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Mensagem  ferkmaciel em Sex 12 Ago 2011, 21:03

Alguem sabe me dizer..do que se trata esse limitador da lead, onde esta instalado e como atua? Não seria possivel adultera-lo?


Saudações!!

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Mensagem  sandropallocit em Sex 12 Ago 2011, 21:44

Ferk, fica no modulo da injeção eletrónica ECU, pois ela controla o RPM da moto pelo número de centelhamento, como a lead tem apenas um cilindro, cada centelhamento é 1 rotação, desta forma ela pode controlar quantas rotações por unidade de tempo ela permite, é por isso que quando o "cortador" entra em ação parece que naquele momento não tá acelerando, é pq na verdade não tá centelhando. Geralmente é possível reprogramar a ECU, mas geralmente tem uma programação específica para a cada ECU, ai depende da especificação do fabricante. Muitos carros de ruas são "libertados" apenas reprogramando a ECU. (Lembra de NFS que troca o ECU pro carro ficar mais potente?)

Antes que pergunte eu não sei se o Controller reprograma a ECU ou se faz um bypass funcionado como uma ECU.
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Mensagem  ferkmaciel em Sex 12 Ago 2011, 22:15

Ok..Sandro obrigado por esclarecer onde e como ele funciona..Entao na verdade o limitador nao esta ligado (diretamente) a velocidade? E a pergunta se é possivel "engana-lo" continua....


Saudações!!

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Mensagem  Convidad em Sex 12 Ago 2011, 23:09

O controller faz controle em paralelo, atua após o ecu
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Mensagem  sandropallocit em Sab 13 Ago 2011, 09:02

ferkmaciel escreveu:Ok..Sandro obrigado por esclarecer onde e como ele funciona..Entao na verdade o limitador nao esta ligado (diretamente) a velocidade? E a pergunta se é possivel "engana-lo" continua....
Ferk, Como a relação final de transmissão é fixa e o tamanho do roda tb, então vc pode relacionar diretamente a rotação do motor com a velocidade que ela desenvolve, lembra lá na escola quando agente estudava velocidade angular? que tinha que converter para velocidade linear? então a velocidade angular, que é a rotação transferida pra roda através da variação da transmissão, e então convertida pela roda em velocidade linear, na verdade o próprio velocimento mede a velocidade angular, convertendo a medida de rad/s (ou outra medida angular tipo RPM) para uma medida linear km/h, pois ele considera a roda com um tamanho fixo, um forma de mudar a velocidade final mecanicamente seria:

1. Aumentando raio da roda, o que é complicado por causa do espaço e ter que reconfigurar o velocimento para o novo tamanho da roda

2. Mudando a relação final de transmissão, que fica depois do CVT, que eu acho que é mais simples e possível ser feito, depende apenas de ter como forjar as novas peças (engrenagens). Essa tambem seria a mais segura pois a Lead alcançaria velocidades maiores sem ter que elevar a rotação do motor acima da rotaçao de corte. (Creio que esse seja o "enganar" que vc está procurando)

Eletronicamente apenas reprogramando a ECU, elevando a rotação do motor. Nesse caso é encontrar "alguem" que tenha os equipamentos para reprogramar ou usar o controller.

O Limitador ele não se preocupa em limitar a velocidade linear da moto e sim limitar a velocidade angular no eixo do motor prevenindo que ele alcance um valor que possa danifica-lo, como as relações finais são fixas logo a velocidade linear final dependerá apenas da velocidade angular final permitida no motor.
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Mensagem  Ishida em Sab 13 Ago 2011, 21:57

sandropallocit escreveu: ...1. Aumentando raio da roda, o que é complicado por causa do espaço e ter que reconfigurar o velocimento para o novo tamanho da roda

2. Mudando a relação final de transmissão, que fica depois do CVT, que eu acho que é mais simples e possível ser feito, depende apenas de ter como forjar as novas peças (engrenagens). Essa tambem seria a mais segura pois a Lead alcançaria velocidades maiores sem ter que elevar a rotação do motor acima da rotaçao de corte. (Creio que esse seja o "enganar" que vc está procurando)

Eletronicamente apenas reprogramando a ECU, elevando a rotação do motor. Nesse caso é encontrar "alguem" que tenha os equipamentos para reprogramar ou usar o controller.

