento SERÁ O MESMO, só que esse combustivel vai manter limpas as sedes de valvulas e todo o sistema de injeção e alimentação do motor. a gasolina podium vai ter o mesmo desempenho das anteriores, só que não vai limpar o sistema pois não contem aditivos. A ECONOMIA SERA A MESMA COM QUALQUER UMA DAS TRES.

CONSELHO: SE VC SEMPRE USOU GASOLINA COMUM, NUNCA COLOQUE A GASOLINA ADITIVADA PARA FAZER A INSPEÇÃO, POIS ELA IRA SOLTAR TODA A SUJEIRA DO MOTOR E DA LINHA DE COMBUSTIVEL E ISSO ACARRETARA PROBLEMAS NO CATALIZADOR, NO BICO INJETOR E COM CERTEZA ABSOLUTA IRA MUDAR O FATOR DE QUEIMA DO VEICULO. OU USE SEMPRE A COMUM E COM O PASSAR DO TEMPO MANDE FAZER UMA DESCARBONIZAÇÃO DO MOTOR E LINHA DE COMBUSTIVEL, OU APROVEITEM QUE SUAS MOTOS SÃO NOVAS E USEM SEMPRE A GASOLINA ADITIVADA PARA CONSERVAR O SISTEMA LIMPO. A PODIUM NÃO RECOMENDO, POIS CUSTA MUITO CARO E PRA NOSSA MOTO QUE NÃO TEM O MOTOR SUPER TAXADO É DESPERDICIO TOTAL.

espero ter ajudado, qlq coisa tenho uma enciclopedia sobre isso hahahaha

rogerio
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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  MunizFera em Qui 29 Dez 2011, 13:13

Então por mais que o motor da Lead tenha uma taxa de compressão alta (11,0:1) o uso da gasolina podium não trará nenhum efeito diferentes das outras gasolinas???



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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Marc em Sex 30 Dez 2011, 04:33

rogerio, vc chegou a fazer algum teste de emissão de "melequinhas" c/ cada tipo de combustível ??

Pergunto pq., no caso q/ escrevi anteriormente..... uns 3 casos onde o pessoal só usava aditivada..... foram reprovadas no Controlar.... zeraram o tanque e colocaram comum..... e, s/ fazer mais nada, foi aprovado......

Ok, ok..... existem zilhões de explicações.... mtos. dizem q/ o medidor deveria ser limpo à cada medição, mas isso não é feito, e isso altera no resultado.... outros dizem q/ o maquinário tem calibrações c/ bastt. diferença...

Enfim... pergunto se vc chegou a fazer algum teste p/ ver se realmente há diferença na emissão de gases, depois da queima de cada combustível....
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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  rogerio em Seg 02 Jan 2012, 19:57

Marc escreveu:rogerio, vc chegou a fazer algum teste de emissão de "melequinhas" c/ cada tipo de combustível ??

Pergunto pq., no caso q/ escrevi anteriormente..... uns 3 casos onde o pessoal só usava aditivada..... foram reprovadas no Controlar.... zeraram o tanque e colocaram comum..... e, s/ fazer mais nada, foi aprovado......

Ok, ok..... existem zilhões de explicações.... mtos. dizem q/ o medidor deveria ser limpo à cada medição, mas isso não é feito, e isso altera no resultado.... outros dizem q/ o maquinário tem calibrações c/ bastt. diferença...

Enfim... pergunto se vc chegou a fazer algum teste p/ ver se realmente há diferença na emissão de gases, depois da queima de cada combustível....

então amigos, nesse caso realmente muda sim a queima, pois vc queimar uma gasolina pura (comum) ela emite um tipo de gas toxico. Ja uma gasolina com a adição de aditivos vai produzir dpois gazes depois da queima, e é provavel que esses dois gazes se tornem maior que o limite padrao especificado pela honda aos genios do controlar, pois quem manda pra eles o limite da moto é o fabricante e no nosso caso a honda, pode ser por isso que no manual eles recomendam a utilização de gasolina comum

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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  rogerio em Seg 02 Jan 2012, 19:58

e ainda tem o fator de gasolina batizada, de posto que aditiva a gasolina com qlq porcaria etc etc

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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Marc em Seg 02 Jan 2012, 20:21

rogerio escreveu:então amigos, nesse caso realmente muda sim a queima, pois vc queimar uma gasolina pura (comum) ela emite um tipo de gas toxico. Ja uma gasolina com a adição de aditivos vai produzir dpois gazes depois da queima, e é provavel que esses dois gazes se tornem maior que o limite padrao especificado pela honda aos genios do controlar, pois quem manda pra eles o limite da moto é o fabricante e no nosso caso a honda, pode ser por isso que no manual eles recomendam a utilização de gasolina comum

Boooaaa...... obrigado pela resposta.....

E tô tentando lembrar aqui...... acho q/ nunca ví nenhuma marca colocar no manual indicando uso de gasolina aditivada....... principalmente manual de carro......

+EDIT+ Putz, comí bola...... podia completar c/ aditivada hj., só p testar....... estava praticamente no vapor......
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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Convidad em Ter 03 Jan 2012, 00:32

Embora o comentário sobre a podium, garanto que a moto fica bem mais esperta

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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  MunizFera em Ter 03 Jan 2012, 12:59

Então vou fazer assim.....vou usar a gasolina aditivada o ano inteiro e utilizarei a gasolina comum apenas para fazer a vistoria... What a Face


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Re: Combustivel no dia da Vistoria

Mensagem  Dalton em Ter 03 Jan 2012, 18:28

MunizFera escreveu:Então vou fazer assim.....vou usar a gasolina aditivada o ano inteiro e utilizarei a gasolina comum apenas para fazer a vistoria... What a Face

Não diria que é uma má idéia não... mas como é mais cara, em carro, aditivada só de vez em quando...

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Re: Combustivel no dia da Vistoria

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