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    Mensagem  AND FORFUN Seg 01 Ago 2011, 22:44

    Este tópico é para as pessoas perguntarem e adquirir uma noção minima de elétrica da moto, com duvidas difíceis de serem respondidas em outros fóruns.
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    Mensagem  AND FORFUN Seg 01 Ago 2011, 22:47

    E eu mesmo vou iniciar o tópico, deixando claro que eu não manjo nada de motos, elétrica e mecânica.

    Se eu quiser adcionar uma lampada lanterna ou acendedor de cigarros, devo puxar um cado da bateria, do polo vermelho o positivo??? e no polo preto não preciso fazer nada???

    basta pucha um fio vermelho, adicionar um interruptor e a lampada na ponta ???
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    Mensagem  Dalton Seg 01 Ago 2011, 23:49

    Não. Precisa usar os dois fios..

    A lampada tem dois polos. Um vai ligado no positivo da bateria e outro no negativo.

    Assim como um interruptor simples tem 2 contatos... o acendedor tb....
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    Mensagem  Ishida Seg 01 Ago 2011, 23:52

    And escreveu:E eu mesmo vou iniciar o tópico, deixando claro que eu não manjo nada de motos, elétrica e mecânica.

    Se eu quiser adcionar uma lampada lanterna ou acendedor de cigarros, devo puxar um cado da bateria, do polo vermelho o positivo??? e no polo preto não preciso fazer nada???

    basta pucha um fio vermelho, adicionar um interruptor e a lampada na ponta ???
    And, todo equipamento elétrico funciona com pelo menos 2 polos (Positivo e negativo), portanto, se vc for puxar um acessório, preciso primeiro ter esses dois polos ligados, o que acontece é que em geral o negativo da bateria é preso ao chassi (Da moto ou do carro) e daí vc consegue economizar nas ligações, puxando um fio do polo positivo da bateria (o vermelho) e usando um parafuso aterrado (ligado) direto no chassi da moto/carro..

    Eu já trabalhei com som e acessórios de carro quando era moleque, sempre fiz projetos mais sofisticados para campeonatos de som e etc.. por isso tenho alguma base no assunto..

    Outro ponto que precisa ser visto é o consumo de energia, principalmente no caso da Lead, que tem uma bateria muito pequena e com pouca capacidade de carga ( corrente máxima de 7A (A=ampéres) ).

    Conversando com o mecânico da Remaza (João) ele me disse que quando vc faz uma revisão programada (1000, 4000, 8000km) eles já dão uma carga na bateria, pq o motor da Lead e consequentemente seu alternador (a peça que carrega as baterias dos veículos) não tem força prá carregar a bateria, mas sim para manter a tensão estável.

    Isso significa que se vc colocar muito acessório na moto (Lâmpadas a mais, tomadas 12v, alarmes e etc.. ) sem calcular o consumo de energia, vc corre o risco de ficar na rua sem bateria a qualquer momento..
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    Mensagem  Ishida Ter 02 Ago 2011, 00:16

    Por exemplo And,

    Olha esse meu projeto da parte elétrica prá minha Lead

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Se vc comparar com o projeto anterior, que eu até publiquei num outro tópico, este está muito mais atual.

    O que eu fiz, aqui calculo o consumo de todos os LEDs, que não chega a 1A (ampére) e por alguns motivos preferí usar o fusível de 3A, tb mudei o valor do fusível que vai proteger as tomadas 12V, abaixando de 30A para 10A. Pq 10 ? Pq como a bateria tem potência máxima de 7A se eu ligar qualquer aparelho que consuma muito mais do que isso já vai acabar com a bateria em pouco tempo, então preferí me proteger colocando um fusível um pouco acima da capacidade da bateria, mas não muito acima, que deverá se romper caso haja um curto circuito ou uma fuga de corrente exagerada.

    Tb invertí as ligações nos Switches que acionam as iluminações do Banco, Porta-Luva e Baú, ligando-os no fio negativo ao invés do positivo como era antes e colocando um diodo em cada ligação. Ficou mais complicado, porém neste formato eu posso ligar os Switches no Alarme Positron DuoBlock e se alguém tentar arrombar algum desses compartimentos o alarme dispara.