O Limitador ele não se preocupa em limitar a velocidade linear da moto e sim limitar a velocidade angular no eixo do motor prevenindo que ele alcance um valor que possa danifica-lo, como as relações finais são fixas logo a velocidade linear final dependerá apenas da velocidade angular final permitida no motor.
Para reprogramar o ECU pode ser usado o Servitec Fuel Controller, dá uma olhada nesse tópico, onde discutimos o assunto sobre a alteração da mudança do corte de 9500 RPM para 10500 RPM e alteração nas programações de enriquecimento da mistura...

Sobre o CVT, já ví alguns lugares que prometem mudar a relação do CVT trabalhando nas polias.. como por exemplo a GPM motos aqui em Sampa ...
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Mensagem  ferkmaciel em Sab 13 Ago 2011, 22:23

Ishida minha ideia é nao instalar nenhum dispositivo de controle externo...quero achar uma meneira de eliminar ou engar o limitador ( ou atravez do cvt)


ps..nao levantei essa questao pela velocidade em si, foi mais uma questao de "desafio"....


Saudações!!

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Mensagem  Ishida em Sab 13 Ago 2011, 22:31

ferkmaciel escreveu:Ishida minha ideia é nao instalar nenhum dispositivo de controle externo...quero achar uma meneira de eliminar ou engar o limitador ( ou atravez do cvt)

ps..nao levantei essa questao pela velocidade em si, foi mais uma questao de "desafio"....
Então Ferk, o Limitador é eletrônico e para enganá-lo, só mexendo na eletrônica da moto mesmo, através de peças mecânicas vc pode até melhorar a performance da Lead mas não vai mudar o corte de 9500 prá 9501 RPM, pq isso depende dos sensores e programações efetuadas...
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Mensagem  ferkmaciel em Sab 13 Ago 2011, 22:42

Pra tudo tem um jeito....


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Mensagem  sandropallocit em Dom 14 Ago 2011, 00:06

Ishida escreveu:
ferkmaciel escreveu:Ishida minha ideia é nao instalar nenhum dispositivo de controle externo...quero achar uma meneira de eliminar ou engar o limitador ( ou atravez do cvt)

ps..nao levantei essa questao pela velocidade em si, foi mais uma questao de "desafio"....
Então Ferk, o Limitador é eletrônico e para enganá-lo, só mexendo na eletrônica da moto mesmo, através de peças mecânicas vc pode até melhorar a performance da Lead mas não vai mudar o corte de 9500 prá 9501 RPM, pq isso depende dos sensores e programações efetuadas...
O melhor caminho seria elevar a velocidade da lead sem aumentar o RPM, perto do corte o motor ja fica com um som diferente, da pra percerber que tá esculachando, isso só é possível alterando a relação final, creio que alterar o CVT não seja o caminho já que a relação inicial e final dela é fixa por causa do "cone".
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Mensagem  Ishida em Dom 14 Ago 2011, 10:20

sandropallocit escreveu:O melhor caminho seria elevar a velocidade da lead sem aumentar o RPM, perto do corte o motor ja fica com um som diferente, da pra percerber que tá esculachando, isso só é possível alterando a relação final, creio que alterar o CVT não seja o caminho já que a relação inicial e final dela é fixa por causa do "cone".
Concordo que alterar o limite de corte da Injeção não seja o melhor caminho.
Falando do Câmbio CVT, já ví alguns vídeos no youtube onde na Europa o pessoal troca as polias do câmbio para obter um desempenho melhor, colocando polias de pesos, materiais e diâmetros diferentes...
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Mensagem  AND FORFUN em Seg 15 Ago 2011, 13:36

Qualquer mudança será uma cagada, prefiro ficar com o fuel controller, pq na pior das situações levo a moto novamente as conf de fabrica apenas levandando o banco, se der bosta nas polias eu faço o que ??? (torno a abrir o CVT)


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Mensagem  ferkmaciel em Seg 15 Ago 2011, 13:56

And, claro que essa é a sugestão mais "simples" mas como eu disse a ideia é quebrar a cabeça mesmo...eu e um grupo de amigos (ao todo somos em 4 pessoas) estamos comprando uma lead usada para usarmos como bancada de testes e a questao do limitador é o primeiro desafio que vamos tentar resolver; não temos pressa taopouco intençoes economicas..apenas queremos aprender...Quando tudo estiver em ordem criarei um topico especifico...


Saudações!!