    Nesse sistema todo, a idéia é que eu faça um chicote independente do chicote original da motinho, sem que eu precise descascar fios e etc... deixando as ligações muito mais bem organizadas e fáceis de entender caso eu tenha algum problema no circuito... podendo isolar alguma fiação simplesmente desligando o fusível..

    Ainda pretendo colocar 2 relês sendo um foto-sensível e um pós-ignição, onde o Relê foto-sensível funcionará para acionar a iluminação do painel/placa e demais iluminações de compartimentos só quando realmente precisar e o pós-ignição é para evitar que as tomadas 12v fiquem ligadas com a moto desligada, a fim de evitar que a bateria se descarregue caso eu esqueça um acessório ligado na tomada.

    No meu projeto de Honda Lead, ainda tenho outros detalhes que não estão expostos aí, como a idéia de trocar todas as lâmpadas por LEDs (à Exceção da HS5, do pingo do farol e das luzes de seta dianteiras onde coloquei as Osram Diadem), o resto (inclusive as lâmpadas de aviso do painel) todas são LEDs para se economizar energia e dar um "charme".
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    Mensagem  AND FORFUN Ter 02 Ago 2011, 01:17

    bom me ajuda a entender melhor.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Isto daria certo, utilize o meu desenho para fazer observações, sou um completo cabaço e achei teu desenho muito confuso (não que ele seja é que eu não entendo nada mesmo)

    A falta de habilidade está clara. basta comparar os desenhos.
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    Mensagem  ferkmaciel Ter 02 Ago 2011, 08:37

    And , minha filha se identificou muito com teu desenho, ela so nao entendeu porque voce ligou uma bateria a estrela sendo que a mesma possui luz propria....hauhaahuah..detalhe ela tem 6 anos...
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    Mensagem  fellipec Ter 02 Ago 2011, 09:30

    Se não completar o circuito não funciona nunca.

    Em carros é comum puxar só o fio do positivo, já que o negativo é ligado a carroceria do carro, então qualquer ponto que entre em contato com a carroceria fecha o circuito com o negativo.

    Na moto não sei se essa prática prevalece. Se for igual, o polo negativo da lampada devera ter contato com o chassi da moto. Se não for como nos carros, um fio do negativo deverá ser puxado.
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    http://fellipec.com

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    Mensagem  Ishida Ter 02 Ago 2011, 09:58

    And escreveu:bom me ajuda a entender melhor.

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Isto daria certo, utilize o meu desenho para fazer observações, sou um completo cabaço e achei teu desenho muito confuso (não que ele seja é que eu não entendo nada mesmo)

    A falta de habilidade está clara. basta comparar os desenhos.
    And, Clique com o botão direito na minha imagem e mande abrir em uma nova guia, daí vc verá ela em tamanho maior e conseguirá ver as diferenças.
    As linhas em vermelho são os fios de energia ligados ao pólo positivo da bateria, as linhas verdes são os fios ligados ao negativo e as linhas azuis são ligadas ao fio do alarme...

    As ligações no fio verde não necessariamente tem que ser feitas num fio ligado direto à bateria, pq em geral o negativo da bateria já é ligado ao chassi da moto, então teoricamente vc pode ligar o negativo a qualquer parte do chassi que esteja limpa e sem pintura.

    Eu, como sempre mexí com instalações de alta qualidade, gosto de puxar os fios independentes prá ter certeza de que não vou ter problemas colaterais (tipo interferências, oscilações indesejadas e etc.. ), mas nada impede que a sua lâmpada tenha o Negativo vindo de alguma parte do chassí...

    No caso do seu esquema, ficaria assim :

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    No seu esquema, tanto faz a polaridade dos fios, pq uma lâmpada incandescente acende independente dos pólos, mas se vc for ligar num LED aí tem que prestar atenção na polaridade pq se vc inverter ele não vai acender...