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Mensagem  Ishida em Seg 15 Ago 2011, 14:08

ferkmaciel escreveu:...eu e um grupo de amigos (ao todo somos em 4 pessoas) estamos comprando uma lead usada para usarmos como bancada de testes ...
Nossa.. tão podendo hein .. se eu comprasse uma Lead usada prá brincar seria prá fazer um Kart... rs..
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Mensagem  sandropallocit em Seg 15 Ago 2011, 14:33

And escreveu:Qualquer mudança será uma cagada, prefiro ficar com o fuel controller, pq na pior das situações levo a moto novamente as conf de fabrica apenas levandando o banco, se der bosta nas polias eu faço o que ??? (torno a abrir o CVT)

kkkk, Guerra de Soluções:
And, a minha ideia é trocar apenas as duas engrenagens da redução final, nesse caso se der bosta, o que é dificil acontecer, é so colocar de volta as engrenagens originais, simples assim, o dificil, pq não temos as ferramentas, é fazer essas engrenagens, até o calculo dela é simples.
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Mensagem  AND FORFUN em Seg 15 Ago 2011, 18:53

(ao todo somos em 4 pessoas)

para você ver como tem gente desocupada por ai.


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Mensagem  ferkmaciel em Seg 15 Ago 2011, 20:25

hauahhaau....em vez do bar vms pra oficina....acho que vai dar certo..por sorte la tem um bom refrigerador..heheh


Saudações!!

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Mensagem  Ishida em Seg 15 Ago 2011, 23:59

sandropallocit escreveu:...And, a minha ideia é trocar apenas as duas engrenagens da redução final, nesse caso se der bosta, o que é dificil acontecer, é so colocar de volta as engrenagens originais, simples assim, o dificil, pq não temos as ferramentas, é fazer essas engrenagens, até o calculo dela é simples.
Sandro, acho que o CVT não tem engrenagens na redução final, o que ele tem são duas polias e uma correia..
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Mensagem  ferkmaciel em Ter 16 Ago 2011, 08:38

Ishida escreveu:
sandropallocit escreveu:...And, a minha ideia é trocar apenas as duas engrenagens da redução final, nesse caso se der bosta, o que é dificil acontecer, é so colocar de volta as engrenagens originais, simples assim, o dificil, pq não temos as ferramentas, é fazer essas engrenagens, até o calculo dela é simples.
Sandro, acho que o CVT não tem engrenagens na redução final, o que ele tem são duas polias e uma correia..

Entao sera que substituir as polias originais por outras com angulo e diamentro diferentes não seria uma solução? Pelo que vi (falando como leigo) da pra forjar outras polias; provavelmente sem a mesma resistencia das originais. mas parece possivel...


Saudações!!

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Mensagem  Ishida em Ter 16 Ago 2011, 09:37

ferkmaciel escreveu:
Ishida escreveu:
sandropallocit escreveu:...And, a minha ideia é trocar apenas as duas engrenagens da redução final, nesse caso se der bosta, o que é dificil acontecer, é so colocar de volta as engrenagens originais, simples assim, o dificil, pq não temos as ferramentas, é fazer essas engrenagens, até o calculo dela é simples.
Sandro, acho que o CVT não tem engrenagens na redução final, o que ele tem são duas polias e uma correia..

Entao sera que substituir as polias originais por outras com angulo e diamentro diferentes não seria uma solução? Pelo que vi (falando como leigo) da pra forjar outras polias; provavelmente sem a mesma resistencia das originais. mas parece possivel...
Eu tb não entendo muito desse assunto, mas pelo que lí em matérias fora do Brasil, tem vários fatores que alteram no caso das polias, principalmente peso e diâmetro..

Nessa reportagem antiga do BattleScooter dá prá ter uma idéia. Eles mudaram uns pesos da polia (tipo os pesinhos de balanceamento de pneus) de 15g (originais) para uns de 10g numa Scooter Yamaha Majesty 400 e o resultado de desempenho foi totalmente diferente...

A original fez 17,03s para rodar 1/4 de milha contra 16,01s da "fuçada" e fez 0-60milhas por hora em 9,74s contra 7,37s na fuçada, porém a arrancada nos primeiros 300 pés (90m) fdemorou bem mais... na mesma reportagem eles falam que no final, acharam uma equação legal usando 4 pesos de 10g alternados com 4 pesos de 13g (a original usava um total de 8 pesos de 15g)

Então quer dizer, só alterando esses pesos da polia o desempenho já muda muito... mas lí outras reportagens onde o pessoal troca de material, peso, ângulo das polias, diâmetros etc.. isso tanto das polias quanto da correia, então aí a coisa fica muito mais sofisticada...

Pq claro, se vc analisar bem, o peso e o material (densidade e etc) vão influenciar muito na inércia e energia cinética da rotação das polias e isso com certeza afeta o desempenho, tanto na arrancada quanto na velocidade final.. mas SEM ALTERAR A ROTAÇÃO DO MOTOR, ou seja, sem alterar a programação do limitador
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Mensagem  Márcio em Ter 16 Ago 2011, 09:45

ferkmaciel escreveu:
Ishida escreveu:
sandropallocit escreveu:...And, a minha ideia é trocar apenas as duas engrenagens da redução final, nesse caso se der bosta, o que é dificil acontecer, é so colocar de volta as engrenagens originais, simples assim, o dificil, pq não temos as ferramentas, é fazer essas engrenagens, até o calculo dela é simples.
Sandro, acho que o CVT não tem engrenagens na redução final, o que ele tem são duas polias e uma correia..

Entao sera que substituir as polias originais por outras com angulo e diamentro diferentes não seria uma solução? Pelo que vi (falando como leigo) da pra forjar outras polias; provavelmente sem a mesma resistencia das originais. mas parece possivel...


Fala Ferk...
Então cara, não fique quebrando muito a cabeça não... Existe diversos kits para CVT no mercado, claro que não no nosso mercado...(rs) Diferentes polias, uma infinidade de roletes esportivos, correias em Kevlar... Na verdade, scooter não tem limite de veneno. Cada peso de rolete dá um resultado diferente: Mais leves = maior aceleração e saída, mais pesados = mais final e aceleração lenta... Polias também seguem a mesma relação. Com a relação final fica mais dificíl porque vc terá que forjar rodas dentadas e provalvelmente vai dar um trabalhão danado pra encaixar tudo dentro da caixa de redução. Sinceramente é melhor não mexer ali...(rs) Deixa as engrenagens quietas lá...

Dá uma olhadinha nesses sites:

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Cara, nada que uma conta no PayPal não resolva... E claro, alguma paciência para esperar as peças chegarem!

Abraço...


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Mensagem  ferkmaciel em Ter 16 Ago 2011, 09:55

Interessante...vamos ver que rumo tomaremos..estamos finalizando a compra da motoca.....mas com relação a "dar trabalho", a ideia é justamente essa, ocupar a mente com algo novo e desafiador e achamos que aprender um pocuo de mecanica e engenharia por conta propria seria uma boa ideia...rsrs

Outra curiosidade/duvida que discutimos é acerca da possibilidade de instalação de um sistema de freio a disco na roda traseira, mas nisso só mexeremos mais para frente..uma coisa de cada vez...


Saudações!!

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Mensagem  AND FORFUN em Ter 16 Ago 2011, 10:13

Amigão, uma pena, conheço um mecanico que já faz este tipo de alteração nas polias e nas correias, me lembrei hoje, caso vc tenha entenrece da um pulo aqui na V.Olimpia em um sabado e nós iremos juntos a oficina dele. O cara mexe em moto custon, burg e Lead, e odeia motoboy.


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Mensagem  Márcio em Ter 16 Ago 2011, 10:30

And escreveu:Amigão, uma pena, conheço um mecanico que já faz este tipo de alteração nas polias e nas correias, me lembrei hoje, caso vc tenha entenrece da um pulo aqui na V.Olimpia em um sabado e nós iremos juntos a oficina dele. O cara mexe em moto custon, burg e Lead, e odeia motoboy.

Opa, bom saber AND...
Vc é meu vizinho...(rs)
Tem um cara na Av. Morumbi, 8677, fone 3881.3393 Bordsak Motos - Fale com o Michel. Em se tratando de CVT, os caras são os melhores que ja vi. Vale a visita...

Estou só esparando a garantia acabar...(rs)

Cara, estou pensando em abrir uma mecânica só de scooter. Vc procura, procura e só acha "mexânico" por ai... Precisamos de uma mecânica decente com profissionais dedicados...
Quem fizer isso vai ficar rico!

Abraço...


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Mensagem  Convidad em Ter 16 Ago 2011, 10:35

ferk, voces vão comprar usada pelo menos né
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