    Agora, tb não entendí pq vc ligou uma bateria na estrela se estrelas tem energia própria.. acho que a filha do Ferk tá mais esperta que vc hein .. rs..
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    Mensagem  Convidad Ter 02 Ago 2011, 12:26

    ferkmaciel escreveu:And , minha filha se identificou muito com teu desenho, ela so nao entendeu porque voce ligou uma bateria a estrela sendo que a mesma possui luz propria....hauhaahuah..detalhe ela tem 6 anos...

    kkk, a menina é criativa e muito inteligente... de certo ela que fará a melhoria do projeto do AND
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    Mensagem  AND FORFUN Ter 02 Ago 2011, 15:29

    vc são muito piadistas não é, não tem a [CENSURADO PELO HONDA LEAD CLUBE] de uma lampada no paint só tinha a estrela e um coração. gostaria de ver os Srs escrevendo a mão no paint, bom sabadão vou ver se executo este projeto, vou posta fotos parte por parte.
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    Mensagem  ferkmaciel Ter 02 Ago 2011, 16:15

    And se voce tivesse usado o coração pelo menos ficaria mais "meigo"....hauhauhau
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    Mensagem  Ishida Ter 02 Ago 2011, 16:30

    ferkmaciel escreveu:And se voce tivesse usado o coração pelo menos ficaria mais "meigo"....hauhauhau
    Aí a sua filha ia perguntar se o And tá querendo colocar um marcapasso.. kkkkkk
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    Mensagem  Dalton Ter 02 Ago 2011, 18:52

    Só com o positivo ligado? Ia morrer do coração então...
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    Mensagem  Marc Qui 25 Ago 2011, 02:03

    Ishida escreveu:Conversando com o mecânico da Remaza (João) ele me disse que quando vc faz uma revisão programada (1000, 4000, 8000km) eles já dão uma carga na bateria, pq o motor da Lead e consequentemente seu alternador (a peça que carrega as baterias dos veículos) não tem força prá carregar a bateria, mas sim para manter a tensão estável.

    Isso significa que se vc colocar muito acessório na moto (Lâmpadas a mais, tomadas 12v, alarmes e etc.. ) sem calcular o consumo de energia, vc corre o risco de ficar na rua sem bateria a qualquer momento..

    Esse tópico mto. me interessa !!!!

    Uma das coisas q/ planejava na Lead era colocar uma tomada ( isqueiro de carro ) dentro do "porta luvas" da Lead, p/ poder usar GPS ( meu GPS já tá velhinho... bateria não dura mais de 30 min. s/ estar plugado na força Embarassed )...

    Mas um dos meus medos na Lead é ficar s/ bateria, pois não tem pedal p/ dar o kick, e, segundo pesquisei, não dá p/ fazer pegar no tranco, por conta do câmbio CVT....

    E aí ??? Como prevenir ??? Não manjo nada de elétrica, mas imagino q/ não dê p/ fazer "chupeta" c/ bateria de carro, por exemplo, não ?!?!?!
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    Mensagem  sandropallocit Qui 25 Ago 2011, 05:28

    Marc escreveu:mas imagino q/ não dê p/ fazer "chupeta" c/ bateria de carro, por exemplo, não ?!?!?!
    Sim, sem problemas, com qualquer bateria 12V que tenha carga pra suportar o arranque da lead.
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    Mensagem  Ishida Qui 25 Ago 2011, 12:43

    Marc escreveu:... um dos meus medos na Lead é ficar s/ bateria, pois não tem pedal p/ dar o kick, e, segundo pesquisei, não dá p/ fazer pegar no tranco, por conta do câmbio CVT....

    E aí ??? Como prevenir ??? Não manjo nada de elétrica, mas imagino q/ não dê p/ fazer "chupeta" c/ bateria de carro, por exemplo, não ?!?!?!
    Marc, uma das vantagens de se colocar a tomada 12v (Tipo Acendedor de Cigarros) é de vc poder fazer a "chupeta" diretamente por ela, sem a necessidade de abrir a carenagem prá chegar até a bateria.

    Então vc pode comprar um Recarregador de Baterias com uma tomada tipo essa..

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    À venda no Ponto Frio por R$ 34,00

    Aí vc liga na tomada 12v do carro e na que vc instalou na moto...
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    Mensagem  ferkmaciel Qui 25 Ago 2011, 13:03

    Ishida quanto voce cobra pra fazer essa "gambiarra"?
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    Mensagem  Ishida Qui 25 Ago 2011, 13:12

    ferkmaciel escreveu:Ishida quanto voce cobra pra fazer essa "gambiarra"?
    Cem Reáu mais o dinheiro do busão.... kkkkk
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    Mensagem  ferkmaciel Qui 25 Ago 2011, 13:16

    quando tu menos esperar to encostando com a lead por ai...:p
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    Mensagem  Ishida Qui 25 Ago 2011, 13:46

    Ferk,

    Instalar a tomada 12v no porta luvas, como eu fiz, é super simples.

    1. desmontar a carenagem frontal
    2. escolher o local a ser fixado (no meu caso, foi do lado das ferrmantas)
    3. remover o suporte da parte elétrica da moto (suporte da ignição no caso do lado direito (das ferramentas) ou dos relês caso resolva instalar do lado esquerdo)
    4. escolher bem a localização da tomada 12v (prestar bem atenção no posicionamento da parte elétrica original da moto para não conflitar com os suportes na hora de recolocá-los)
    5. fazer o furo no "teto" do porta-luvas para a fixação da tomada 12v (eu usei uma broca que parece uma mini serra-copo que era do diâmetro certinho da tomada 12v e uma parafusadeira elétrica com angulação do bico, acho que dá prá fazer com uma furadeira normal e uma serra-copo pequena)
    6. fixar a tomada 12v
    7. ligar os fios da tomada 12v direto na bateria

    Um detalhe importante a ser observado é que existem infinitas tomadas 12v a venda no mercado, mas eu escolhi uma tomada 12v náutica de nylon pois ela tem os componentes á prova d'água e por mais protegido que a parte elétrica da Lead seja, a parte de trás da tomada sempre fica à mercê do clima.

    A tomada que eu escolhí foi essa

    [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

    Chorei um desconto e paguei R$ 20,00 em cada (comprei 2, uma para o porta-luvas e outra para o bagageiro do banco) na loja física da Velamar


    Última edição por Ishida em Ter 02 Set 2014, 00:50, editado 1 vez(es)
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    Mensagem  Dalton Qui 25 Ago 2011, 19:24

    Parece com o acendedor de embarcações... até que é barato... acho que pra barco eles vendem por mais de 100,00.
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    Mensagem  Marc Qui 25 Ago 2011, 19:39

    Uuuuhhhhhhnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnn................................ bem legal essa dica, hein, Ishida san !?!?!?! Ainda q/ fica fácil de guardar esse paçe no porta luvas da Lead !!!!!!

    Fiquei feliz c/ o post do Sandro.... pq., se dá p/ fazer "chupeta" usando bateria de carro, ficava fácil.... aí dava p/ instalar tipo uma extensão dos polos da bateria, dentro do porta luvas.... não sei direito como explicar, mas, nesse caso, ficam 2 "pinos" instalados, e vc conecta os jacarés apenas nesses pinos, s/ a necessidade de precisar conectar direto na bateria...... a desvantagem seria ter de carregar os cabos na moto... rs.......................

    Mas essa dica desse carregador.... sensacional !!!!!!!!

    Agora desencanei de vez...... fico tranquilo c/ a questão de não ter pedal de kick !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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    Mensagem  Ishida Dom 28 Ago 2011, 10:52

    Dalton escreveu:Parece com o acendedor de embarcações... até que é barato... acho que pra barco eles vendem por mais de 100,00.
    É Dalton, essas tomadas 12v que eu comprei são prá barco, a Velamar é especializada em artigos náuticos e acessórios prá barcos, tem essas tomadas de nylon e tem outras de aço inox.. achei essas de nylon melhores e com melhor custo x benefício ...
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    Mensagem  heffesto Dom 25 Mar 2012, 21:53

    postei essa duvida no topico ACESSORIOS - O QUE COMPRAR, mas acho q aqui é mais apropriado...

    gostei muito ta ideia de instalar uma tomada 12V. mas nao tenho habilidade pra fazer uma instalacao dessas nem ferrando... hauahuahauhauha

    vi q no mercado livre vendem kit.

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    alguem ja instalou um desses?
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